17.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 753

CRAS/Imasul acolhe filhote de macaco-prego com fratura e inicia cuidados intensivos para recuperação

0
Foto: Imasul

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul, está cuidando de uma fêmea de macaco-prego com idade estimada entre 45 e 60 dias. O animal chegou ao local com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na falange da mão direita. Os cuidados são intensivos, especialmente devido à fragilidade do filhote.

A equipe de veterinários do Hospital Ayty está alimentando o animal a cada três horas, incluindo durante a madrugada, por meio de mamadeiras preparadas pela equipe do CRAS. A fórmula láctea é cuidadosamente balanceada para atender às necessidades nutricionais do animal. Além disso, pequenas porções de frutas maduras já começaram a ser oferecidas, buscando estimular o instinto de mastigação e sugação.

Adaptação e comportamento

Apesar das circunstâncias, a filhote apresenta comportamento típico da espécie. Ela demonstra curiosidade pelo ambiente e reconhece a mamadeira durante a alimentação. Para reduzir a carência causada pela perda da mãe, permanece agarrada a um bichinho de pelúcia durante grande parte do dia, o que lhe proporciona conforto emocional.

Nos últimos dias, a equipe notou avanços significativos: o filhote passou a vocalizar e agora permanece acordado durante o dia, comportamento diferente do início de sua chegada, quando dormia praticamente o tempo todo.

“Cada animal resgatado representa a importância de unir esforços para a conservação de nossas espécies e de seus habitats. Nosso trabalho não termina com o resgate, mas com a devolução à vida livre, sempre que possível”, reforçou André Borges, diretor presidente do Imasul.

“Nosso compromisso é reabilitar cada animal com responsabilidade e carinho, garantindo que estejam preparados para viver novamente em liberdade”, concluiu Aline Duarte, gestora do CRAS.

Cuidados e reabilitação

Por ser muito jovem e ainda apresentar limitações, como a dificuldade em sustentar a cabeça erguida por períodos prolongados e uma locomoção mais lenta, a filhote permanece isolada de outros macacos do CRAS. A medida visa garantir sua segurança e facilitar a recuperação completa.

Os esforços da equipe do CRAS são voltados para reabilitar o filhote, proporcionando-lhe as condições necessárias para um desenvolvimento saudável. A meta, como em todos os casos atendidos pelo centro, é devolvê-lo à natureza assim que estiver plenamente recuperado e preparado para a vida em seu habitat natural.

A veterinária Jordana Toqueto, responsável pelo caso, explicou que a atenção ao bem-estar emocional é tão importante quanto os cuidados físicos. “Esse filhote chegou muito debilitado, mas tem demonstrado um progresso. Estamos cuidando para que ela recupere sua força e autonomia de forma gradual, respeitando seu tempo e suas necessidades”, ressaltou.

Cada filhote que chega ao CRAS é imediatamente recebido por uma equipe comprometida de biólogos, veterinários e zootecnistas, que, com atenção e precisão, os conduzem ao ambulatório. Nesse espaço, suas condições de saúde são avaliadas de forma minuciosa, e o processo de reabilitação começa, marcado pela esperança de devolver esses animais à vida interrompida.

“Nossos esforços demonstram que, com dedicação e carinho, é possível transformar histórias de abandono e sofrimento em histórias de superação e esperança. A recuperação desse filhote é mais uma prova de que a natureza sempre nos surpreende com sua resiliência”, destacou Fernanda Mayer, bióloga do CRAS, responsável pelo setor de filhotes.

Hospital

O Hospital Ayty, vinculado ao Imasul, recebeu este nome inspirado na língua Tupi-Guarani, significando “cuidado” e “acolhimento”. Desde sua criação, a estrutura se consolidou como o maior e mais moderno centro de reabilitação de animais silvestres das Américas, cumprindo seu compromisso de se tornar uma referência em medicina veterinária silvestre e um pilar fundamental na preservação da biodiversidade do Estado.

