14.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 745

Produção audiovisual três-lagoense abre chamada de elenco para figuração

0
Foto: Divulgação

Aprovado pela Lei Paulo Gustavo, o curta-metragem “Ponto Final“ está em fase de pré-produção e procura por pessoas que queiram descobrir o mundo audiovisual através da figuração

Pedro é um cara impulsivo e, após ser traído por seu grande amor, decide pegar a estrada e colocar um ponto final na história do casal. Esta é a linha principal que conduz o roteiro de Cadu Xavier. O jornalista e escritor, formado em São Paulo, publicou mais de 20 textos e poemas só em 2024 e promete uma história surpreendente em seu primeiro roteiro cinematográfico.

Mirando festivais nacionais e internacionais, a produção aborda temas de relevante influência social e alto poder de debate, como a normalidade das relações LGBTQIAPN+ e a violência doméstica e passional. Além disso, o roteiro valoriza diversas paisagens, comunidade e contextos diversos de Três Lagoas ao decorrer das cenas.

Com planos de lançar exibições em junho de 2025, a equipe do filme busca agora por pessoas que queiram compor o elenco de figuração. O Produtor Executivo Lucas Spirandeli explica que o projeto busca incluir a maior diversidade possível, por isso qualquer um, com 18 anos ou mais, pode se inscrever. Para isso, devem acessar o perfil @pontofinal.curta no Instagram e seguir as instruções apresentadas até dia 25 de dezembro.

Enquadrado na categoria Curta-metragem Novos Produtores, o projeto recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3.862.000.000,00(três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetosem todo o território nacional.

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com o whatsapp (67)98444-6769.

GALERIA DE FOTOS – Veja como foi o teatro “Click, diversão fora da tela”

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com o Núcleo de Teatro, apresentou, na sexta-feira, 13 de dezembro, o espetáculo “Click, diversão fora da tela” no Galpão da N.O.B. A peça, com entrada gratuita e classificação livre, trouxe uma reflexão sensível e atual sobre o equilíbrio entre o mundo digital e as brincadeiras tradicionais.

Escrita por Wagner Pincela e Lucas Spirandeli, a história acompanha Tecna, uma pré-adolescente que dedica toda a sua atenção às redes sociais. No entanto, ao lado de sua irmã Cecília e de uma turma inusitada, Tecna embarca em uma aventura fantástica que resgata a importância do brincar e da convivência além das telas.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Ex servidor terceirizado da Agenfa é indiciado por peculato em Brasilândia

0
Foto: PCMS

A Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia informa que concluiu a investigação nesta segunda-feira (16) sobre a prática de crime de peculato, cometido por um ex-servidor da Agência Fazendária (Agenfa) do município.

As apurações tiveram início após a comunicação de vítimas, que relataram terem efetuado pagamentos em espécie ao suspeito para a regularização de débitos de IPVA de seus veículos, mas constataram que os valores não foram repassados ao órgão competente.

Durante as diligências foram ouvidas vítimas e testemunhas, bem como realizadas análises em documentos. O suspeito, identificado como D.R.F (38), foi ouvido pela Polícia Civil e optou por permanecer em silêncio. Durante as investigações, foi constatado que ele forneceu dados de conta bancária pessoal para o recebimento dos valores.

Ressalta-se que uma das vítimas declarou que o suspeito restituiu os valores apropriados posteriormente. A pena pelo crime pode chegar a 12 anos de prisão.

Para reforçar segurança em 58 municípios, Governo de MS entrega 77 viaturas à PM e Polícia Civil

0
Foto: Saul Schramm

Para reforçar as ações de segurança pública em todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (16), 77 viaturas que serão destinadas para 58 municípios.

O governador Eduardo Riedel e a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) participaram da solenidade realizada no Comando Geral da PM, em Campo Grande.

“Hoje é um dia de celebrar, a bancada federal entendeu essa demanda do Estado, colocando 77 viaturas, através do Ministério da Justiça, que vem para reforçar esse investimento. Dias atrás entregamos 70 viaturas só em Campo Grande, com recursos próprios. Viaturas menores para o trânsito urbano, que responde muito bem aqui em Campo Grande, e dessa maneira a gente vai garantindo que a segurança pública permaneça como uma das melhores do país”, afirmou Riedel.

Com investimentos que superam R$ 22 milhões, os veículos serão empregados na Polícia Militar, Polícia Civil e na Coordenadoria Geral de Perícias.

“A entrega dessas viaturas, com recursos do Governo Federal, por meio de emendas da bancada de Mato Grosso do Sul, ocorre a pedido do governador, para a segurança pública, que é uma das melhores do Brasil”, disse Simone Tebet.

A diretora do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, Camila Pintarelli, participou da entrega e pontuou sobre a integração entre o Governo Federal e o Estado, na promoção da segurança pública. “O compromisso com a segurança pública é de todos, e se a bancada continuar aportando emendas no Fundo Nacional de Segurança Pública, nós conseguimos executar em tempo recorde. Nossa equipe consegue comprar e entregar. E isso quem sai ganhando é a população de Mato Grosso do Sul, com 77 viaturas que certamente vão fazer a diferença aqui na segurança pública”.

As viaturas serão destinadas à Polícia Militar (40), Polícia Civil (20) e Coordenadoria Geral de Perícias (17). Os recursos utilizados para a aquisição desses veículos são oriundos de emendas da bancada federal de MS, as quais foram direcionadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para compor o Fundo Nacional de Segurança Pública e retornaram ao Estado. Também serão investidos R$ 2,9 milhões para aquisição de UR (Unidade de Resgate) para o CBBMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul).

