Os Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul começaram a utilizar o novo fardamento na cor laranja em Paranaíba.
Conforme divulgado nesta última segunda-feira (16) pelo site Paranaíba Notícias, o modelo, que segue uma padronização nacional, simboliza as ações de salvamento e é amplamente reconhecido no Brasil e no mundo como a cor associada a operações de resgate e emergências.
Embora o novo uniforme já esteja em uso, o antigo fardamento, conhecido como “CAC”, será retirado de circulação de forma gradual.
A mudança acompanha uma tendência nacional, em que diversos estados brasileiros estão adotando a nova identidade visual para os Corpos de Bombeiros Militares.
A padronização tem como objetivo fortalecer a imagem dos bombeiros e facilitar sua identificação durante operações, além de promover maior unidade entre as corporações em todo o país.
Em Paranaíba, a implementação do novo uniforme reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar em acompanhar os avanços e as normas estabelecidas no Brasil, garantindo maior eficiência e padronização no atendimento à população.
A Justiça de Paranaíba condenou um homem à pena de 4 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, em regime fechado, pelo crime de incêndio doloso, tipificado no artigo 250 do Código Penal.
Conforme divulgado nesta última segunda-feira (16) pelo site Paranaíba Notícias, o crime ocorreu no dia 1º de setembro de 2024, entre 14h40 e 15h, em um terreno localizado no bairro das Paineiras, onde o réu ateou fogo, colocando em risco a integridade física e o patrimônio dos moradores próximos.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPE), o incêndio aconteceu durante um período crítico de seca e históricos focos de incêndio no estado, o que levou à decretação de estado de emergência.
A materialidade e a autoria do crime foram comprovadas por diversos elementos, incluindo depoimentos de testemunhas, laudos periciais e confissão do réu.
O juiz responsável pelo caso destacou que o autor já possuía antecedentes criminais, com condenações anteriores por tráfico de drogas e furto. A pena foi agravada devido à reincidência, embora tenha havido uma compensação parcial em virtude da confissão do réu.
Além da pena de reclusão, o réu foi condenado ao pagamento de 126 dias-multa. Não houve concessão de benefícios, como substituição da pena ou suspensão condicional, devido aos maus antecedentes e à reincidência criminal.
O crime de incêndio doloso é classificado como de perigo comum, por ameaçar a segurança coletiva e não apenas bens individuais. A sentença também determinou a manutenção da prisão preventiva do réu e o encaminhamento de ofícios para as providências legais e administrativas necessárias.
O caso evidencia a gravidade dos crimes de incêndio doloso, que têm recebido maior rigor nas condenações judiciais, especialmente em contextos de emergência ambiental, como o enfrentado pelo estado do Mato Grosso do Sul em 2024.
Em grande parte do Estado a semana terá tempo estável, mas com possibilidade chuva fraca e moderada em algumas regiões, com incidência de tempestades pontuais, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores entre 35-37°C, principalmente na região sudoeste. A instabilidade atmosférica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado a convergência de umidade.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 16-20°C e máximas entre 28-35°C para as regiões sul, leste e sudeste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 19-26°C e máximas entre 33-37°C.
Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 30-35°C. Em Campo Grande as mínimas serão 20-24°C e máximas entre 32-34°C. Os ventos estarão bem variáveis com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, acima de 50 km/h.
Na quinta-feira (19) a previsão indica sol, com aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. De forma mais localizada, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Em Campo Grande as mínimas estão entre 22-24°C e máximas entre 29-31°C. Já no sul, leste e sudeste fica entre 21-23°C e máximas entre 28-32°C. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 31-34°C.
O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) apresentou nesta segunda-feira (16) dados estatísticos referentes aos atendimentos realizados ao longo de 2024 nas cidades de Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas.
Os números destacam uma significativa redução nos crimes de furto, roubo e homicídio, comparados aos últimos 10 anos.
Durante o ano, o 2º BPM desenvolveu diversas ações de combate à criminalidade, incluindo a realização de 151 operações policiais, 25.748 abordagens de pessoas, 22.048 abordagens de veículos e 4.350 atendimentos.
Como resultado dessas ações, a polícia apreendeu 15 armas de fogo, recuperou 71 veículos (produtos de roubo ou furto), cumpriu 172 mandados de prisão, efetuou 557 prisões em flagrante e prendeu 71 pessoas por tráfico de drogas, resultando na apreensão de 1 tonelada e 995 quilos de entorpecentes.
Os impactos dessas ações na região de atuação do 2º BPM (Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas) foram evidentes, com uma significativa redução nos índices criminais.
O crime de furto caiu 14,60%, o roubo diminuiu 1,90% e o homicídio teve uma queda de 5%, alcançando a maior redução anual registrada nos últimos 10 anos.
