18 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 746

Policiais penais recebem novos fuzis para reforçar a segurança penitenciária em MS

0
Foto: Divulgação/Agepen

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) deu mais um passo no fortalecimento da segurança e aparelhamento da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul ao adquirir 20 fuzis Taurus T4, calibre 5.56. O investimento, no valor de R$ 179.700, com recursos do fundo a fundo, reflete o compromisso da instituição em aprimorar a proteção dos policiais penais e garantir eficiência no sistema prisional.

Policiais penais recebem novos fuzis para reforçar a segurança penitenciária em MS
Foto: Divulgação/Agepen

A aquisição dos novos fuzis faz parte de um conjunto de medidas destinadas a modernizar e equipar a Polícia Penal do Estado. Recentemente, com um aporte de R$ 2.450.000,00 foram compradas 700 pistolas Taurus TS9, calibre 9mm. Essas armas já começaram a ser entregues aos policiais penais e são o início de um processo contínuo de renovação do arsenal.

Foram adquiridos adquirir 20 fuzis Taurus T4, calibre 5.56.Além disso, está em andamento a aquisição de mais 1.600 pistolas 9mm, assegurando que todos os servidores da Polícia Penal tenham acesso a armamentos novos e modernos. O plano de modernização também contempla a compra de 650 coletes balísticos de nível III, espingardas calibre 12 e outros equipamentos essenciais para operações de segurança pública.

A Agepen também está investindo na aquisição de 13 viaturas SUV de grande porte, todas blindadas, para fortalecer a segurança penitenciária em Mato Grosso do Sul. Os veículos contarão com blindagem parcial de nível IIIA, capaz de resistir a disparos de armas de alta potência, como o Magnum calibre .44.

Os vidros blindados, com espessura entre 17 mm e 21 mm, garantem proteção adicional, assegurando maior segurança para os agentes em missões críticas, como escoltas de presos de alta periculosidade e operações de grande risco.

Novos uniformes

Outro avanço importante é a destinação de R$ 2,7 milhões para a licitação de uniformes para os policiais penais. O processo licitatório terá início assim que a regulamentação do modelo padrão for oficializada, representando mais um passo na padronização e profissionalização da corporação.

Dessa forma, as aquisições demonstram o esforço da Agepen em garantir condições adequadas de trabalho aos policiais penais e em aprimorar o sistema penitenciário estadual. Com investimentos robustos e estratégias bem definidas, o Governo do Estado busca fortalecer a segurança pública, promovendo maior eficiência e proteção para servidores e para a sociedade.

Keila Oliveira, Assessoria Agepen/MS

Ex-deputada Dione Hashioka é picada por filhote de sucuri em MS

0
Foto: Facebook

A ex-deputada estadual Dione Hashioka foi picada por um filhote de sucuri enquanto estava em uma propriedade rural da família em Nova Andradina na semana passada.

Conforme divulgado nesta última segunda-feira (16) pelo site Top Mídia News, o incidente foi divulgado neste fim de semana pelo marido de Dione, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), por meio de stories no Instagram. A cobra, de aproximadamente 1,5 metro, estava escondida debaixo de um banco de madeira.

Após ser picada, Dione foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Nova Andradina, onde recebeu atendimento médico. A boa notícia é que a cobra não era venenosa e, após a medicação, Dione recebeu alta e passa bem.

Inauguração do Deck da Lagoa Maior será nesta sexta-feira, 20 de dezembro

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) irá inaugurar o Deck da Lagoa Maior, nesta sexta-feira, 20 de dezembro, às 7h30.

O projeto, que tem como objetivo transformar a área em um novo ponto de lazer e turismo, está praticamente concluído e promete agregar ainda mais valor à Lagoa Maior, um dos maiores patrimônios naturais da cidade.

A obra, que recebeu um investimento superior a um milhão de reais, conta com 570,45 m² de área construída e é completamente acessível, focando no conforto e inclusão de todos os usuários, incluindo aqueles com mobilidade reduzida. O Deck faz parte de um projeto maior de requalificação da Lagoa Maior, criando um ambiente que integra a natureza ao lazer e às práticas ao ar livre.