O hospital não se destaca apenas pela excelência nos cuidados médicos e nutricionais dos animais, mas também pela adaptação dos ambientes conforme as necessidades de cada espécie. Os espaços são cuidadosamente projetados para promover conforto, estimular comportamentos naturais e facilitar a reabilitação, aumentando as chances de uma futura reintegração à natureza.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul

Governo de MS recebe comitiva de Okinawa para estreitar laços culturais e comerciais

0
Foto: Saul Schramm

O governador Eduardo Riedel recebeu nesta quarta-feira (11) uma comitiva de Okinawa, que está em Campo Grande para realizar workshops sobre culinária, esportes e artes marciais. Mais uma oportunidade para estreita os laços culturais e reforçar futuras parcerias comerciais do Mato Grosso do Sul com a província que fica na região sul do Japão.

“A comitiva de Okinawa é muito bem-vinda, pois se trata de uma colônia tradicional no Estado, assim se fortalece os laços culturais entre os povos. Eles fazem parte da história, por exemplo na culinária com o sobá, tão querido pelo sul-mato-grossense”, afirmou o governador, durante a agenda no Gabinete do Receptivo.

Riedel lembrou que pretende fazer uma visita oficial a Okinawa no primeiro semestre de 2025, para tratar da Rota Bioceânica, que vai reduzir em 14 dias a distância de navio até o Japão e mercados asiáticos. “Vamos estreitar estas relações para futuras parcerias comerciais, levando as potencialidades do Estado para Okinawa. Esta integração comercial com a Ásia é muito relevante”, completou.

O chefe da Divisão Internacional de intercâmbio do Departamento de Cultura, Turismo e Esportes de Okinawa, Masashi Yamazato, agradeceu ao governador pela recepção e boa relação com o Estado. “Agradecemos pelo Estado abrir a portas e buscar cada vez mais estreitar as relações. Nesta missão vamos trazer um workshop de esporte, cultura, culinária e karatê, que possa buscar uma aproximação maior entre as pessoas”.

O presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Eduardo Kanashiro, participou do encontro e reforçou este diálogo positivo entre o Estado e a província do Japão. “Vamos dar continuidade aos laços, reforçando este diálogo para que no futuro próximo possam surgir negócios entre Mato Grosso do Sul e Okinawa”.

A comitiva de Okinawa vai realizar workshops em Campo Grande na quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13). Nos dois primeiros dias haverá dois professores para ensinar karatê a crianças da Cidade dos Meninos, em aulas que vão ocorrer na sede da Associação Okinawa de Campo Grande. No último dia (sexta) a oficina será no Senac na área de culinária, onde vão ensinar como fazer o sobá original de Okinawa.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Associação anuncia programação de fim de ano em Brasilândia com diversas atrações

0
Foto: Prefeitura de Brasilândia

O presidente da Aciabra (Associação Comercial e Industrial de Brasilândia), Pedro Neves, revelou, na terça-feira (10), durante uma live com o prefeito Dr. Antonio Thiago, a programação de fim de ano na cidade. As festividades prometem animar a população e movimentar o comércio local.

Entre as atrações, destaca-se a tradicional decoração natalina, que será finalizada até o dia 14 de dezembro.

No dia 21 de dezembro, a Praça Santa Maria será palco da chegada do Papai Noel, com a ação “Natal Solidário”, que ocorrerá das 18h30 às 21h30, oferecendo diversas atividades para as crianças.

Outra grande atração será o Show de Prêmios da campanha “Natal de Amor e Esperança”, que premiará consumidores que realizarem compras no comércio local associado. O sorteio acontecerá no dia 31 de dezembro, na Praça da Pedra.

Para quem deseja participar da Praça de Alimentação, as pré-inscrições para barracas podem ser feitas até 15 de dezembro, com um valor de R$ 250,00, sendo que entidades beneficentes são isentas do pagamento.

E para fechar o ano com chave de ouro, o Show da Virada contará com apresentações musicais de 28 a 31 de dezembro, incluindo bandas locais e DJs, com o encerramento ficando por conta da famosa Banda Santa Ifigênia na virada do ano.

A programação é organizada pela Aciabra, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Brasilândia.

Diretoria de Cultura apresenta o teatro “Click, diversão fora da tela” na sexta-feira (13)

0
Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

Nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h, o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em conjunto do Núcleo de Teatro, apresentam o espetáculo “Click, diversão fora da tela” no Galpão da N.O.B. A peça, com entrada gratuita e classificação livre, propõe uma reflexão sensível e atual sobre o equilíbrio entre o mundo digital e as brincadeiras tradicionais.