No início do mês, durante o lançamento da “Operação Boas Festas”, a Polícia Militar recebeu 70 viaturas para rodar em toda a Capital. Já as entregas desta segunda-feira (16/12) vão beneficiar a população de 58 municípios, entre eles Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, e Corumbá, com foco no municipalismo.

“Essas viaturas vão atender principalmente o interior. Na segunda-feira passada, o nosso governador destinou 70 viaturas para atender Campo Grande e os municípios do entorno. Somado às outras que nós já tínhamos, então são mais de 150 viaturas reforçando o policiamento na Capital, onde se concentra praticamente 38% das ocorrências do Estado. E hoje nós estamos entregando para atender a área rural. O campo merece toda a atenção”, disse o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp).

Os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Eduardo Rocha (Casa Civil), também participaram da entrega juntamente com a senadora Tereza Cristina e o senador Nelson Trad Filho, além de deputados federais e estaduais, e representantes das Forças de Segurança do Estado.

Fundo Nacional

Nos próximos dois anos, Mato Grosso do Sul contará com mais R$ 30,3 milhões do FNSP, para auxiliar o Governo do Estado na implementação de ações permanentes de combate à violência e ao crime organizado, de acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Abandono e insegurança preocupam moradores de bairro em Cassilândia

0
Foto: Cassilândia Urgente

Moradores do Bairro Laranjeiras, em Cassilândia, enfrentam uma situação de abandono que tem gerado insegurança e insatisfação.

Conforme o site Cassilândia Urgente, nesta segunda-feira (16), denúncias apontaram problemas como matagal, buracos nas ruas e o risco provocado pelo prédio desativado de um posto de saúde.

A praça localizada próxima ao Mercado do Nilo, antes ponto de lazer, está em estado de abandono. Com o mato alto, os bancos de concreto tornaram-se inutilizáveis. “Nem dá para sentar ali. É só mato para todo lado”, reclamou um morador.

Outro problema grave são os buracos nas vias do bairro, que dificultam o tráfego e fazem parte da rotina dos moradores. “Já acostumamos, mas não deveríamos”, comentou uma moradora.

A preocupação com a segurança é ainda maior devido ao antigo prédio do posto de saúde, que está desativado. Segundo relatos de moradores ao Cassilândia Urgente, o local virou ponto de encontro para usuários de drogas, representando risco à comunidade.

Os moradores cobram ações do poder público para revitalizar os espaços, melhorar a infraestrutura e garantir segurança na região.

Mulher é presa por vender carcaças de animais silvestres como arte em MS

0
Foto: Campo Grande News

Na madrugada desta segunda-feira (16), uma mulher foi detida na praça municipal de Bonito, a 297 km de Campo Grande, acusada de comercializar carcaças de animais silvestres transformadas em peças decorativas. Conforme o site Campo Grande News, a ação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após uma denúncia anônima.

A suspeita, cujo nome não foi divulgado, estava com nove crânios de diferentes espécies. Segundo seu relato, as carcaças foram coletadas durante viagens por rodovias do estado de Mato Grosso do Sul. Entre os materiais apreendidos estava um chifre de cervo-do-pantanal, espécie ameaçada de extinção e protegida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

De acordo com a Polícia, as peças haviam sido decoradas para venda. A mulher afirmou que esta era a primeira vez que comercializava os itens como arte. O delegado Diego Sátiro explicou que, devido à pena de até um ano prevista para o delito, a mulher foi liberada após assinar um termo de compromisso, e será instaurado um termo circunstanciado de ocorrência.

Legislação e penalidades

Conforme o artigo 29 da Lei 9.605, é crime vender, expor à venda, transportar ou utilizar produtos de fauna silvestre sem autorização. Já o Decreto 6.514 prevê multa de R$ 500, que dobra em casos de vantagem econômica. No caso desta ocorrência, o valor foi estipulado em R$ 9 mil, baseado no laudo de constatação.

As autoridades reforçam que a comercialização de itens derivados de animais silvestres, além de ser ilegal, contribui para o desequilíbrio ambiental e ameaça a conservação das espécies.

Prefeitura de Três Lagoas entregará mais 64 Títulos de Regularização Fundiária nesta quinta (18)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Habitação, realizará, na quarta-feira, 18 de dezembro, a entrega de 64 Títulos de Regularização Fundiária. A cerimônia ocorrerá às 17h, no Paço Municipal. A iniciativa garante o direito de propriedade aos beneficiados, proporcionando também segurança jurídica.

Os imóveis contemplados pertencem aos seguintes conjuntos:

  • Imperial
  • Hortênsias
  • Margaridas
  • Loteamento Jardim Caçula

SERVIÇO

Local: Paço Municipal
Data: 18 de dezembro
Horário: 17h

Chapadão do Sul registra três casos de direção sob efeito de álcool em menos de 1 hora

0
Foto: Jovem Sul News

Na madrugada do último sábado (14), entre 3h15 e 3h40, a Polícia Militar de Chapadão do Sul registrou três ocorrências envolvendo direção sob efeito de álcool.

Conforme o site Jovem Sul News, dois homens foram presos e um menor apreendido durante patrulhamento na cidade.

Primeiro caso

Por volta das 3h15, um Fiat/Uno vermelho foi flagrado trafegando na contramão na Rua Dez, no centro. O condutor, de 26 anos, desobedeceu à ordem de parada, tentou fugir em alta velocidade e acabou colidindo contra uma árvore. Sem CNH e com sinais visíveis de embriaguez confirmados pelo teste do bafômetro, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia. O veículo foi liberado para um motorista habilitado e sóbrio.