Cerimônia de Inauguração

Durante a inauguração, o prefeito Angelo Guerreiro também fará a entrega de veículos da Diretoria de Trânsito, assinará ordens de serviços para várias outras obras e anunciará a entrega dos novos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Ana Maria e Vila Piloto.

Detalhes do Projeto

O Deck, também conhecido como trapiche, foi idealizado para se integrar à paisagem natural da Lagoa Maior, mantendo suas características ambientais e oferecendo um espaço adequado para a convivência social, a prática de esportes e outras atividades recreativas. A obra também visa promover o turismo local, criando oportunidades para o comércio e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Todos os espaços foram projetados para garantir fácil acesso e circulação, com atenção especial à acessibilidade, garantindo que o local seja inclusivo e adequado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Vizinho é morto ao pedir para abaixar som em festa de inauguração de piscina em MS

0
Foto: Henrique/Campo Grande News

Uma festa para inauguração de uma piscina em uma casa no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, terminou em tragédia na noite do último domingo (15), resultando na morte de dois homens.

Conforme o site Campo Grande News, o evento, realizado na Rua Arquiteto Vila Nova Artigas, começou no período da tarde e, à noite, acabou em confusão. Durante a briga, um dos convidados foi baleado e morto no local, e um vizinho, que havia ido pedir para abaixar o som, também foi atingido e faleceu no hospital.

De acordo com moradores, a festa começou por volta das 12h e foi organizada pela moradora, que está no imóvel há cerca de um ano. Durante a noite, a confusão começou entre os convidados.

O vizinho, Ronil Anderson Porto Negrão, de 41 anos, foi até a festa pedir para abaixarem o volume do som. Neste momento, ele se deparou com a briga e acabou baleado na cabeça. Ronil foi socorrido pelos familiares, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde do bairro.

Outro homem, Alex Junior Vinatto, de 34 anos, que estava na festa, também foi baleado e morreu no imóvel. Um terceiro ferido, de 18 anos, sobrinho de Ronil, levou um tiro na mão, mas foi socorrido pelos familiares, recebeu alta e já está em casa. Testemunhas relataram que ouviram mais de cinco disparos durante a confusão.

Tereza dos Santos, sogra de Ronil, afirmou estar tentando entender os acontecimentos. Ela descreveu o genro como uma pessoa muito querida e destacou que ele tinha duas filhas e estava divorciado, mas havia reatado com a esposa e estavam planejando se casar em breve. “Está sendo um dia muito difícil”, disse a idosa.

O caso está sendo investigado pelas autoridades locais.

PRF apreende 400 kg de maconha escondidos em pneu de trator em MS

0

Na manhã do último domingo (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso do Sul apreendeu cerca de 400 quilos de maconha escondidos dentro do pneu de um trator.

Conforme o site Campo Grande News, o pneu estava sendo transportado na carroceria de uma picape Fiat Strada, que havia sido roubada no estado de São Paulo.

Segundo a PRF, o motorista desobedeceu a ordem de parada ao passar por uma blitz na rodovia que liga Angélica a Nova Andradina. A picape foi perseguida pela viatura e acabou capotando em seguida.

O motorista, identificado como Danilo Campanhol da Silva, tentou fugir a pé, mas foi alcançado e preso. Durante a abordagem, ele confessou que havia aceitado transportar a carga de maconha de Dourados a Três Lagoas por R$ 20 mil.

O preso, o veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Angélica para as devidas providências.

PRF e PC apreendem 2 toneladas de maconha e prendem cinco pessoas após operação no MS

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com a Seção de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Dourados, desencadeou a operação ‘Rotweiller’, que prendeu cinco pessoas e apreendeu 2.176 kg maconha.

A operação acompanhava uma organização criminosa que realizava o envio de drogas da fronteira para o estado de São Paulo. O nome ‘Rotweiller’ é referência aos cães que ficavam nos locais onde eram escondidas as drogas e os veículos utilizados pela organização.