Escrita por Wagner Pincela e Lucas Spirandeli, a história acompanha Tecna, uma pré-adolescente que dedica toda a sua atenção às redes sociais. No entanto, ao lado de sua irmã Cecília e de uma turma inusitada, Tecna embarca em uma aventura fantástica que resgata a importância do brincar e da convivência além das telas.

Com nove jovens atores em cena, o espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Teatro ao longo de 2024, que envolveu técnicas de improvisação, voz, corpo e presença cênica. Cada personagem carrega traços da personalidade do ator que o interpreta, o que enriquece ainda mais a apresentação.

Serviço:

  • Data: 13 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Galpão da NOB (anexo ao prédio do Departamento de Cultura, Av. Antônio Trajano, 30)
  • Classificação: Livre
  • Entrada: Gratuita

Menino de 6 anos recebe mais de mil picadas de abelhas após ataque de enxame em MS

0
Foto: Edemir Rodrigues/Subsecom

Um menino de 6 anos foi atacado por um enxame de abelhas e recebeu mais de 1.100 picadas em Sidrolândia, na semana passada.

Conforme o site Campo Grande News, a criança estava com o padrasto em um sítio na região quando ocorreu o ataque. Ambos foram socorridos, e o menino segue internado em estado grave no Hospital Regional, enquanto o padrasto também sofreu ferimentos.

O menino, que se encontra em coma e entubado, conseguiu ser retirado da ventilação mecânica nesta quarta-feira (11).

O médico toxicologista Sandro Benites, do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), destacou que o atendimento rápido foi essencial para salvar a vida da criança.

“Mais de 100 picadas já podem ser fatais em crianças, e em adultos, mais de 500 picadas podem ser letais. Graças ao suporte avançado e atendimento imediato, conseguimos garantir que a criança sobrevivesse, mesmo após receber mais de 1.100 picadas”, afirmou o especialista.

Benites alertou também sobre o aumento de ataques de abelhas entre dezembro e março, período em que as abelhas formam novas colmeias. Em Mato Grosso do Sul, a expansão da plantação de eucalipto tem intensificado essa situação.

A reportagem continua buscando informações sobre o estado de saúde do menino e tentando entrar em contato com a família para mais detalhes.

Polícia Civil participa de reunião do Conselho Interativo de Segurança Microrregional Leste em Três Lagoas

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (DELEAGRO), participou nesta terça-feira, 10/12, de reunião promovida pelo Conselho Interativo de Segurança Microrregional Leste/MS – CONSEG. A unidade policial foi representada pelo delegado titular Mateus Zampieri, que na oportunidade explanou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Especializada. 

Compareceram ao evento representantes de empresas atuantes no ramo da Silvicultura, de Sindicatos Rurais da região, além da Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Militar e PRF, dentre outros convidados. Na ocasião, foram debatidos importantes temas relacionados à segurança pública, especialmente no que diz respeito à prevenção e repressão de delitos em áreas rurais.

Conselho Superior da Polícia Civil aprova criação da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos

0
Foto: PCMS

O Conselho Superior da Polícia Civil, reunido na manhã desta quarta-feira (11) aprovou, por unanimidade, a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), na estrutura organizacional da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A nova Especializada ficará vinculada hierarquicamente ao Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Conforme o texto do decreto, a Delegacia atuará em todo o Estado no intuito de investigar infrações penais praticadas a partir do emprego de meios ou recursos tecnológicos de informação ou do uso da rede mundial de computadores, entre eles, crimes econômicos e patrimoniais e crimes contra a honra e contra a liberdade individual praticados por meio cibernético.

Crimes Cibernéticos

Relatório da Norton Cyber Security, do ano de 2021, colocou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos eletrônicos infectados por ameaças.

De acordo com a análise, mais da metade dos brasileiros (58%), afirmam ter sofrido um crime cibernético em 2021. A estimativa é que 32 bilhões de reais foram perdidos somente no ano passado, já que mais da metade das vítimas de crimes cibernéticos do último ano foi impactada financeiramente.

Os usuários de smartphones e do aplicativo WhatsApp são os mais visados pelos criminosos virtuais. O phishing é a prática mais comum utilizada pelos golpistas e consiste em enviar conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos.