Segundo caso

Enquanto levavam o primeiro motorista à delegacia, os policiais avistaram uma motocicleta Honda/CG 125 Titan azul, com dois ocupantes, fugindo em alta velocidade. Após uma perseguição, o veículo caiu na MS-306. O condutor, um menor de 16 anos, abandonou a moto e tentou escapar a pé, mas foi capturado. A polícia constatou que ele estava embriagado. O adolescente resistiu à apreensão e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil. A motocicleta foi recolhida ao pátio do Detran.

Terceiro caso

Às 3h40, os policiais flagraram um acidente envolvendo um Fiat/Uno branco e uma motocicleta Yamaha/YBR 150 Factor vermelha, no cruzamento das ruas Doze e Nove, no centro. Após o acidente, o motorista do Fiat/Uno fugiu, mas foi abordado na Avenida Dezesseis, próximo ao Bairro Esperança. O teste do bafômetro confirmou a embriaguez, e ele foi encaminhado à delegacia. O veículo foi removido ao pátio do Detran.

Os casos reforçam a necessidade de atenção às leis de trânsito para garantir a segurança de todos.

Dezembro Verde: ação incentiva a adoção responsável e o combate ao abandono de animais

0
Foto: Samuel Rocha/Setesc

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promoveu no último sábado (14) ação no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, em alusão à campanha Dezembro Verde. O objetivo foi conscientizar a população sobre a adoção responsável e combater o abandono e maus-tratos a animais.

Este mês foi escolhido para a campanha por sua proximidade com o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. Criada no Ceará em 2015, a campanha “Dezembro Verde” tem ganhado força em vários estados por meio de ações e leis voltadas à proteção animal. Estatísticas mostram que dezembro é o mês com maior índice de abandono de animais, o que reforça a importância da iniciativa.

Durante o evento, diversas atividades chamaram a atenção do público, como a atuação do Castramóvel, serviço itinerante que ofereceu microchipagem, testes de leishmaniose e vacinação antirrábica para animais de estimação. Outro momento marcante foi o Desfile de Animais, no qual cães resgatados do abandono subiram a escada rolante do shopping conduzidos por protetores segurando placas de conscientização.

Também foi lançado no evento a Delegacia Virtual Animal, uma funcionalidade no site da Delegacia Virtual Integrada (Devir), que permite aos cidadãos registrarem denúncias relacionadas à proteção animal sem sair de casa. A ferramenta visa facilitar o registro de ocorrências e agilizar as respostas às situações de maus-tratos ou abandono.

Outras ações incluíram uma feira de adoção de pets, onde animais resgatados encontraram novos lares; orientações sobre cuidados responsáveis com os animais; um encontro com mascotes, promovendo interação e aprendizado; e a vermifugação gratuita oferecida pelo Hospital Vet Saúde.

Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, destacou a importância de realizar o evento em um espaço movimentado como o shopping. “O shopping é um local de lazer onde podemos conversar com muitas pessoas e conscientizá-las sobre a responsabilidade de ter um animal. Quem escolhe adotar deve entender que o animal estará sob seus cuidados e que o abandono é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão. Estar aqui é uma oportunidade de educar a população e reforçar nossa luta contra esse crime”, afirmou.

Secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também esteve presente e elogiou o trabalho da Suprova. “A Suprova é uma das superintendências mais atuantes da Setesc, e ações como esta são fundamentais para criar consciência sobre o combate ao abandono e aos maus-tratos. Além disso, ver quase todos os animais disponíveis para adoção encontrarem novos lares é emocionante. O trabalho contínuo da Suprova, como a castração em massa prevista para julho e o apoio às protetoras, mostra o comprometimento com uma política pública sólida e efetiva”, comentou o secretário.

O cabo Tiago Santos Martins, da Polícia Militar Ambiental e do Projeto Florestinha, participou do evento reforçando a necessidade de prevenção. “O abandono e os maus-tratos são os crimes mais comuns contra animais domésticos. Muitas vezes, as pessoas adotam sem entender a responsabilidade envolvida. O trabalho de conscientização, como o de hoje, é essencial para evitar novas ocorrências”, afirmou.

Cristina Pires de Araújo, veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), destacou o impacto das ações realizadas pela instituição. “Recebemos entre 400 e 600 denúncias de maus-tratos por mês. Nosso trabalho inclui visitas educativas e microchipagem, que ajuda a identificar animais e seus tutores, reduzindo os índices de abandono. Em dezembro, começamos a oferecer vagas presenciais para castração gratuita de felinos, com cinco procedimentos diários. É uma iniciativa importante para o controle populacional”, explicou.

A protetora independente Carla Patrícia Marques também participou, ajudando na adoção de animais resgatados. “As protetoras, muitas vezes, acabam acumulando animais pela dificuldade em encontrar adotantes. Este evento é essencial para promover a adoção e oferecer aos bichinhos um lar digno e seguro”, comentou.

O evento contou com histórias emocionantes, como a de Jennifer da Silva, que decidiu adotar um cãozinho ao visitar o shopping. “Minha filha Cecília se encantou por um cachorrinho, e decidimos levá-lo para casa. Eles precisam de um lar e de cuidados, e para nós é uma alegria adotá-los”, relatou.

Alice Barbosa Diniz, de apenas sete anos, também participou do evento e fez questão de adotar um animal. “Quando olhei, disse: ‘é esse aqui’. Ainda não escolhi o nome, mas acho que adotar é muito melhor que comprar, porque ajuda a tirar o bichinho da rua”, declarou a menina com entusiasmo.

Karina Lima, Comunicação Setesc

Jovem fica muito ferido após cair de motocicleta em rotatória de Chapadão do Sul

0
Foto: Jovem Sul News

Na noite do último domingo (15), um jovem sofreu ferimentos após cair da motocicleta que pilotava na Avenida Rio Paraguai, em Chapadão do Sul.