Na tarde desta segunda-feira (16), próximo a Santa Rita do Pardo, o Núcleo de Operações Aéreas da PRF confirmou a presença de uma carreta escondida em um sítio, em meio a plantações de cana-de-açúcar. A aeronave também avistou dois homens próximo a uma caminhonete Ford/F250. 

Vídeo: PRF

Com as informações, equipes em terra realizaram a abordagem dos suspeitos. Os homens informaram que o caminhão escondido estava carregado com grande quantidade de maconha e que eles aguardavam o retorno de outros três homens com outro caminhão para realizar o transbordo da maconha. 

Os policiais aguardaram o retorno dos demais envolvidos na ação criminosa, que chegaram em uma caminhonete Toyota/Hilux e foram abordados.

Em depoimento, quatro homens declararam que participavam do transporte da droga dirigindo os caminhões que levariam a maconha para a fronteira com São Paulo, as duas caminhonetes que davam apoio aos transportes e auxiliando no transbordo da carga entre as carretas. Um deles, que viajava na Toyota/Hilux, se apresentou como advogado, disse que conhecia o condutor da caminhonete em que viajava mas não deu mais informações sobre o ocorrido.

Todos os presos, veículos e o entorpecente foram encaminhados à Polícia Civil em Dourados.

Casa é arrombada durante ausência da família e objetos são furtados em Paranaíba

0
Foto: Jornal Tribuna Livre

Uma família teve a residência invadida e diversos objetos furtados na noite do último sábado (14), após retornar de um almoço na casa de familiares em Paranaíba.

Conforme o site Jornal Tribuna Livre, o crime ocorreu por volta das 19h30, quando a família, composta por um casal e seus filhos, encontrou a porta da cozinha arrombada e danificada na parte inferior. Segundo o relato, a casa foi completamente revirada pelos criminosos.

Entre os itens furtados estão uma caixa de som JBL vermelha, uma parafusadeira amarela da marca WAP, que ainda estava na caixa com todos os acessórios, um facão de tamanho médio com cabo preto e bainha, além de três perfumes masculinos – dois da marca Malbec e um Ferrari.

A família acionou as autoridades para registro da ocorrência. O caso será investigado pela polícia, que busca identificar os autores do furto.

Nos últimos 8 anos, Três Lagoas aumentou seu PIB, industrialização, população e vagas de emprego

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Desde o início da gestão do prefeito Angelo Guerreiro, em 2017, a Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECT), implementou diversas ações e iniciativas que transformaram o município em um polo de desenvolvimento e oportunidades. Confira os principais avanços realizados durante o período:

GERAÇÃO DE EMPREGOS E CRESCIMENTO INDUSTRIAL

  • Doação de áreas e incentivos fiscais: Foram concedidas 14 áreas para a instalação de novos empreendimentos, além de isenções tributárias (IPTU e ISS), favorecendo o crescimento industrial.
  • Localização estratégica: A proximidade com fronteiras estaduais facilita o escoamento da produção e garante uma logística privilegiada para as indústrias.
  • De 2016 a 2024, Três Lagoas criou 11.000 novos postos de trabalho, representando um crescimento de 33% no número de empregos formais no período, segundo o IBGE.
  • O setor industrial responde por 11.734 empregos diretos, correspondendo a 25% dos postos de trabalho locais, reafirmando a importância da indústria no desenvolvimento econômico.

MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA E NOVOS PROJETOS

  • Distrito Industrial: Pavimentação asfáltica, implantação de ciclovias, iluminação em LED e placas de sinalização para empresas no Distrito Industrial II.
  • Centro de Serviços: Criado para atender as empresas prestadoras de serviços, fortalecendo o suporte às atividades industriais.
  • Novo Shopping Popular: Construção de 175 boxes para abrigar lojistas, proporcionando um espaço moderno e organizado para o comércio local.
  • Centro de Tecnologia: Futura implantação que foi idealizada para startups, promovendo inovação e atração de investimentos tecnológicos.