Pela primeira vez na história, com coordenações realizadas com o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi realizada a inclusão de Policiais Civis dos Estados e Policiais Rodoviários Federais. Tal participação é inédita na história das missões de paz policiais brasileiras.
A Assessment Mission Service é a avaliação promovida pela UNPOL em um Estado membro que possui interesse em participar com policiais nas missões de paz da ONU. A avaliação tende a ser bienal e é aplicada pela Selection Assistance and Assessment Team (SAAT) da UNPOL. A AMS é obrigatória, e sua conclusão com aproveitamento é um pré-requisito para servir em uma operação de paz e em uma missão política especial.
Os requisitos de competência enquadram-se em cinco (5) subcategorias: conhecimento das missões de paz das Nações Unidas e das normas de policiamento; competências linguísticas; habilidades de condução de veículos; habilidades de manuseio e tiro de armas de fogo; e conhecimentos de informática.
Foi conduzida uma pré-seleção de idiomas, em inglês e francês, em quatro períodos do ano, com a participação de 511 policiais em 51 cidades do Brasil. Tal atividade, que teve o apoio do Centro de Idiomas do Exército, permitiu identificar os policiais com melhor proficiência nos idiomas base da ONU, fator preponderante para o sucesso na AMS.
Apresentaram-se em 8 de dezembro de 2024, 124 policiais, sendo 77 do segmento masculino e 47 do segmento feminino. A avaliação iniciou no mesmo dia com a aplicação dos testes escrito e auditivo de idiomas e seguiu até 13 de dezembro de 2024, passando pelos testes de informática, entrevista, manobra e direção de automóveis, manejo de armamento e tiro.
Foram aprovados 72 policiais, sendo 57 no idioma inglês, 5 no idioma francês e 10 em ambos os idiomas, com 22 policiais do segmento feminino e 50 policiais do segmento masculino. Um efetivo com o dobro de aprovação, em todos os índices de comparação, em relação à AMS 2021.
A AMS/SAAT Brasil 2024 foi coordenada pela Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, com indispensável apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, do Comando Militar do Planalto e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.
Com a aprovação na AMS/SAAT 2024, os policiais fazem parte do Banco de Talentos do Brasil e da UNPOL como habilitados a participar das futuras missões de paz e missões políticas especiais da ONU.
Na madrugada do último domingo (15), um homem de 48 anos, diretor do Departamento de Manutenção das Estradas Rurais (DMER) de Santa Rita do Pardo, foi preso pelos crimes de disparo de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo, desacato e violência doméstica.
Conforme o site Da Hora Bataguassu, a prisão ocorreu após uma operação da Força Tática em conjunto com o pelotão local, que também resultou na apreensão de diversas armas e munições.
O caso teve início quando o Corpo de Bombeiros acionou a polícia, após uma mulher de 29 anos, filha do suspeito, relatar que durante uma desavença em um evento na cidade, o diretor foi até sua residência portando uma espingarda e disparou contra ela. O disparo, porém, não teve sucesso, pois a arma emperrou.
O homem, então, partiu para agressões físicas, ameaçando buscar mais munições em sua propriedade rural para “matar as vítimas”.
Os policiais localizaram o diretor em um sítio, onde ele resistiu à abordagem e insultou os agentes. Durante a busca, foram encontradas munições de calibres .22 e .20, além de uma espingarda artesanal e munições adicionais em sua residência. Informações obtidas com as vítimas levaram os policiais a descobrir mais duas espingardas escondidas em um paiol, incluindo a arma utilizada no crime.
O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes cometidos. As armas e munições apreendidas também foram apreendidas.
Aprovado pela Lei Paulo Gustavo, o curta-metragem “Ponto Final“ está em fase de pré-produção e procura por pessoas que queiram descobrir o mundo audiovisual através da figuração
Pedro é um cara impulsivo e, após ser traído por seu grande amor, decide pegar a estrada e colocar um ponto final na história do casal. Esta é a linha principal que conduz o roteiro de Cadu Xavier. O jornalista e escritor, formado em São Paulo, publicou mais de 20 textos e poemas só em 2024 e promete uma história surpreendente em seu primeiro roteiro cinematográfico.
Mirando festivais nacionais e internacionais, a produção aborda temas de relevante influência social e alto poder de debate, como a normalidade das relações LGBTQIAPN+ e a violência doméstica e passional. Além disso, o roteiro valoriza diversas paisagens, comunidade e contextos diversos de Três Lagoas ao decorrer das cenas.