Conforme o site Jovem Sul News, o acidente ocorreu próximo à rotatória que divide o Bairro Esplanada V e a Fazenda Pantanal, no cruzamento com a Avenida Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista seguia no sentido Campus da UFMS em direção à cidade quando perdeu o controle e caiu. A queda resultou em diversas escoriações pelo corpo, e o jovem relatou sentir dores na região coccígea.

Identificado como M.R.M., ele foi atendido no local pelos Bombeiros e, em seguida, encaminhado ao Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Municipal de Chapadão do Sul. Ele estava consciente e orientado no momento do atendimento.

Carro é atingido por 15 tiros em Chapadão do Sul

0
Foto: O Correio News

Um carro foi alvo de 15 disparos na noite do último domingo (15) no Bairro Parque União, em Chapadão do Sul. Conforme o site Campo Grande News, apesar da gravidade do ataque, ninguém foi atingido pelos tiros.

O veículo estava estacionado em frente à residência do proprietário quando, por volta das 23h40, o atirador passou e efetuou os disparos. O morador, que estava acordado no momento, relatou ter se assustado com o barulho dos tiros. Ao sair de casa, encontrou o carro perfurado pelos projéteis.

O morador afirmou desconhecer o motivo do ataque. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências na região, mas, até o momento, não localizou o responsável pelos disparos. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil e está sendo investigado.

FLAGRANTE: BR-262, a ‘Rodovia da Morte’ continua sendo problema crônico do Vale da Celulose

0

Além da precariedade da BR-262, também conhecida como ‘rodovia da morte’, os condutores ainda são imprudentes ao volante. O Perfil News flagrou uma série de imprudências feitas por motoristas durante viagem à Campo Grande

Você, morador de Três Lagoas e região, certamente já viu ou ficou sabendo de algum acidente da BR-262, né? Pois é, o pesadelo parecia que já tinha data definida para acabar, mas vamos entrar no ano de 2025 sem muitas novidades e com estradas precárias.

FLAGRANTE: BR-262, a 'Rodovia da Morte' continua sendo problema crônico do Vale da Celulose

Com o aumento das atividades das fábricas de celulose, as cidades tiveram um enorme aumento populacional. Com isso, o fluxo de veículos aumentou nas rodovias e sucessivamente os acidentes também. As indústrias investem bilhões e geram economia, mas o Governo precisa se atentar e oferecer suporte nas rodovias do Estado.

LEILÃO ADIADO

O Governo do Estado chegou a anunciar que a concessão de trechos da BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395 seria realizada dia 6 de dezembro, mas o leilão foi adiado após nenhuma empresa se interessar em realizar as obras.

A BR-262  é como uma ‘artéria’ que liga o três-lagoense a várias cidades e Estados. Na região de Três Lagoas, por exemplo, a instalação das fábricas de celulose atraiu milhares de novos moradores, mas não foram feitas melhorias nas estradas, o que causou muitas mortes nas últimas décadas.

O crescimento que as fábricas de celulose trouxeram para o Mato Grosso do Sul é algo inquestionável. Indústrias fazem a economia disparar e atrai milhares de novas pessoas. Com isso, os ‘contos de fadas’ também têm seus vilões e um deles é a BR-262 no Estado.

INDÚSTRIAS

Três Lagoas abriga duas linhas da Suzano e uma da Eldorado. Ribas do Rio Pardo também outra linha da Suzano que entrou em operação em 2024. Uma fábrica da Arauco está sendo construída em Inocência. Uma indústria da Bracell também será feita em Água Clara. Ainda em Três Lagoas, uma nova linha da Eldorado promete ser construída e também as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) devem ser retomadas no próximo ano.

FLAGRANTE: BR-262, a 'Rodovia da Morte' continua sendo problema crônico do Vale da Celulose

Cada obra dessas citadas acima precisam de milhares de pessoas para serem construídas. Já imaginou o fluxo de veículos nas estradas sem melhorias? Em Ribas do Rio Pardo, por exemplo, o número de carros aumentou 9 vezes mais.

A duplicação da BR-262, foi extremamente cobrada por vários políticos e pela população. Conhecida como ‘rodovia da morte’, liga várias cidades de Mato Grosso do Sul, se tornou foco de acidentes no Estado. A instalação de novas atividades econômicas na região — ligadas ao plantio de eucalipto e fábricas de celulose — influencia o aumento do fluxo de veículos e, consequentemente, o maior número de acidentes.

FLAGRANTE: BR-262, a 'Rodovia da Morte' continua sendo problema crônico do Vale da Celulose

Há muitos anos a BR-262 (Três Lagoas) e a BR-267 (Bataguassu), que servem como principais trechos de transporte logístico, e sempre foram alvos de reclamações dos motoristas pelos constantes riscos de acidentes. São inúmeros acidentes já registrados em ambas rodovias.

NOVO LEILÃO

O bloco de rodovias que vai para o leilão, sem uma nova data definida, passa por nove municípios do Estado, entre eles Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia. A concessão será de 30 anos, em um trecho de 870 km de rodovias (estaduais e federais).

FLAGRANTE: BR-262, a 'Rodovia da Morte' continua sendo problema crônico do Vale da Celulose

Compreende os seguintes trechos: MS-040, de Campo Grande a Santa Rita do Pardo (226,3 Km); MS-338, que liga Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395 (60,1 Km); e MS-395, de Bataguassu ao entroncamento com a MS-338 (7,7 Km); além da BR-262, ligando Campo Grande a Três Lagoas (328,2 Km) e BR-267, de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul (248,1 Km).