Carlos Eduardo Orácio

Suzano reafirma compromisso com o combate à violência contra a mulher em parceria com o TJMS

0
Foto: Divulgação

Nesta semana, companhia aderiu à campanha #TodosPorElas, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), reforçando as iniciativas de conscientização dos(as) colaboradores(as)

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, reafirmou nesta semana o compromisso público de promover a igualdade de gênero em Mato Grosso do Sul ao aderir à campanha #TodosPorElas. O termo de parceria assinado no início desta semana com Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) na Unidade Ribas do Rio Pardo visa fortalecer as ações de conscientização e apoio às vítimas de violência doméstica no estado.

Para Leonardo Mendonça Pimenta, diretor executivo de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, combater a violência contra a mulher é essencial para a promoção da igualdade de gênero e está diretamente relacionado aos compromissos da Suzano. “Acreditamos que uma sociedade justa se constrói tendo como base o respeito aos direitos básicos de todas as pessoas, principalmente das mulheres e crianças, e aderir à campanha #Todos por Elas vem ao encontro dessa luta por uma sociedade menos desigual. É por isso que a promoção da equidade de oportunidades faz parte das metas de longo prazo da companhia como, por exemplo, de retirar famílias da linha da pobreza”, destaca.

A parceria com a Suzano nas ações de combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes também foi destacada pela desembargadora Jaceguara Dantas. “Ter uma multinacional como a Suzano, uma das maiores do país, apoiando essa campanha é muito significativo, pois mostra a preocupação que eles têm com estes temas que impactam a sociedade como um todo e, mais do que isso, são ações concretas que realmente alcançam resultados”, afirma, acrescentando: “A violência contra a mulher é uma questão que afeta todo o mundo. Nós não podemos normalizar a violência, muito menos o feminicídio, que é a forma mais grave da violência doméstica e que tira o bem mais importante que nós temos, a vida”.

De acordo com Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a adesão da Suzano à campanha é mais uma oportunidade de fazer a diferença para a transformação social local. “A promoção da equidade de gênero e o respeito aos direitos fundamentais das pessoas permeiam todas as nossas operações, tanto que temos um programa específico chamado Agente do Bem voltado somente para a conscientização do nosso time. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós, se for bom para o mundo’ e aderir a esta campanha do Poder Judiciário em prol do combate à violência contra mulheres é colaborar para a construção de um futuro melhor, e mais seguro, para nosso time de colaboradoras, para as famílias dos nossos colaboradores e para a sociedade como um todo”, reforça.

Cooperação estratégica

Desde 2022, a Suzano e o TJMS têm um acordo de cooperação que desenvolveu uma colaboração estratégica para atuar preventivamente em temas que envolvem a violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Essas iniciativas resultaram em mais de 87,2 mil interações realizadas e 1,1 mil ações desenvolvidas no combate à violência, das quais mais de 430 focaram na violência contra a mulher.

Por meio da peça teatral “Vozes”, a campanha #TodosPorElas já vinha sendo divulgada nas unidades da Suzano em Mato Grosso do Sul. Ao longo de 2024, a ação contou com 17 apresentações na empresa, sensibilizando mais de 4 mil colaboradores. Com a ação de capacitação realizada nesta semana, cerca de 200 colaboradoras da Suzano foram apresentadas à ferramenta de medidas protetivas online e receberam orientações sobre o uso da plataforma ConectaJus Mulher, além de informações sobre canais de denúncia, como o Ligue 180.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br

Carro parte ao meio e outro capota em colisão na BR-163, em MS

0
Foto: Reprodução/Portal iTudo

Uma colisão entre dois carros deixou duas pessoas feridas na BR-163, em Mundo Novo, a 463 quilômetros de Campo Grande, no fim da manhã desta quarta-feira (11).

Conforme o site Midiamax, o acidente ocorreu no acesso ao município de Japorã, quando um veículo modelo Corolla colidiu contra uma SW4.

Após o impacto, o Corolla partiu ao meio, enquanto a SW4 capotou, parando a alguns metros de distância. As duas vítimas, ainda não identificadas, foram socorridas pela CCR MSVia, empresa responsável pela administração da rodovia.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas para apurar as causas do acidente.

Bombeiros são absolvidos após acusações de perturbação e abandono de posto em Cassilândia

0
Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

Três soldados do Corpo de Bombeiros, presos em maio do ano passado por perturbação do sossego e abandono de posto enquanto estavam de serviço em Cassilândia, foram absolvidos pela Justiça na última segunda-feira (9).