Com planos de lançar exibições em junho de 2025, a equipe do filme busca agora por pessoas que queiram compor o elenco de figuração. O Produtor Executivo Lucas Spirandeli explica que o projeto busca incluir a maior diversidade possível, por isso qualquer um, com 18 anos ou mais, pode se inscrever. Para isso, devem acessar o perfil @pontofinal.curta no Instagram e seguir as instruções apresentadas até dia 25 de dezembro.
Enquadrado na categoria Curta-metragem Novos Produtores, o projeto recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3.862.000.000,00(três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetosem todo o território nacional.
Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com o whatsapp (67)98444-6769.
O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com o Núcleo de Teatro, apresentou, na sexta-feira, 13 de dezembro, o espetáculo “Click, diversão fora da tela” no Galpão da N.O.B. A peça, com entrada gratuita e classificação livre, trouxe uma reflexão sensível e atual sobre o equilíbrio entre o mundo digital e as brincadeiras tradicionais.
Escrita por Wagner Pincela e Lucas Spirandeli, a história acompanha Tecna, uma pré-adolescente que dedica toda a sua atenção às redes sociais. No entanto, ao lado de sua irmã Cecília e de uma turma inusitada, Tecna embarca em uma aventura fantástica que resgata a importância do brincar e da convivência além das telas.
A Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia informa que concluiu a investigação nesta segunda-feira (16) sobre a prática de crime de peculato, cometido por um ex-servidor da Agência Fazendária (Agenfa) do município.
As apurações tiveram início após a comunicação de vítimas, que relataram terem efetuado pagamentos em espécie ao suspeito para a regularização de débitos de IPVA de seus veículos, mas constataram que os valores não foram repassados ao órgão competente.
Durante as diligências foram ouvidas vítimas e testemunhas, bem como realizadas análises em documentos. O suspeito, identificado como D.R.F (38), foi ouvido pela Polícia Civil e optou por permanecer em silêncio. Durante as investigações, foi constatado que ele forneceu dados de conta bancária pessoal para o recebimento dos valores.
Ressalta-se que uma das vítimas declarou que o suspeito restituiu os valores apropriados posteriormente. A pena pelo crime pode chegar a 12 anos de prisão.
Para reforçar as ações de segurança pública em todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (16), 77 viaturas que serão destinadas para 58 municípios.
O governador Eduardo Riedel e a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) participaram da solenidade realizada no Comando Geral da PM, em Campo Grande.
“Hoje é um dia de celebrar, a bancada federal entendeu essa demanda do Estado, colocando 77 viaturas, através do Ministério da Justiça, que vem para reforçar esse investimento. Dias atrás entregamos 70 viaturas só em Campo Grande, com recursos próprios. Viaturas menores para o trânsito urbano, que responde muito bem aqui em Campo Grande, e dessa maneira a gente vai garantindo que a segurança pública permaneça como uma das melhores do país”, afirmou Riedel.
Fotos: Saul Schramm
Com investimentos que superam R$ 22 milhões, os veículos serão empregados na Polícia Militar, Polícia Civil e na Coordenadoria Geral de Perícias.
“A entrega dessas viaturas, com recursos do Governo Federal, por meio de emendas da bancada de Mato Grosso do Sul, ocorre a pedido do governador, para a segurança pública, que é uma das melhores do Brasil”, disse Simone Tebet.
A diretora do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, Camila Pintarelli, participou da entrega e pontuou sobre a integração entre o Governo Federal e o Estado, na promoção da segurança pública. “O compromisso com a segurança pública é de todos, e se a bancada continuar aportando emendas no Fundo Nacional de Segurança Pública, nós conseguimos executar em tempo recorde. Nossa equipe consegue comprar e entregar. E isso quem sai ganhando é a população de Mato Grosso do Sul, com 77 viaturas que certamente vão fazer a diferença aqui na segurança pública”.
Fotos: Saul Schramm
As viaturas serão destinadas à Polícia Militar (40), Polícia Civil (20) e Coordenadoria Geral de Perícias (17). Os recursos utilizados para a aquisição desses veículos são oriundos de emendas da bancada federal de MS, as quais foram direcionadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para compor o Fundo Nacional de Segurança Pública e retornaram ao Estado. Também serão investidos R$ 2,9 milhões para aquisição de UR (Unidade de Resgate) para o CBBMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul).
No início do mês, durante o lançamento da “Operação Boas Festas”, a Polícia Militar recebeu 70 viaturas para rodar em toda a Capital. Já as entregas desta segunda-feira (16/12) vão beneficiar a população de 58 municípios, entre eles Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, e Corumbá, com foco no municipalismo.
“Essas viaturas vão atender principalmente o interior. Na segunda-feira passada, o nosso governador destinou 70 viaturas para atender Campo Grande e os municípios do entorno. Somado às outras que nós já tínhamos, então são mais de 150 viaturas reforçando o policiamento na Capital, onde se concentra praticamente 38% das ocorrências do Estado. E hoje nós estamos entregando para atender a área rural. O campo merece toda a atenção”, disse o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp).