Nesse pacote estão previstos 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de via marginal e 82 dispositivos, que vão proporcionar mais segurança. Ainda terá a prestação de serviços aos usuários por meio de 50 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego.

A VIDA IMPORTA MAIS QUE O PEDÁGIO

Além das melhorias estruturais, a Rota da Celulose deverá contar com 14 pórticos de pedágio eletrônico (sistema free flow) em vez de praças físicas de pedágio.

FLAGRANTE: BR-262, a 'Rodovia da Morte' continua sendo problema crônico do Vale da Celulose

A cobrança na BR-262, na BR-267, na MS-040 e na MS-338 está prevista para começar em 2026, com tarifas que variam de R$ 4,70 a R$ 15,20 no primeiro ano para automóveis (há multiplicador de tarifa conforme classe do veículo).

A delegação permite a exploração da rodovia BR-262, no trecho entre a divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, a partir da ponte sobre o Rio Paraná, até o encontro com a BR-163, em Campo Grande, o que compreende 328,2 quilômetros de extensão.

Já o segmento delegado da BR-267 parte da divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, no início da travessia do Rio Paraná até o encontro com a BR-163, em Nova Alvorada do Sul. O equivalente a 248,1 quilômetros de extensão.

O projeto é destinado à adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação dessas rodovias pelos próximos 30 anos. A estimativa de investimento é de R$ 8,8 bilhões. 

ESTRUTURA

A concessão também inclui a prestação de serviços aos usuários por meio de 49 veículos operacionais, entre eles ambulâncias, socorro mecânico, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego, apreensão de animais silvestres e Postos de Atendimento ao Usuário.

Conforme os estudos técnicos do projeto, a BR-262 terá pista dupla em sua totalidade entre Campo Grande (intersecção com a BR-163) e Ribas do Rio Pardo (acesso à Suzano Celulose).

Dos 101,73 quilômetros, a maior parte terá duplicação com canteiro central. Só os 22 quilômetros dentro da capital sul-mato-grossense (antes do cruzamento com a linha férrea) terão duplicação com barreiras de concreto New Jersey.

Ribas do Rio Pardo terá 12,165 quilômetros de contorno rodoviário duplicado, para desviar o trânsito de veículos pesados de dentro da área urbana.

Os outros 69% da BR-262 – 226,47 quilômetros entre Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas – receberão 57,57 km de terceira faixa e 21,98 km de acostamentos.

DUPLICAÇÃO DA BR-267

Com total de 248,1 quilômetros, o trecho da BR-267 entre a divisa SP-MS e Nova Alvorada do Sul terá apenas 13,5 km de duplicação, em Bataguassu.

Há previsão de implantação de 73,58 km de terceira faixa no restante da rodovia que continuará com pista simples.

MS-040, MS-338 e MS-395

As rodovias estaduais, também terão alterações em suas estruturas, com a implantação de acostamentos, terceira faixa e postos de atendimento.

ACOSTAMENTOS

327 km na MS-040;

103,62 km na MS-338;

2,68 km na MS-395.

Terceira faixa

103,78 km na MS-040;

14,13 km na MS-338;

800 m na MS-395.

Edificações e dispositivos

4 postos do Serviço de Atendimento ao Usuário;

2 postos da Polícia Militar Rodoviária;

1 Posto de Parada e Descanso.

Viaduto no entroncamento com a BR-163, em Campo Grande.

TCE-MS libera acesso do jurisdicionado ao sistema e-Sfinge

0
Foto: Divulgação/TCE-MS

Já está disponível aos jurisdicionados a partir desta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, o acesso ao sistema e-Sfinge. A interface de programação de aplicativos (API) pode ser acessada através da URL: https://esfinge-online.tce.ms.gov.br/swagger-ui.html.

As telas de extrato, cancelamento, ratificação e outras funcionalidades estão disponíveis no TCE Digital. Os jurisdicionados que ainda não automatizaram o envio, poderão no caso dos  módulos “Atos Jurídicos” e “Atos de Pessoal”, fazer o envio manual por meio do TCE Digital, proporcionando uma alternativa à API.

O manual atualizado encontra-se no Portal do Jurisdicionado, na seção “Manuais”, sob o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), ou diretamente pelo link: https://www.tce.ms.gov.br/portaljurisdicionado/conteudos/detalhes/1022.

As atualizações de perfis no sistema e-Cjur, essenciais para a operação do e-Sfinge, também já estão disponíveis. É fundamental que o cadastro seja atualizado para garantir o pleno funcionamento e a integração entre os sistemas.

Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados ao Departamento de Informações Estratégicas pelo e-mail: [email protected].

O que é o e-Sfinge

O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) é um conjunto de aplicativos integrados que recebe informações sobre as contas públicas enviadas pelos agentes públicos e consolida dados de gestão em remessas unificadas.

A ferramenta visa modernizar e otimizar os processos de controle externo, permitindo uma gestão ainda mais eficiente dos recursos públicos, facilitando o recebimento de dados enviados pelos órgãos jurisdicionados.

O sistema também emite relatórios automáticos de avaliação e analisa a gestão de cada município e do Estado, ampliando a transparência e a celeridade das informações.

O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (eSfinge), é gerido de forma centralizada e coordenada pelo Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS e tem como diretor, Geanlucas Júlio de Freitas.

Prefeitura entrega termos de doação para beneficiados do Loteamento Nova Porto XV

0
Entrega dos instrumentos de doação dos terrenos foi realizada no sábado, dia 14 de dezembro (Foto: Ascom Prefeitura de Bataguassu)

A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria Municipal de Habitação e a Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV promoveu no sábado, dia 14 de dezembro, no período da manhã, a entrega dos instrumentos de doação dos terrenos do Loteamento Nova Porto XV, no Distrito de Nova Porto XV.