Mas segundo divulgou o site Midiamax na terça-feira (10), os militares, em estágio probatório, estavam na cidade para realizar vistorias, combate a incêndios em vegetação e reconhecimento da área.

No entanto, segundo a denúncia, abandonaram o posto para participar de um baile, retornando ao hotel onde estavam hospedados durante a madrugada, causando transtornos aos hóspedes e funcionários.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a absolvição ocorreu devido à falta de provas suficientes para condenar os envolvidos. O documento menciona “ausência de prova da existência do fato”, “não constituir o fato infração penal” e “não existir prova suficiente para a condenação”.

O caso

O episódio ocorreu no dia 27 de maio de 2022. Os soldados, oriundos de Paranaíba, Chapadão do Sul e Aparecida do Taboado, foram a um baile da terceira idade usando uma viatura oficial, estacionada próximo ao local, e vestidos à paisana. Após duas horas no evento, retornaram ao hotel na madrugada do dia 28, acompanhados por uma mulher e um homem.

No hotel, o grupo teria feito algazarra, perturbando os hóspedes com gritos e comportamentos inconvenientes. Testemunhas relataram que os bombeiros pareciam embriagados. O homem que os acompanhava foi acusado de tratar os funcionários do hotel com grosseria.

A Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar, a mulher já havia deixado o local. Os bombeiros foram presos e, posteriormente, liberados após audiência de custódia.

Agora absolvidos, os militares não enfrentarão mais as acusações relacionadas ao incidente.

Trabalho com a primeira infância do TCE-MS é referência para o Brasil

0
Foto: TCE-MS

O conselheiro substituto do TCE-MS, Célio Lima de Oliveira, participou na terça-feira (10), de um webinário com integrantes do Comitê Intersetorial da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, da Casa Civil da Presidência da República. O conselheiro apresentou a experiência do Tribunal de Contas com o trabalho de orientação aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), com especial destaque ao portal criado na internet para monitoramento das etapas dos planos. Ele destacou também a importância da inclusão da primeira infância nos instrumentos de planejamento orçamentário dos municípios – PPA, LDO e LOA.

O assessor da vice-presidência de relações político-institucionais da Atricon, Léo Arno Richter, elogiou o modelo de trabalho adotado no Mato Grosso do Sul, por considerar a agenda transversal e a intersetorialidade na primeira infância, tanto no PMPI como no próprio orçamento público. “Pensar de forma intersetorial é bastante difícil e por isso sou fã desse modelo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul por esse pensar nas ações transversais”.

Opinião compartilhada pela representante da Casa Civil da Presidência da República, Carolina Pereira Tokarski. “É realmente muito interessante essa experiência de Mato Grosso do Sul. Com certeza vai inspirar nossa atuação”.

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, ressaltou que a questão da intersetorialidade é uma preocupação que vai continuar sendo prioridade agora durante o processo de monitoramento e acompanhamento dos PMPI’s. “A nossa experiência servir de inspiração é muito gratificante. Só esse feedback deles já é um reconhecimento. O doutor Leo Richter disse que ficou encantado como a gente tem trabalhado a primeira infância e como organizamos todo o processo para chegar nos objetivos. É como se estivessemos colhendo os frutos de todo o trabalho que executamos e serve de avaliação e certificação do nosso caminho, das metodologias, da maneira como estamos trabalhando”.

Comitê Intersetorial da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância

O comitê, instituído em 10 de outubro de 2024 pela Casa Civil da Presidência da República, é responsável pela coordenação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil no Brasil.

Formado por 15 ministérios, quatro representantes da sociedade civil e membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Comitê tem como finalidade  a definição de atribuições e ações prioritárias para garantir o pleno desenvolvimento das crianças, estabelecendo uma atuação integrada entre diferentes ministérios.

Fazem parte do Comitê: Casa Civil da Presidência da República (preside o órgão); Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério da Educação; Ministério da Saúde; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério da Cultura; Ministério do Esporte; Ministério das Mulheres; Ministério da Igualdade Racial; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério da Fazenda; Conanda e CDESS; além de 4 representantes da sociedade civil.

Planejamento e atuação eficiente garantem proteção do bioma Pantanal durante todo o ano

0
Foto: Bruno Rezende

Para acessar as áreas atingidas pelos incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) manteve um planejamento logístico e de atuação eficiente, que garantiu a efetividade do trabalho realizado durante todo o ano.