MONITORAMENTO ECONÔMICO

  • Boletim Econômico: Implantado para acompanhar dados estatísticos do município, o boletim trimestral traz indicadores como PIB, taxas de exportação e emprego, auxiliando no planejamento estratégico.

EVOLUÇÃO ECONÔMICA

  • PIB em ascensão: O Produto Interno Bruto (PIB) do município saltou de R$ 9,2 bilhões em 2016 para R$ 65,9 bilhões em 2024, segundo o IBGE.
  • Exportações em destaque: Três Lagoas ocupa o 1º lugar no ranking estadual de exportações, superando a capital, Campo Grande, e se consolidando como um polo econômico.
  • Aumento populacional: Em 10 anos, o município cresceu significativamente, ultrapassando os 130 mil habitantes e figurando entre os três municípios que mais cresceram no Estado.

PERSPECTIVAS FUTURAS

  • Retomada da UFN3: A finalização da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) promete aumentar ainda mais a geração de empregos e a arrecadação de impostos.
  • Crescimento econômico: O cenário aponta para uma ascensão nacional, colocando Três Lagoas entre as 15 melhores cidades para se investir no Brasil.

Sistema de emissão de notas fiscais passará por atualização programada nesta quarta-feira (18)

0
Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC) da Prefeitura de Três Lagoas informa que o sistema de emissão de notas fiscais passará por uma atualização programada para melhorias e manutenção. Durante este período, o sistema ficará temporariamente indisponível.

Período da atualização: 18/12/2024, das 17h às 23h.

A SEFIRC recomenda que todas as emissões de notas fiscais sejam realizadas antecipadamente para evitar quaisquer inconvenientes durante o período de manutenção. Após a conclusão da atualização, o sistema voltará a funcionar normalmente.

A manutenção é necessária para garantir melhorias no atendimento aos contribuintes. A Prefeitura de Três Lagoas agradece a compreensão de todos e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

ÚLTIMA SEMANA – Mutirão de Limpeza encerra as atividades de 2024 no Residencial Montanini

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O Mutirão da Limpeza segue até sexta-feira, dia 20 de dezembro, no Residencial Montanini. Está será a última etapa da ação da Prefeitura de Três Lagoas neste ano, retornando as atividades, em outro bairro em 2025.

A campanha da Administração Municipal acontece por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e tem como objetivo de eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões.

São disponibilizadas para a população caçambas para o descarte de lixo e materiais inservíveis de forma correta. Nestes locais, o morador pode descartar itens como garrafas, pneus, latas, vasos, lonas e eletrodomésticos antigos que possam acumular água. Além disso, são aceitos materiais orgânicos suscetíveis à decomposição, como folhas, galhos e madeira podre, bem como itens que possam servir de abrigo para escorpiões, como telhas, tijolos e outros entulhos.

CONFIRA OS LOCAIS

ÚLTIMA SEMANA – Mutirão de Limpeza encerra as atividades de 2024 no Residencial Montanini

As caçambas da PMTL estão disponíveis nas seguintes ruas:

EndereçoQuarteirãoBairro
01Rua Maércio Fregulha320401Montanini
02Rua Maércio Fregulha318805Montanini
03Rua Maércio Fregulha359213Montanini
04Rua José P. Jardim233917Montanini
05Rua Antonio E. Leal244019Montanini
06Alameda 20155025Montanini
07Alameda 2023430Montanini
08Rua Bruna A. Camerini440030Montanini
09Rua Bruna A. Camerini466231Montanini
10Alameda 2036732Montanini
11Rua Bruna A. Camerini382632Montanini
12Rua Eduardo Tebet51033Montanini
13Rua Nilo Capelo Sobrinho265733Montanini
14Alameda 07263634Montanini
15Rua Antonio E. Leal263137Montanini
16Rua José P. Jardim258738Montanini
17Rua Nilo Capelo Sobrinho298745Montanini
18Rua Guilherme C. Ferraz292746Montanini
19Alameda 09303548Montanini

Durante briga com ex-mulher, homem acaba matando o amigo dela em bar do MS

0
Foto: Henrique Arakaki

Uma discussão relacionada aos filhos teria motivado o ataque de um homem preso por tentar matar sua ex-mulher, de 31 anos, e assassinar o amigo dela, Douglas Henrique dos Santos, de 33 anos.