O evento foi realizado no Centro de Eventos “Bel da Reta A-1” e reuniu autoridades municipais, moradores contemplados e equipe administrativa.

No total, serão entregues 196 termos de doação para os moradores beneficiados no Distrito de Nova Porto XV. Em Bataguassu, outros 736 termos referentes ao Loteamento Amarildo Cruz já foram entregues.

A destinação das áreas é assegurada pela Lei Municipal nº 2.978/2023 alterada pela Lei Municipal nº 3.035/2023 e pelo Decreto Municipal nº 229/2023.

Durante o evento, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou que a iniciativa da administração municipal em ofertar lotes para a população é o maior projeto social já realizado na história de Bataguassu.

“Estamos entregando esse documento de doação, que comprova que o terreno é de vocês. O documento garante segurança jurídica de que os terrenos serão preservados”, disse o prefeito.

Akira lembrou que o objetivo da administração municipal sempre foi construir moradias para a população, mas salientou que devido a falta de parcerias com o Governo Federal, por exemplo, não conseguiu viabilizar os projetos habitacionais. “O prefeito não faz nada sozinho. Para construir a casa é necessário parceria tanto do Governo Estadual como do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e não conseguimos esse apoio. No entanto, os terrenos já estão registrados em cartório e em breve será feita a matrícula individual de cada um deles”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV (PSDB) lembrou que a partir de uma Emenda de sua propositura na Lei Municipal que garantiu a doação dos terrenos, os solteiros tiveram a oportunidade de participarem da seleção para os terrenos. Maurício ainda parabenizou a iniciativa da administração municipal em realizar a doação.

O subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes, alertou os presentes que devido um problema no sistema, os termos de doação a partir da letra “O” serão impressos e entregues na Subprefeitura, a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro.

A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, falou sobre o olhar de humanização da atual administração em oportunizar a entrega de terrenos para a população. “Estamos muito felizes de poder entregar esses instrumentos de doação. A moradia é segurança e vocês terão a oportunidade de construir as suas casas”, falou.

Contemplados

Dirce Lima de Oliveira é uma das contempladas com o terreno no Distrito de Nova Porto XV. Ela aprovou a iniciativa da Prefeitura de realizar a doação dos terrenos para os moradores que precisam. “A iniciativa da Prefeitura é importante para os moradores conseguirem acessar o sonho da casa própria. Estou muito feliz por mim e pelos demais moradores contemplados. Assim como várias pessoas, não tenho condições de pagar aluguel e ter a casa própria é um grande sonho”.

Outra contemplada é Natália Batista de Souza, que mora há 20 anos no Distrito de Nova Porto XV em uma residência cedida. Ela achou muito importante a iniciativa da Prefeitura em realizar a entrega dos terrenos. “Estou muito feliz por ter conquistado esse terreno”, falou a moradora.

Por Bianca Lima

Falta de manutenção nos veículos compromete a segurança durante as férias

0
Problemas no sistema de freios dos caminhões estão entre os principais causadores de acidentes nas rodovias brasileiras. (Foto: Pixabay)

Vans e ônibus são alguns dos modelos que precisam passar por inspeção veicular obrigatória

Com a proximidade das férias, o movimento nas rodovias brasileiras aumenta significativamente e muitos motoristas já planejam viagens em família, excursões ou aventuras sobre rodas. No entanto, para garantir que o trajeto seja seguro, é fundamental realizar as revisões adequadas nos veículos antes de pegar a estrada. Essa medida é ainda mais essencial para ônibus coletivos e vans, que precisam atender à legislação e passar por inspeções veiculares regulares para trafegarem de forma segura e dentro das normas.

Dados da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE) apontam que 33% dos veículos que passaram por algum tipo de modificação em sistemas de segurança foram reprovados na inspeção. Veículos inseguros e com manutenção precária colocam em risco todos aqueles que circulam nas vias públicas.

Recentemente, um exemplo trágico da negligência com a manutenção de veículos ocorreu na BR-376, em Guaratuba (PR), quando uma carreta colidiu com uma van que transportava uma equipe de remo. Nove pessoas morreram, o motorista da van e oito jovens atletas do Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas (RS). A carreta estava sem manutenção no sistema de freios, fator que contribuiu diretamente para o acidente.

ESTATÍSTICAS

De acordo com dados da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), um terço dos veículos que passaram por inspeção veicular foram reprovados por problemas em sistemas de segurança. Entretanto, somente uma pequena parte da frota passa por inspeção de segurança veicular periódica, ou por modificação, ou por recuperação de sinistro. A maioria da frota no Brasil não passa por nenhum tipo de verificação de segurança.

Entre os principais problemas encontrados se destacam as falhas na sinalização, como luzes e faróis, que representam 47,58% das irregularidades. Além disso, 30,1% dos veículos apresentam defeitos ou irregularidades em equipamentos obrigatórios, como cintos de segurança, pneus, freios e barras de proteção, componentes indispensáveis para a segurança de motoristas e passageiros.

O engenheiro mecânico Daniel Bassoli, diretor executivo da FENIVE, explica que a falta de atenção adequada ao veículo pode transformar uma viagem tranquila em uma experiência perigosa. Problemas em sistemas de freios ou em equipamentos de sinalização aumentam consideravelmente o risco de acidentes, especialmente em trechos movimentados ou mal iluminados. “O episódio com os atletas do remo foi um desses casos, em que se somou a negligência do motorista do caminhão à do proprietário do veículo, que não fez as manutenções necessárias para garantir a segurança”, analisa.