“Nós sabíamos desde o começo que seria um ano atípico e nos preparamos para isso e a grande inovação foram as bases avançadas. Foi muito difícil, mas foi a grande diferença para esta temporada. Saímos vitoriosos com certeza, porque as previsões eram bem piores que 2020, que foi a comparação que sempre foi feita, quanto a escassez de chuva, nível do Rio Paraguai, tivemos a pior seca da história, e mesmo assim tivemos muito menos área queimada. Vamos melhorar ainda mais a nossa logística com as bases avançadas, além da questão da segurança dos nossos militares. Tudo já está sendo planejado para o ano que vem”, explicou o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do CBMMS.

Para a próxima temporada, a instalação das bases avançadas em 13 diferentes regiões do bioma, uma das principais ações desenvolvidas na Operação Pantanal 2024, será mantida. O trabalho foi essencial para a atuação eficiente e ainda garantir resposta rápida em caso de incêndios florestais em locais de difícil acesso.

“Eu estava aqui gravando com o secretário estadual de segurança. Secretário, gostaria que o senhor falasse dessa troca de comando que muda, né, daqui pra frente de conferência. Olha, primeiro a gente usou a Tatiana num momento de crise. Ela mostrou total competência liderando, sendo um exemplo de eficiência, de dedicação. Cumpriu a missão dela e agora vai pra uma nova missão desafiadora, mas deixa um legado pra nós todos. É proteger o meio ambiente, é muito importante.”

“Mato Grosso do Sul tem o bioma Pantanal e outros, como Mata Atlântica e o Cerrado, onde as mudanças climáticas têm atuado de uma forma muito contundente. E dar uma pronta resposta, uma satisfação para a população, entregar bons resultados, é essencial”, afirmou o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp).

Além das bases avançadas, os bombeiros acessaram áreas com incêndios florestais em lugares remotos do Pantanal, por terra, água e ar. A travessia de balsa pelo Rio Paraguai e os demais que formam o bioma, foi constante para a realização do trabalho de combate às chamas, e a equipe de comunicação do Governo do Estado acompanhou um desses deslocamentos, no dia 23 de junho. Na ocasião o grupo de bombeiros militares seguia para uma missão na área conhecida como Maracangalha, e além do trabalho em solo também recebeu reforço aéreo com o apoio de uma aeronave air tractor.

O sargento Elcio Matheus Barbosa, especialista em combate a incêndio florestal, participou da missão e falou sobre as dificuldades encontradas no dia a dia do trabalho de contenção e extinção das chamas. “A região do Pantanal, por ser bastante extensa, a gente tem uma dificuldade de locomoção muito grande. Os acessos são difíceis, principalmente por causa da vegetação, que é bastante intensa, e muitas vezes não conseguimos acesso ao fogo”.

Mesmo em meio as dificuldades do trabalho realizado no Pantanal, seis meses atrás, o sargento Matheus já pontuava sobre a motivação para atuar no combate aos incêndios. “O motivo é a sensação do dever cumprido, a sensação de proteger o meio ambiente. Além de tudo, nós somos profissionais e seres humanos. A gente vê o Pantanal rico, um bioma tão fantástico, a fauna que é a coisa mais linda. Para mim, o significado do Pantanal é vida”, disse um dos “anjos do Pantanal”, como os bombeiros são chamados pelos pantaneiros.

Na manhã desta quarta-feira (11), durante a divulgação dos dados relativos ao fechamento da Operação Pantanal e a passagem do cargo da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental), o sargento e o cabo Luiz Carlos Muller que também esteve em diferentes regiões do bioma, avaliaram o trabalho realizado durante o ano de 2024.

“A gente sabe a dimensão que o nosso Pantanal tem. E o contato direto com o fogo, a gente requer uma certa experiência e a gente precisa de todo suporte, tanto de pessoas, quanto alimentação, lugar para ficar. Foi bastante cansativo, algumas noites nós tivemos que ficar a maior dificuldade foi essa. Mas o Corpo de Bombeiros fez um trabalho muito bom”, disse o sargento Matheus.

“Dentro da missão, nós conseguimos proteger o meio ambiente e as comunidades. A gente andou muito dentro do Pantanal, vimos comunidades totalmente isoladas. Uma família, vendo que o fogo estava chegando, e tivemos que abandonar o combate para tirar a família”, disse o cabo Muller.