Os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Eduardo Rocha (Casa Civil), também participaram da entrega juntamente com a senadora Tereza Cristina e o senador Nelson Trad Filho, além de deputados federais e estaduais, e representantes das Forças de Segurança do Estado.
Fotos: Saul Schramm
Fundo Nacional
Nos próximos dois anos, Mato Grosso do Sul contará com mais R$ 30,3 milhões do FNSP, para auxiliar o Governo do Estado na implementação de ações permanentes de combate à violência e ao crime organizado, de acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Moradores do Bairro Laranjeiras, em Cassilândia, enfrentam uma situação de abandono que tem gerado insegurança e insatisfação.
Conforme o site Cassilândia Urgente, nesta segunda-feira (16), denúncias apontaram problemas como matagal, buracos nas ruas e o risco provocado pelo prédio desativado de um posto de saúde.
A praça localizada próxima ao Mercado do Nilo, antes ponto de lazer, está em estado de abandono. Com o mato alto, os bancos de concreto tornaram-se inutilizáveis. “Nem dá para sentar ali. É só mato para todo lado”, reclamou um morador.
Outro problema grave são os buracos nas vias do bairro, que dificultam o tráfego e fazem parte da rotina dos moradores. “Já acostumamos, mas não deveríamos”, comentou uma moradora.
A preocupação com a segurança é ainda maior devido ao antigo prédio do posto de saúde, que está desativado. Segundo relatos de moradores ao Cassilândia Urgente, o local virou ponto de encontro para usuários de drogas, representando risco à comunidade.
Os moradores cobram ações do poder público para revitalizar os espaços, melhorar a infraestrutura e garantir segurança na região.
Na madrugada desta segunda-feira (16), uma mulher foi detida na praça municipal de Bonito, a 297 km de Campo Grande, acusada de comercializar carcaças de animais silvestres transformadas em peças decorativas. Conforme o site Campo Grande News, a ação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após uma denúncia anônima.
A suspeita, cujo nome não foi divulgado, estava com nove crânios de diferentes espécies. Segundo seu relato, as carcaças foram coletadas durante viagens por rodovias do estado de Mato Grosso do Sul. Entre os materiais apreendidos estava um chifre de cervo-do-pantanal, espécie ameaçada de extinção e protegida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
De acordo com a Polícia, as peças haviam sido decoradas para venda. A mulher afirmou que esta era a primeira vez que comercializava os itens como arte. O delegado Diego Sátiro explicou que, devido à pena de até um ano prevista para o delito, a mulher foi liberada após assinar um termo de compromisso, e será instaurado um termo circunstanciado de ocorrência.
Legislação e penalidades
Conforme o artigo 29 da Lei 9.605, é crime vender, expor à venda, transportar ou utilizar produtos de fauna silvestre sem autorização. Já o Decreto 6.514 prevê multa de R$ 500, que dobra em casos de vantagem econômica. No caso desta ocorrência, o valor foi estipulado em R$ 9 mil, baseado no laudo de constatação.
As autoridades reforçam que a comercialização de itens derivados de animais silvestres, além de ser ilegal, contribui para o desequilíbrio ambiental e ameaça a conservação das espécies.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Habitação, realizará, na quarta-feira, 18 de dezembro, a entrega de 64 Títulos de Regularização Fundiária. A cerimônia ocorrerá às 17h, no Paço Municipal. A iniciativa garante o direito de propriedade aos beneficiados, proporcionando também segurança jurídica.
Os imóveis contemplados pertencem aos seguintes conjuntos:
Imperial
Hortênsias
Margaridas
Loteamento Jardim Caçula
SERVIÇO
Local: Paço Municipal Data: 18 de dezembro Horário: 17h
Na madrugada do último sábado (14), entre 3h15 e 3h40, a Polícia Militar de Chapadão do Sul registrou três ocorrências envolvendo direção sob efeito de álcool.
Conforme o site Jovem Sul News, dois homens foram presos e um menor apreendido durante patrulhamento na cidade.
Primeiro caso
Por volta das 3h15, um Fiat/Uno vermelho foi flagrado trafegando na contramão na Rua Dez, no centro. O condutor, de 26 anos, desobedeceu à ordem de parada, tentou fugir em alta velocidade e acabou colidindo contra uma árvore. Sem CNH e com sinais visíveis de embriaguez confirmados pelo teste do bafômetro, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia. O veículo foi liberado para um motorista habilitado e sóbrio.