Conforme o site Midiamax, o crime aconteceu por volta das 21h30 da noite de domingo (15), no Jardim Centro-Oeste, em Campo Grande. O autor deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira (17), conforme informou seu advogado, Edinaldo Meneses.

De acordo com o advogado, o cliente alegou que não sabia da presença da ex-mulher no bar e que foi ao local apenas por causa da música. No entanto, os dois acabaram discutindo após ela o abordar, supostamente por questões relacionadas aos filhos.

O homem relatou que a conversa se tornou mais acalorada e, em meio ao conflito, dois homens teriam se aproximado, iniciando uma luta corporal.

Segundo o advogado, o autor não soube detalhar a sequência exata dos acontecimentos e estaria “assustado”. O casal estava separado há cerca de um mês.

A ex-mulher estava no bar na companhia de Douglas quando o autor chegou ao local. Após iniciar uma discussão, ele retirou a mulher à força do meio da multidão, puxando-a pelo braço.

Em seguida, o homem desferiu uma facada na barriga da ex-companheira. Douglas tentou defendê-la e acabou sendo atingido no peito com um golpe fatal. O autor foi contido por pessoas que estavam no bar até a chegada da polícia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Douglas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A ex-mulher foi encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde recebeu pontos no ferimento e foi liberada.

Durante a prisão, o autor confessou o crime, mas alegou que não tinha intenção de ferir Douglas. Ele disse que a situação saiu do controle quando o amigo tentou intervir, resultando na luta corporal e na facada fatal. Sobre a arma do crime, o autor afirmou que populares o contiveram e tomaram a faca, que não foi localizada pela polícia.

O autor foi preso e encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

Idoso de 66 anos morre esmagado por caminhão após “macaco” ceder em Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova/Redes sociais

O motorista Davi do Nascimento, de 66 anos, morreu na tarde da última segunda-feira (16) após ser esmagado por uma Ford F4000 enquanto realizava manutenção no veículo. Conforme o site Midiamax, o acidente aconteceu no acostamento do Anel Rodoviário Fernando Lima de Vasconcelos, em Nova Andradina.

Segundo informações, Davi seguia pela rodovia em direção à rotatória da MS-134, que liga Nova Andradina a Batayporã, quando o cardan do veículo, com placas de Vicentina, se soltou. Ao tentar fazer a manutenção, o macaco hidráulico que sustentava o veículo cedeu, fazendo com que a caminhonete carregada caísse sobre ele.

Motoristas que passavam pelo local acionaram o Corpo de Bombeiros, mas, quando os socorristas chegaram, a vítima já estava sem sinais vitais. A área foi isolada até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Militar Rodoviária (PMR), que atenderam a ocorrência.

Feira Central abrirá especialmente nos dias 24 e 31 de dezembro

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), por meio do Departamento de Turismo, anuncia a realização de feiras extras na Feira Central de Três Lagoas durante o mês de dezembro.

As feiras extras acontecerão nas seguintes datas:

  • 24/12/2024 – (terça-feira) – das 6h às 13h
  • 31/12/2024 – (terça-feira) – das 6h às 13h

No entanto, é importante destacar que, devido às festividades de fim de ano, não haverá feira na quarta-feira à noite nos seguintes dias:

  • 25/12/2024 – Não haverá feira (Natal)
  • 01/01/2025 – Não haverá feira (Réveillon)

Nos demais dias, o local funciona no horário padrão.

Ribas do Rio Pardo conta com nova Escola Sesi em 2025; matrículas abertas

0
Foto: Divulgação

Vem aí a nova Escola Sesi em Ribas do Rio Pardo. Será a oitava unidade da Rede Sesi no Estado, com início do ano letivo em 17 de fevereiro de 2025. As matrículas estão abertas para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, no período matutino.