INSPEÇÃO VEICULAR OBRIGATÓRIA

Ônibus e vans estão entre os veículos que precisam, obrigatoriamente, passar por inspeções regulares para garantir que estão em condições de circular, de acordo com regulamentação da ANTT e departamentos estaduais de tráfego. Esses veículos precisam estar com todos os sistemas em pleno funcionamento, desde os pneus até a iluminação. “Durante a inspeção veicular, todos os itens são verificados e o veículo é certificado de estar atendendo às regras de segurança e pronto para enfrentar longas viagens”, comenta.

A regra também se aplica aos carros movidos a GNV, veículos de transporte de escolares, de carga perigosa e aqueles que sofreram modificações estruturais, uma vez que as alterações sem a devida inspeção podem comprometer a estabilidade e o funcionamento do veículo. Bassoli destaca que o porcentual da frota inspecionada todos os anos não ultrapassa 2% do total. “Isso não acontece porque o artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina inspeção periódica da frota, ainda não foi regulamentado”, pontua.

ESTATÍSTICAS

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 33.894 mortes decorrentes de acidentes de trânsito em 2022, número pouco superior a 2021, quando foram contabilizadas 33.813 mortes.  Além disso, em 2021, foram registradas 180.443 internações hospitalares devido a acidentes de trânsito, com um custo de R$ 253,2 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor da FENIVE enfatiza que, enquanto não houver um trabalho de conscientização coletiva da população, os acidentes de trânsito continuarão sendo um problema de saúde pública no Brasil. “A responsabilidade é de todos, desde o motorista, que é responsável pela direção segura e pela manutenção adequada do veículo, aos passageiros, que devem cobrar essa segurança na hora de aceitar uma carona”, observa, elencando ainda o papel das autoridades de trânsito, responsáveis por garantir que as normativas de trânsito sejam respeitadas.

Mulher fica inconsciente após perder controle de motocicleta e bater em poste em Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Uma mulher, que ainda não teve a identidade divulgada, ficou inconsciente no início da tarde do último domingo (15) após perder o controle da motocicleta que conduzia e bater em um poste de energia elétrica.

Conforme o site Top Mídia News, o acidente aconteceu na rua Odilon Ribeiro dos Santos, entre os bairros Jardim Ipanema e Pedro Pedrossian, em Nova Andradina.

Ainda não há informações detalhadas sobre o que causou o acidente, mas, de acordo com o site Jornal da Nova, a vítima estava pilotando uma Honda CG 125 Titan, de cor preta, quando perdeu o controle da moto e colidiu violentamente contra o poste.

Com o impacto, ela foi arremessada ao chão, sofrendo diversos ferimentos pelo corpo e ficando inconsciente. Populares que estavam no local prestaram os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros, que realizou o atendimento preliminar e encaminhou a vítima para o Hospital Regional de Nova Andradina. A Polícia Militar esteve no local, coletou as informações e registrou a ocorrência.

Homem tem a cabeça esmagada após cair de moto e ser atropelado em MS

0
Foto: Repórter Top

Um motociclista de 41 anos, identificado como Luiz Carlos, morreu na noite do último sábado (14) após ser atropelado por outra moto na Avenida Gunter Hans, no Jardim Tarumã, em Campo Grande. Conforme o site Top Mídia News, a vítima teve a cabeça esmagada no acidente.

De acordo com o boletim de ocorrência, um motorista de aplicativo relatou que seguia pela via no sentido centro-bairro quando presenciou o motociclista, conduzindo uma Dafra 150 cc, perder o controle, bater no meio-fio do canteiro central e ser projetado a cerca de 11 metros, caindo no meio da pista.

O condutor do aplicativo afirmou que ativou o alerta do carro para sinalizar o acidente, mas dois motociclistas que vinham logo atrás não conseguiram frear a tempo. Um deles atropelou a cabeça de Luiz Carlos, causando ferimentos fatais, enquanto o outro caiu no canteiro central.

Após o atropelamento, os dois motociclistas se levantaram, subiram em suas motos e fugiram sem prestar socorro. A testemunha informou que não foi possível identificar as placas, marcas ou modelos das motocicletas.

Comércios próximos ao local possuem câmeras de segurança que podem ajudar a identificar os envolvidos. O Batalhão de Trânsito, a Polícia Civil e a Perícia Técnica estiveram no local. O óbito foi constatado por uma equipe do SAMU às 22h05.

A moto Dafra conduzida pela vítima apresentava danos na roda dianteira e no tanque, provavelmente decorrentes do impacto contra o meio-fio. A polícia apurou que o veículo estava com o licenciamento atrasado e que Luiz Carlos não possuía habilitação.

O caso foi registrado como morte a esclarecer na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol, e o espaço segue aberto para manifestação dos envolvidos.

Cão de rua é espancado em caso envolvendo golpe com falsas arrecadações em Andradina; entenda

0
Foto: Hoje Mais

Na última sexta-feira (13), o cachorro Nicolau, conhecido por viver nas ruas de Andradina, foi brutalmente espancado por um homem ainda não identificado.

Conforme o site Hoje Mais, o crime, registrado por câmeras de segurança, chocou a população, mas um novo elemento agravou a situação: um golpe envolvendo arrecadações falsas em nome do animal.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, o homem aparece segurando Nicolau no colo. Em determinado momento, ele arremessa o cão contra um poste, causando uma pancada violenta na cabeça do animal. A tortura continua, pois o agressor mantém Nicolau em seus braços até sair do alcance da câmera.

A crueldade registrada gerou revolta entre os moradores e mobilizou internautas em busca de justiça para o cachorro.