Segundo caso
Enquanto levavam o primeiro motorista à delegacia, os policiais avistaram uma motocicleta Honda/CG 125 Titan azul, com dois ocupantes, fugindo em alta velocidade. Após uma perseguição, o veículo caiu na MS-306. O condutor, um menor de 16 anos, abandonou a moto e tentou escapar a pé, mas foi capturado. A polícia constatou que ele estava embriagado. O adolescente resistiu à apreensão e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil. A motocicleta foi recolhida ao pátio do Detran.
Terceiro caso
Às 3h40, os policiais flagraram um acidente envolvendo um Fiat/Uno branco e uma motocicleta Yamaha/YBR 150 Factor vermelha, no cruzamento das ruas Doze e Nove, no centro. Após o acidente, o motorista do Fiat/Uno fugiu, mas foi abordado na Avenida Dezesseis, próximo ao Bairro Esperança. O teste do bafômetro confirmou a embriaguez, e ele foi encaminhado à delegacia. O veículo foi removido ao pátio do Detran.
Os casos reforçam a necessidade de atenção às leis de trânsito para garantir a segurança de todos.
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promoveu no último sábado (14) ação no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, em alusão à campanha Dezembro Verde. O objetivo foi conscientizar a população sobre a adoção responsável e combater o abandono e maus-tratos a animais.
Este mês foi escolhido para a campanha por sua proximidade com o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. Criada no Ceará em 2015, a campanha “Dezembro Verde” tem ganhado força em vários estados por meio de ações e leis voltadas à proteção animal. Estatísticas mostram que dezembro é o mês com maior índice de abandono de animais, o que reforça a importância da iniciativa.
Fotos: Samuel Rocha/Setesc
Durante o evento, diversas atividades chamaram a atenção do público, como a atuação do Castramóvel, serviço itinerante que ofereceu microchipagem, testes de leishmaniose e vacinação antirrábica para animais de estimação. Outro momento marcante foi o Desfile de Animais, no qual cães resgatados do abandono subiram a escada rolante do shopping conduzidos por protetores segurando placas de conscientização.
Também foi lançado no evento a Delegacia Virtual Animal, uma funcionalidade no site da Delegacia Virtual Integrada (Devir), que permite aos cidadãos registrarem denúncias relacionadas à proteção animal sem sair de casa. A ferramenta visa facilitar o registro de ocorrências e agilizar as respostas às situações de maus-tratos ou abandono.
Fotos: Samuel Rocha/Setesc
Outras ações incluíram uma feira de adoção de pets, onde animais resgatados encontraram novos lares; orientações sobre cuidados responsáveis com os animais; um encontro com mascotes, promovendo interação e aprendizado; e a vermifugação gratuita oferecida pelo Hospital Vet Saúde.
Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, destacou a importância de realizar o evento em um espaço movimentado como o shopping. “O shopping é um local de lazer onde podemos conversar com muitas pessoas e conscientizá-las sobre a responsabilidade de ter um animal. Quem escolhe adotar deve entender que o animal estará sob seus cuidados e que o abandono é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão. Estar aqui é uma oportunidade de educar a população e reforçar nossa luta contra esse crime”, afirmou.
Fotos: Samuel Rocha/Setesc
Secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também esteve presente e elogiou o trabalho da Suprova. “A Suprova é uma das superintendências mais atuantes da Setesc, e ações como esta são fundamentais para criar consciência sobre o combate ao abandono e aos maus-tratos. Além disso, ver quase todos os animais disponíveis para adoção encontrarem novos lares é emocionante. O trabalho contínuo da Suprova, como a castração em massa prevista para julho e o apoio às protetoras, mostra o comprometimento com uma política pública sólida e efetiva”, comentou o secretário.
O cabo Tiago Santos Martins, da Polícia Militar Ambiental e do Projeto Florestinha, participou do evento reforçando a necessidade de prevenção. “O abandono e os maus-tratos são os crimes mais comuns contra animais domésticos. Muitas vezes, as pessoas adotam sem entender a responsabilidade envolvida. O trabalho de conscientização, como o de hoje, é essencial para evitar novas ocorrências”, afirmou.
Fotos: Samuel Rocha/Setesc
Cristina Pires de Araújo, veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), destacou o impacto das ações realizadas pela instituição. “Recebemos entre 400 e 600 denúncias de maus-tratos por mês. Nosso trabalho inclui visitas educativas e microchipagem, que ajuda a identificar animais e seus tutores, reduzindo os índices de abandono. Em dezembro, começamos a oferecer vagas presenciais para castração gratuita de felinos, com cinco procedimentos diários. É uma iniciativa importante para o controle populacional”, explicou.