Devido à construção do Centro Integrado Sesi Senai (CISS), a Escola Sesi ocupará estruturas temporárias, com salas de aula climatizadas em contêineres modulares. A unidade situa-se na rua Sônia Aparecida Silva dos Reis, esquina com a Rua Walter Godoy, no bairro Parque Estoril. A escola estará pronta para receber visitações a partir de janeiro de 2025.

Por que estudar no Sesi?

A Escola Sesi adota currículos inovadores com foco na educação STEAM, que integra os conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Tudo isso em ambientes modernos e tecnológicos que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.

Outro destaque da rede é o material didático próprio e autoral, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes do Novo Ensino Médio.

Matrículas abertas

O atendimento presencial para matrículas será feito na Biblioteca Indústria do Conhecimento (Av. Nelson Lyrio, s/n – Centro), das 7 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (67) 99201-5156

Riedel fortalece articulação política ao nomear Walter Carneiro Júnior como adjunto da Casa Civil

0
Foto: Divulgação

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), reforçou o papel estratégico da Casa Civil no encerramento deste ano, ao nomear o advogado Walter Carneiro Júnior como secretário-adjunto da pasta.

A mudança ocorre em um momento de intensificação do diálogo com prefeitos e parlamentares, consolidando o modelo municipalista defendido pela gestão estadual.

Walter Carneiro Júnior, que até então era adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, substituirá Daynler Martins Leonel, no cargo desde abril, após passagem pela Secretaria de Administração.

A escolha demonstra a intenção do governo de ampliar a capacidade de articulação política da pasta, liderada pelo secretário Eduardo Rocha, em conjunto com a Secretaria de Governo e demais secretarias. Essa engrenagem será readequada para fortalecer a gestão, promovendo novos avanços estruturais que resultem em mais benefícios para a população.

Com experiência na gestão pública e reconhecido trânsito entre lideranças políticas, Waltinho como é popularmente chamado, chega para fortalecer a interlocução do Executivo com os municípios e a Assembleia Legislativa.

Ele reconhece o importante papel que Eduardo Rocha tem desempenhado na articulação do governo com o âmbito federal, especialmente junto à ministra Simone Tebet (Planejamento), contribuindo para resultados expressivos em favor de Mato Grosso do Sul.

“Chego para ajudar o Eduardo Rocha a construir a articulação política, num momento importante que é 2025, para construir uma agenda forte de governo”, afirmou, ao ser questionado sobre a nova missão.

ENTREGAS EM 2025

Em 2025, a Casa Civil terá um papel fundamental nas entregas que a população de Mato Grosso do Sul tanto espera do governo Riedel.

O propósito central é garantir que as políticas públicas cheguem de forma efetiva até a população, contribuindo diretamente para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos do Estado.

Na prática, a gestão busca consolidar Mato Grosso do Sul como um território de pleno emprego, com oportunidades reais para geração de renda

e redução da extrema pobreza, que já vem diminuindo significativamente. O compromisso do governo estadual é seguir avançando, ampliando o acesso a oportunidades, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para todos os sul-mato-grossenses.

Portanto, a nomeação de Waltinho para atuar junto a Eduardo Rocha mira o próximo ano, marcado por um cronograma robusto de entregas, com inaugurações de obras prioritárias, como estradas, escolas e investimentos em segurança pública e assistência social, entre outros setores da administração pública.

A decisão de Riedel vem acompanhada de uma estratégia clara: fortalecer a Casa Civil como eixo central na articulação política e institucional do Estado, especialmente em 2025.

A expectativa é que, sob o comando de Eduardo Rocha, com o apoio de Waltinho, a pasta tenha atuação ainda mais incisiva na coordenação de agendas com prefeitos, deputados e o governo federal.

Waltinho, que é primeiro suplente de deputado federal pelo PP (Progressista), também carrega no currículo um papel importante no contato com lideranças políticas locais e na construção de pontes com os municípios, fator determinante para sua nomeação.