A tenente-coronel Tatiane Inoue, que atuou como diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais no Estado, e deixou o cargo hoje (11), também pontuou sobre o sucesso da Operação Pantanal 2024.

“É uma sensação de deve cumprindo, foram muitos desafios, mas olhando tudo que a gente conseguiu evoluir em pouco espaço de tempo com a ajuda de muitos, é gratificante. Mato Grosso do Sul tem uma política bem organizada em direção ao compromisso assumido pelo Estado de neutralidade de emissão de carbono até 2030 e isso a gente vê concretamente na corporação com investimentos e capacitação do nosso pessoal. O Estado é referência pela construção de cada um, com vários órgãos trabalhando juntos”.

Para 2025, a DPA já realiza o planejamento das ações de combate. “Nosso planejamento é dar continuidade às ações que nós vimos que foram efetivas. Como um exemplo positivo, a gente viu a situação das bases no Pantanal que nós devemos manter, são diversas bases no Pantanal para que efetivamente exista a presença do Estado nos locais e que a resposta seja muito mais eficaz quando aconteceu o incidente”, afirmou o major Eduardo Teixeira, sub-diretor da DPA.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Mato Grosso do Sul pode sediar COP da ONU para conservação de espécies migratórias de animais silvestres

0
Foto: Saul Schramm

O Estado de Mato Grosso do Sul foi indicado para sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres da ONU (Nações Unidas). Uma comitiva, composta por integrantes da Convenção sobre Espécies Migratórias, das Nações Unidas, juntamente com técnicos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, se reuniu com o governador Eduardo Riedel nesta quarta-feira (11).

No encontro, Riedel apresentou ao grupo os potenciais, estruturas e relevâncias do Estado para sediar o evento mundial, previsto para acontecer em março de 2026, em Campo Grande.

Para o governador, a realização do evento mostra a relevância que Mato Grosso do Sul tem no cenário mundial, o compromisso do Governo em estabelecer políticas de preservação e conservação de seus biomas e espécies animais, incluindo o Pantanal, além do desenvolvimento sustentável e do empenho em se tornar um Estado carbono neutro.

Membros da COP, inclusive, a secretária executiva da CMS COP (Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres), Amy Fraenkel, e integrantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima estão visitando em Campo Grande diversas estruturas e equipamentos do Governo do Estado que podem servir para a organização do evento. O anúncio da próxima sede da COP15 será feito em janeiro do ano que vem. A expectativa é que a COP15, em Campo Grande, atraia mais de 6 mil pessoas de todo o mundo.

A reunião foi acompanhada pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Arthur Falcette. 

A última reunião da CMS COP aconteceu no Uzbequistão, em fevereiro deste ano, e com o tema “A Natureza Não Conhece Fronteiras”.

O Pantanal sul-mato-grossense está entre os biomas brasileiros que recebem aves migratórias como a águia-pescadora, originária da América do Norte, e a ave talha-mar que viaja pela América do Sul, buscando abrigo no Pantanal.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Vereador é preso por xingar colega com frase racista na Câmara Municipal de Carapicuíba (SP)

0
Foto: Instagram

Na manhã da última terça-feira (10) , o vereador João Naves (PSB), de Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi preso em flagrante após proferir ofensas racistas contra o vereador Bruno Marinho (PT) dentro da Câmara Municipal.

Segundo Bruno Marinho, durante uma discussão na sala de reunião, João Naves o chamou de “preto safado” na presença de outros vereadores. O petista deu voz de prisão ao colega, que foi confirmada por policiais.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Carapicuíba, onde João Naves, de 67 anos, permanece detido. O crime de injúria racial é inafiançável e prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Naves passará por uma audiência de custódia para determinar a continuidade de sua detenção. Segundo o site Metrópoles, em nota, a Câmara Municipal de Carapicuíba informou que os fatos estão sendo apurados, pois ocorreram fora do Plenário, e aguarda um parecer judicial para definir os próximos passos.

A Casa reiterou que não compactua com manifestações racistas ou preconceituosas. A assessoria de João Naves não se manifestou.