A protetora independente Carla Patrícia Marques também participou, ajudando na adoção de animais resgatados. “As protetoras, muitas vezes, acabam acumulando animais pela dificuldade em encontrar adotantes. Este evento é essencial para promover a adoção e oferecer aos bichinhos um lar digno e seguro”, comentou.
Fotos: Samuel Rocha/Setesc
O evento contou com histórias emocionantes, como a de Jennifer da Silva, que decidiu adotar um cãozinho ao visitar o shopping. “Minha filha Cecília se encantou por um cachorrinho, e decidimos levá-lo para casa. Eles precisam de um lar e de cuidados, e para nós é uma alegria adotá-los”, relatou.
Alice Barbosa Diniz, de apenas sete anos, também participou do evento e fez questão de adotar um animal. “Quando olhei, disse: ‘é esse aqui’. Ainda não escolhi o nome, mas acho que adotar é muito melhor que comprar, porque ajuda a tirar o bichinho da rua”, declarou a menina com entusiasmo.
Na noite do último domingo (15), um jovem sofreu ferimentos após cair da motocicleta que pilotava na Avenida Rio Paraguai, em Chapadão do Sul.
Conforme o site Jovem Sul News, o acidente ocorreu próximo à rotatória que divide o Bairro Esplanada V e a Fazenda Pantanal, no cruzamento com a Avenida Mato Grosso do Sul.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista seguia no sentido Campus da UFMS em direção à cidade quando perdeu o controle e caiu. A queda resultou em diversas escoriações pelo corpo, e o jovem relatou sentir dores na região coccígea.
Identificado como M.R.M., ele foi atendido no local pelos Bombeiros e, em seguida, encaminhado ao Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Municipal de Chapadão do Sul. Ele estava consciente e orientado no momento do atendimento.
Um carro foi alvo de 15 disparos na noite do último domingo (15) no Bairro Parque União, em Chapadão do Sul. Conforme o site Campo Grande News, apesar da gravidade do ataque, ninguém foi atingido pelos tiros.
O veículo estava estacionado em frente à residência do proprietário quando, por volta das 23h40, o atirador passou e efetuou os disparos. O morador, que estava acordado no momento, relatou ter se assustado com o barulho dos tiros. Ao sair de casa, encontrou o carro perfurado pelos projéteis.
O morador afirmou desconhecer o motivo do ataque. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências na região, mas, até o momento, não localizou o responsável pelos disparos. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil e está sendo investigado.
Além da precariedade da BR-262, também conhecida como ‘rodovia da morte’, os condutores ainda são imprudentes ao volante. O Perfil News flagrou uma série de imprudências feitas por motoristas durante viagem à Campo Grande
Você, morador de Três Lagoas e região, certamente já viu ou ficou sabendo de algum acidente da BR-262, né? Pois é, o pesadelo parecia que já tinha data definida para acabar, mas vamos entrar no ano de 2025 sem muitas novidades e com estradas precárias.
Com o aumento das atividades das fábricas de celulose, as cidades tiveram um enorme aumento populacional. Com isso, o fluxo de veículos aumentou nas rodovias e sucessivamente os acidentes também. As indústrias investem bilhões e geram economia, mas o Governo precisa se atentar e oferecer suporte nas rodovias do Estado.
LEILÃO ADIADO
O Governo do Estado chegou a anunciar que a concessão de trechos da BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395 seria realizada dia 6 de dezembro, mas o leilão foi adiado após nenhuma empresa se interessar em realizar as obras.
A BR-262 é como uma ‘artéria’ que liga o três-lagoense a várias cidades e Estados. Na região de Três Lagoas, por exemplo, a instalação das fábricas de celulose atraiu milhares de novos moradores, mas não foram feitas melhorias nas estradas, o que causou muitas mortes nas últimas décadas.
O crescimento que as fábricas de celulose trouxeram para o Mato Grosso do Sul é algo inquestionável. Indústrias fazem a economia disparar e atrai milhares de novas pessoas. Com isso, os ‘contos de fadas’ também têm seus vilões e um deles é a BR-262 no Estado.
INDÚSTRIAS
Três Lagoas abriga duas linhas da Suzano e uma da Eldorado. Ribas do Rio Pardo também outra linha da Suzano que entrou em operação em 2024. Uma fábrica da Arauco está sendo construída em Inocência. Uma indústria da Bracell também será feita em Água Clara. Ainda em Três Lagoas, uma nova linha da Eldorado promete ser construída e também as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) devem ser retomadas no próximo ano.
Cada obra dessas citadas acima precisam de milhares de pessoas para serem construídas. Já imaginou o fluxo de veículos nas estradas sem melhorias? Em Ribas do Rio Pardo, por exemplo, o número de carros aumentou 9 vezes mais.