Internamente, há um entendimento de que sua trajetória e conhecimento técnico representam um reforço à capacidade da Casa Civil em executar o plano de governo e entregar resultados consistentes para Mato Grosso do Sul.

A chegada dele, a convite direto do governador, sinaliza a aposta de Riedel na ampliação do diálogo com diferentes esferas de poder e no cumprimento de metas estratégicas da administração estadual.

O novo adjunto da Casa Civil conhece de perto as realidades regionais de Mato Grosso do Sul, experiência adquirida durante sua gestão como diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

Nesse período, liderou articulações importantes com prefeitos e vereadores, visando à concessão dos serviços públicos de água e esgoto nos 68 municípios atendidos pela estatal. Essa vivência reforça sua capacidade de dialogar com as lideranças municipais e de entender as demandas específicas de cada região, um diferencial que será essencial em sua atuação na Casa Civil.

Ex-servidor terceirizado da Agenfa de Brasilândia é indiciado por peculato

0
Foto: Midiamax

A Polícia Civil de Brasilândia, cidade a 363 quilômetros de Campo Grande, concluiu nesta última segunda-feira (16) a investigação que resultou no indiciamento de um ex-servidor terceirizado da Agenfa (Agência Fazendária) por crime de peculato.

De acordo com o site Midiamax, as apurações começaram após vítimas denunciarem que haviam efetuado pagamentos em espécie ao suspeito para regularizar débitos de IPVA de seus veículos, mas perceberam que os valores não foram repassados ao órgão competente.

Durante as diligências, a polícia ouviu vítimas e testemunhas e realizou análises de documentos. O suspeito, de 38 anos, foi interrogado, mas optou por permanecer em silêncio.

A investigação revelou que ele utilizava uma conta bancária pessoal para receber os valores pagos. Uma das vítimas relatou que o suspeito chegou a restituir os valores apropriados posteriormente. O crime de peculato prevê pena de até 12 anos de prisão.

Pistola da marca Glock e drogas são encontradas em pacotes de encomendas nos Correios em MS

0
Foto: Midiamax/GCM

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu, na tarde de segunda-feira (16), encomendas contendo armas e drogas no Correio Central de Campo Grande. Conforme o site Midiamax, os pacotes seriam enviados para três estados brasileiros.

Ao todo, foram encontrados aproximadamente sete quilos de maconha, além de uma pistola da marca Glock, que estava escondida dentro de um escapamento de carro.

As encomendas com maconha tinham como destino os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Já o escapamento contendo a arma tinha como destino o Rio de Janeiro.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), que ficará responsável pela investigação do caso.

Homem é esfaqueado após negar drogas ao agressor em Chapadão do Sul

0
Foto: MS Todo Dia

Um homem de 51 anos foi esfaqueado na Rua Turmalina, em Chapadão do Sul, na tarde de domingo (15). A Polícia Militar foi acionada e rapidamente atendeu a ocorrência.

Conforme o site MS Todo Dia, no local, os policiais encontraram o Corpo de Bombeiros prestando os primeiros socorros à vítima, que estava consciente e orientada. Ela foi encaminhada ao hospital para receber atendimento médico.

O autor do crime, um homem de 32 anos, foi contido por populares até a chegada da polícia. Em seguida, ele foi preso e conduzido à delegacia.

De acordo com informações fornecidas pelo próprio agressor, o ataque foi motivado pela recusa da vítima em fornecer drogas.

Sanesul destaca avanços e já projeta novos investimentos em saneamento para 2025

0
Foto: Divulgação/Sanesul

O presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, fez uma avaliação positiva da gestão deste ano, destacando os avanços obtidos e as perspectivas de novos investimentos para 2025.

Segundo Marcílio, o sucesso da Sanesul é fruto do empenho e dedicação de toda a diretoria, do Conselho de Administração e dos empregados, que atuam tanto na sede administrativa quanto nas 68 unidades consumidoras espalhadas pelo estado.

Em 2024, a Sanesul consolidou-se como referência nacional em saneamento básico, investindo R$ 200 milhões em melhorias e ampliações de serviços nos 68 municípios onde detém a concessão dos serviços públicos.