No entanto, a comoção também foi usada por golpistas. Postagens sobre o caso incluem um endereço de clínica veterinária em Andradina para doações, mas trata-se de um golpe. Os criminosos utilizam endereços reais para dar credibilidade à farsa e enganar pessoas sensibilizadas pela situação.

Atenção redobrada

A polícia orienta que doações sejam feitas diretamente a instituições confiáveis ou clínicas previamente confirmadas. Enquanto isso, autoridades investigam tanto a agressão ao animal quanto o esquema fraudulento.

O caso serve de alerta à população para verificar a veracidade de campanhas solidárias, especialmente em situações de grande comoção social.

Ronda Escolar da PM apreende 300 cigarros eletrônicos neste ano em escolas da Capital

0
Foto: Divulgação/PMMS

Balanço revela também apreensões de objetos cortantes e outras ocorrências ao longo de 2024

O Programa Ronda Escolar, conduzido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, encerra o ano de 2024 com um balanço significativo de ações e apreensões nas 78 escolas estaduais de Campo Grande. Um trabalho de vigilância, que tem como objetivo levar segurança para o ambiente escolar da Rede Estadual de Ensino.

Durante as operações, foram apreendidos mais de 300 cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como PODs ou VAPEs, e 50 objetos cortantes, como facas, estiletes e tesouras. Além disso, o programa registrou diversas ocorrências como mostra a tabela abaixo:

Ronda Escolar da PM apreende 300 cigarros eletrônicos neste ano em escolas da Capital

Como forma de prevenção, o programa promoveu mais de 9 mil rondas e 840 palestras, abordando temas como civismo, prevenção à violência e cidadania. Essas atividades educativas foram fundamentais para conscientizar os alunos sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos e o porte de objetos perigosos, além de fomentar a cultura de paz no ambiente escolar.

Todas as 78 escolas estaduais de Campo Grande foram atendidas diariamente pelo programa, distribuídas nas seguintes áreas:

  • Anhanduizinho: 10 escolas
  • Bandeira: 12 escolas
  • Segredo: 10 escolas
  • Prosa: 6 escolas
  • Lagoa: 11 escolas
  • Imbirussu: 9 escolas
  • Área Central: 20 escolas

As equipes realizaram atividades como acompanhamento nos horários de entrada e saída dos alunos, orientações à gestão escolar, suporte em situações que exigem intervenção de órgãos competentes, e interação constante com a comunidade escolar.

De acordo com a tenente-coronel da PM, Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante da Ronda Escolar, a presença constante das equipes foi determinante para que, em 2024, não houvesse nenhuma ocorrência de ameaças de ataques ou massacres nas escolas estaduais, em contraste com o cenário de insegurança vivenciado em 2023.

“A Ronda Escolar reafirma seu compromisso com a prevenção e com a segurança de nossas escolas. O resultado desse trabalho é visível na tranquilidade que hoje caracteriza o ambiente escolar”, destacou a comandante.

O balanço de 2024 reflete o impacto positivo do programa na garantia de um espaço seguro e propício para o aprendizado, reafirmando a importância da parceria entre segurança pública, escola e comunidade.

Assessoria de Comunicação Sejusp-MS

Ministro do STJ tira disputa pela Eldorado Celulose do TRF-4 Ministro Gurgel de Faria

0

Ministro Gurgel de Faria decidiu que a competência para julgar a disputa entre a J&F e a Paper é da Vara de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul

O ministro Gurgel de Faria, do STJ, decidiu, nesta segunda, que a 1ª Vara Federal de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, é a competente para julgar as ações relacionadas à transferência do controle acionário da Eldorado Brasil Celulose. Conforme informações divulgadas na coluna Radar, da Veja A decisão resolve o conflito de competência entre dois processos movidos em diferentes jurisdições, reafirmando que o caso deve tramitar na vara do MS onde ocorreu a alienação em discussão. A liminar do magistrado será agora analisada pela Primeira Turma.

Considerado a maior disputa societária do Brasil, o caso envolve a J&F – holding dos irmãos Batista – e a Paper Excellence, que adquiriu a Eldorado em 2017, mas ainda não obteve o controle acionário da empresa. A controvérsia está centrada nas restrições legais à venda de terras para empresas com capital estrangeiro, tema abordado em duas ações judiciais: uma Ação Civil Pública ajuizada em Três Lagoas pela Fetagri-MS e outra Ação Popular apresentada em Chapecó (SC) por um ex-prefeito. Ambas visam suspender a transferência do controle acionário da Eldorado para a CA Investment, subsidiária da Paper Excellence no Brasil. O desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, havia concedido uma liminar atendendo aos pedidos da J&F, o que paralisou a operação e suspendeu os investimentos planejados pela Paper para uma segunda fábrica no MS. A CA Investment recorreu ao STJ alegando risco de decisões contraditórias entre as ações e questionando a atuação do TRF-4 no caso.

Na decisão desta segunda-feira, o ministro Gurgel, destacou que o prosseguimento das ações em jurisdições diferentes poderia gerar “soluções distintas e até inconciliáveis”, comprometendo a segurança jurídica e os interesses públicos envolvidos. O relator determinou que a competência para julgar as ações seja fixada provisoriamente na 1ª Vara Federal de Três Lagoas (MS), justificando que a Ação Civil Pública foi a primeira a ser protocolada e está diretamente vinculada ao local da alienação em disputa. Com isso, a liminar concedida pelo desembargador Favreto, que havia suspendido a transferência do controle acionário, será reavaliada pelo juiz Roberto Polini, responsável pela 1ª Vara Federal de Três Lagoas (MS).

Por Robson Bonin

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.