A duplicação da BR-262, foi extremamente cobrada por vários políticos e pela população. Conhecida como ‘rodovia da morte’, liga várias cidades de Mato Grosso do Sul, se tornou foco de acidentes no Estado. A instalação de novas atividades econômicas na região — ligadas ao plantio de eucalipto e fábricas de celulose — influencia o aumento do fluxo de veículos e, consequentemente, o maior número de acidentes.
Há muitos anos a BR-262 (Três Lagoas) e a BR-267 (Bataguassu), que servem como principais trechos de transporte logístico, e sempre foram alvos de reclamações dos motoristas pelos constantes riscos de acidentes. São inúmeros acidentes já registrados em ambas rodovias.
NOVO LEILÃO
O bloco de rodovias que vai para o leilão, sem uma nova data definida, passa por nove municípios do Estado, entre eles Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia. A concessão será de 30 anos, em um trecho de 870 km de rodovias (estaduais e federais).
Compreende os seguintes trechos: MS-040, de Campo Grande a Santa Rita do Pardo (226,3 Km); MS-338, que liga Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395 (60,1 Km); e MS-395, de Bataguassu ao entroncamento com a MS-338 (7,7 Km); além da BR-262, ligando Campo Grande a Três Lagoas (328,2 Km) e BR-267, de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul (248,1 Km).
Nesse pacote estão previstos 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de via marginal e 82 dispositivos, que vão proporcionar mais segurança. Ainda terá a prestação de serviços aos usuários por meio de 50 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego.
A VIDA IMPORTA MAIS QUE O PEDÁGIO
Além das melhorias estruturais, a Rota da Celulose deverá contar com 14 pórticos de pedágio eletrônico (sistema free flow) em vez de praças físicas de pedágio.
A cobrança na BR-262, na BR-267, na MS-040 e na MS-338 está prevista para começar em 2026, com tarifas que variam de R$ 4,70 a R$ 15,20 no primeiro ano para automóveis (há multiplicador de tarifa conforme classe do veículo).
A delegação permite a exploração da rodovia BR-262, no trecho entre a divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, a partir da ponte sobre o Rio Paraná, até o encontro com a BR-163, em Campo Grande, o que compreende 328,2 quilômetros de extensão.
Já o segmento delegado da BR-267 parte da divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, no início da travessia do Rio Paraná até o encontro com a BR-163, em Nova Alvorada do Sul. O equivalente a 248,1 quilômetros de extensão.
O projeto é destinado à adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação dessas rodovias pelos próximos 30 anos. A estimativa de investimento é de R$ 8,8 bilhões.
ESTRUTURA
A concessão também inclui a prestação de serviços aos usuários por meio de 49 veículos operacionais, entre eles ambulâncias, socorro mecânico, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego, apreensão de animais silvestres e Postos de Atendimento ao Usuário.
Conforme os estudos técnicos do projeto, a BR-262 terá pista dupla em sua totalidade entre Campo Grande (intersecção com a BR-163) e Ribas do Rio Pardo (acesso à Suzano Celulose).
Dos 101,73 quilômetros, a maior parte terá duplicação com canteiro central. Só os 22 quilômetros dentro da capital sul-mato-grossense (antes do cruzamento com a linha férrea) terão duplicação com barreiras de concreto New Jersey.
Ribas do Rio Pardo terá 12,165 quilômetros de contorno rodoviário duplicado, para desviar o trânsito de veículos pesados de dentro da área urbana.
Os outros 69% da BR-262 – 226,47 quilômetros entre Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas – receberão 57,57 km de terceira faixa e 21,98 km de acostamentos.
DUPLICAÇÃO DA BR-267
Com total de 248,1 quilômetros, o trecho da BR-267 entre a divisa SP-MS e Nova Alvorada do Sul terá apenas 13,5 km de duplicação, em Bataguassu.
Há previsão de implantação de 73,58 km de terceira faixa no restante da rodovia que continuará com pista simples.
MS-040, MS-338 e MS-395
As rodovias estaduais, também terão alterações em suas estruturas, com a implantação de acostamentos, terceira faixa e postos de atendimento.
ACOSTAMENTOS
327 km na MS-040;
103,62 km na MS-338;
2,68 km na MS-395.
Terceira faixa
103,78 km na MS-040;
14,13 km na MS-338;
800 m na MS-395.
Edificações e dispositivos
4 postos do Serviço de Atendimento ao Usuário;
2 postos da Polícia Militar Rodoviária;
1 Posto de Parada e Descanso.
Viaduto no entroncamento com a BR-163, em Campo Grande.
Já está disponível aos jurisdicionados a partir desta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, o acesso ao sistema e-Sfinge. A interface de programação de aplicativos (API) pode ser acessada através da URL: https://esfinge-online.tce.ms.gov.br/swagger-ui.html.