Desse montante, R$ 125 milhões foram aplicados no sistema de esgotamento sanitário, um setor importante para a promoção da saúde pública e a preservação dos recursos hídricos.

Outros R$ 53 milhões foram destinados ao abastecimento de água tratada, enquanto R$ 23 milhões fortaleceram a infraestrutura das operações.

Marcílio destaca que a capacidade de investimento da Sanesul é resultado de uma gestão de excelência, que combina recursos próprios – R$ 143,1 milhões em 2024 – com financiamentos estratégicos, totalizando R$ 57,3 milhões.

Esses financiamentos envolvem importantes parceiros, como BNDES, FCO, Caixa Econômica Federal, Focem e, futuramente, emissões de debêntures de infraestrutura.

Marcílio observa que desde 2020, a empresa já investiu um total de R$ 694 milhões em obras de saneamento, consolidando sua posição como um dos principais motores do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

O dirigente observa que a cobertura de esgotamento sanitário apresentou um salto expressivo nos últimos anos, passando de 40% em 2014 para 65% em 2024.

Ele destaca que os serviços já foram universalizados em 17 municípios, um marco significativo que demonstra o alinhamento da Sanesul com as metas do novo marco legal do saneamento.

“Esse resultado é um reflexo do trabalho integrado de toda a equipe da Sanesul e do compromisso do governo municipalista liderado pelo governador Eduardo Riedel, que tem priorizado a universalização do saneamento básico no estado”, afirma o presidente.

Metas para 2025

Segundo ele, para 2025, a Sanesul tem metas ainda mais ambiciosas. Alinhada ao novo marco legal do saneamento, a empresa planeja antecipar a meta de universalização em dois anos, fixada originalmente para 2033.

O planejamento estratégico da estatal prevê investimentos de R$ 926 milhões entre 2025 e 2029, com foco na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada.

Desses recursos, R$ 472,4 milhões serão provenientes de receitas próprias e R$ 453,8 milhões de financiamentos.

“Estamos comprometidos em levar saneamento de qualidade para toda a população sul-mato-grossense, com foco na saúde, na sustentabilidade e no desenvolvimento regional”, ressalta Marcílio.

Entre os projetos previstos para o próximo ano estão novas obras de ampliação no sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água, além de iniciativas voltadas à modernização da infraestrutura e à conscientização ambiental.

O presidente também destaca a importância de parcerias estratégicas por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com a Ambiental MS Pantanal (Grupo Aegea), para viabilizar os investimentos e garantir a continuidade do crescimento da empresa.

A Sanesul segue como exemplo de gestão eficiente e compromisso social, reafirmando sua missão de transformar a vida das pessoas por meio de um saneamento básico de qualidade.

“Esse é o legado que estamos construindo, e a parceria com o governo do Estado tem sido fundamental para que alcancemos nossos objetivos”, reafirma Renato Marcílio.

Comunicação Sanesul 

Produtores rurais devem declarar área plantada de soja até o dia 10 de janeiro no site da Iagro

0
Foto: Álvaro Rezende

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 10 de janeiro de 2025 para declarar a área plantada da safra de soja 2024/2025. De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), o cadastro é obrigatório e visa combater a ferrugem asiática, protegendo a produção.

Produtores rurais devem declarar área plantada de soja até o dia 10 de janeiro no site da Iagro

Neste ano, segundo dados do SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul) a área de soja deve crescer 6,8% em relação ao o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare. Com isso a expectativa de produção é de 13,977 milhões de toneladas. A perspectiva é baseada na média dos últimos 5 anos.

A semeadura da soja começou em 16 de setembro no Mato Grosso do Sul e vai até 31 de dezembro. O plantio segue o calendário fitossanitário que complementa o período de vazio sanitário, medida fundamental para combater a ferrugem asiática. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a doença é considerada uma das mais graves para a cultura da soja, podendo causar perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou.

O link para declaração: https://www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio 

Rosana Siqueira, da Semadesc

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.