As telas de extrato, cancelamento, ratificação e outras funcionalidades estão disponíveis no TCE Digital. Os jurisdicionados que ainda não automatizaram o envio, poderão no caso dos módulos “Atos Jurídicos” e “Atos de Pessoal”, fazer o envio manual por meio do TCE Digital, proporcionando uma alternativa à API.
As atualizações de perfis no sistema e-Cjur, essenciais para a operação do e-Sfinge, também já estão disponíveis. É fundamental que o cadastro seja atualizado para garantir o pleno funcionamento e a integração entre os sistemas.
Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados ao Departamento de Informações Estratégicas pelo e-mail: [email protected].
O que é o e-Sfinge
O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) é um conjunto de aplicativos integrados que recebe informações sobre as contas públicas enviadas pelos agentes públicos e consolida dados de gestão em remessas unificadas.
A ferramenta visa modernizar e otimizar os processos de controle externo, permitindo uma gestão ainda mais eficiente dos recursos públicos, facilitando o recebimento de dados enviados pelos órgãos jurisdicionados.
O sistema também emite relatórios automáticos de avaliação e analisa a gestão de cada município e do Estado, ampliando a transparência e a celeridade das informações.
O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (eSfinge), é gerido de forma centralizada e coordenada pelo Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS e tem como diretor, Geanlucas Júlio de Freitas.
Entrega dos instrumentos de doação dos terrenos foi realizada no sábado, dia 14 de dezembro (Foto: Ascom Prefeitura de Bataguassu)
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria Municipal de Habitação e a Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV promoveu no sábado, dia 14 de dezembro, no período da manhã, a entrega dos instrumentos de doação dos terrenos do Loteamento Nova Porto XV, no Distrito de Nova Porto XV.
O evento foi realizado no Centro de Eventos “Bel da Reta A-1” e reuniu autoridades municipais, moradores contemplados e equipe administrativa.
No total, serão entregues 196 termos de doação para os moradores beneficiados no Distrito de Nova Porto XV. Em Bataguassu, outros 736 termos referentes ao Loteamento Amarildo Cruz já foram entregues.
A destinação das áreas é assegurada pela Lei Municipal nº 2.978/2023 alterada pela Lei Municipal nº 3.035/2023 e pelo Decreto Municipal nº 229/2023.
Fotos: Ascom Prefeitura de Bataguassu
Durante o evento, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou que a iniciativa da administração municipal em ofertar lotes para a população é o maior projeto social já realizado na história de Bataguassu.
“Estamos entregando esse documento de doação, que comprova que o terreno é de vocês. O documento garante segurança jurídica de que os terrenos serão preservados”, disse o prefeito.
Akira lembrou que o objetivo da administração municipal sempre foi construir moradias para a população, mas salientou que devido a falta de parcerias com o Governo Federal, por exemplo, não conseguiu viabilizar os projetos habitacionais. “O prefeito não faz nada sozinho. Para construir a casa é necessário parceria tanto do Governo Estadual como do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e não conseguimos esse apoio. No entanto, os terrenos já estão registrados em cartório e em breve será feita a matrícula individual de cada um deles”.
Fotos: Ascom Prefeitura de Bataguassu
O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV (PSDB) lembrou que a partir de uma Emenda de sua propositura na Lei Municipal que garantiu a doação dos terrenos, os solteiros tiveram a oportunidade de participarem da seleção para os terrenos. Maurício ainda parabenizou a iniciativa da administração municipal em realizar a doação.
O subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes, alertou os presentes que devido um problema no sistema, os termos de doação a partir da letra “O” serão impressos e entregues na Subprefeitura, a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, falou sobre o olhar de humanização da atual administração em oportunizar a entrega de terrenos para a população. “Estamos muito felizes de poder entregar esses instrumentos de doação. A moradia é segurança e vocês terão a oportunidade de construir as suas casas”, falou.
Dirce Lima de Oliveira é uma das contempladas com o terreno no Distrito de Nova Porto XV. Ela aprovou a iniciativa da Prefeitura de realizar a doação dos terrenos para os moradores que precisam. “A iniciativa da Prefeitura é importante para os moradores conseguirem acessar o sonho da casa própria. Estou muito feliz por mim e pelos demais moradores contemplados. Assim como várias pessoas, não tenho condições de pagar aluguel e ter a casa própria é um grande sonho”.
Outra contemplada é Natália Batista de Souza, que mora há 20 anos no Distrito de Nova Porto XV em uma residência cedida. Ela achou muito importante a iniciativa da Prefeitura em realizar a entrega dos terrenos. “Estou muito feliz por ter conquistado esse terreno”, falou a moradora.