Bombeiros são homenageados por resgate de vítimas de soterramento em Santa Rita do Pardo

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Na noite da última segunda-feira (9), os sargentos Luiza Simões e Paolo Jolo, do Corpo de Bombeiros Militar, receberam uma moção de congratulações e elogios em reconhecimento à atuação exemplar no resgate de vítimas de soterramento.

Conforme divulgado na terça-feira (10) pelo site Da Hora Bataguassu, a homenagem foi aprovada por unanimidade durante uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Santa Rita do Pardo, destacando a relevância do trabalho dos militares para a comunidade.

O resgate ocorreu em 24 de novembro, na Fazenda Tamanduá Bandeira, a 50 km do município. Dois trabalhadores foram soterrados enquanto cavavam um poço artesiano. A operação exigiu grande preparo técnico e prioridade na segurança, especialmente devido à presença de um caminhão perfuratriz de 22 toneladas.

O primeiro resgate foi realizado ainda na noite de domingo, quando Ederson, uma das vítimas, foi salvo e encaminhado ao hospital local. O corpo da segunda vítima só foi retirado na manhã do dia seguinte, após horas de esforço contínuo e risco de novos deslizamentos.

O comandante da unidade, Tenente Escobar, elogiou o heroísmo e a competência técnica dos sargentos, afirmando que o reconhecimento da Câmara reforça a valorização desses profissionais. Ele ressaltou que a homenagem é um lembrete da importância do Corpo de Bombeiros em operações de alto risco e na preservação de vidas.

Stand Up Comedy com Alexandre Porpetone é destaque na programação do “Nosso Natal” em Aparecida do Taboado

0
Foto: SBT

Como parte da programação do “Nosso Natal”, promovido pela Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, o humorista Alexandre Porpetone fará uma apresentação especial no próximo sábado (14).

Conforme o site Costa Leste News, o Stand Up Comedy será realizado na Praça da Matriz, com início às 20h, e será aberto ao público.

Alexandre Porpetone é amplamente reconhecido por suas imitações de celebridades, especialmente do universo esportivo e político. O humorista também se destaca por sua atuação no rádio e na TV, com participações marcantes no programa A Praça é Nossa, do SBT.

Além do show de humor, a programação do dia contará com praça de alimentação e a presença do Papai Noel em dois horários: das 9h às 12h e das 19h às 23h, garantindo diversão para toda a família.

Governo Lula pede respeito ao direito internacional após queda do ditador sírio Bashar al-Assad

0
Foto: Roosewelt Pinheiro/EBC.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou recentemente uma nota apelando ao respeito ao direito internacional humanitário em meio aos desdobramentos da queda de Bashar al-Assad, ex-presidente da Síria.

Assad é acusado de comandar um regime responsável por meio milhão de mortes e violações de direitos humanos ao longo de mais de uma década de guerra civil no país.

Em 2010, Assad, já apelidado de “carniceiro de Damasco” devido às denúncias de brutalidade contra a população, recebeu do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o Gran-Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo Brasil a chefes de Estado.

A política externa brasileira, frequentemente voltada ao alinhamento com regimes “antiamericanos” como os da China, Cuba, Venezuela, Irã e Rússia, tem sido alvo de críticas por ignorar supostas atrocidades em nome de posicionamentos ideológicos, segundo análise da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Após a queda de Assad, o Itamaraty expressou preocupação com possíveis represálias contra diplomatas brasileiros por parte de setores da população síria que associam o apoio do governo brasileiro ao regime de Assad. Mesmo sem registros de conflitos diretos envolvendo brasileiros, o governo optou por orientar a retirada dos diplomatas do país.

Durante o governo Assad, mais de 5 milhões de sírios, em sua maioria sunitas, foram forçados a deixar o país devido a perseguições e intensos combates. Após anos de sofrimento, o líder perdeu o controle do país e enfrenta o julgamento da história como símbolo de um regime marcado por execuções em massa e deslocamentos forçados.

Unidade Móvel do Hospital do Amor inicia atendimentos em Aparecida do Taboado

0
Foto: Reprodução/Costa Leste News

Nesta terça-feira (10), iniciaram os atendimentos na Unidade Móvel do Hospital do Amor, localizada em frente ao Postão, em Aparecida do Taboado.

Conforme divulgado pelo site Costa Leste News, a unidade está realizando exames de mamografia e preventivo (Papanicolau) para mulheres em diferentes faixas etárias:

  • Papanicolau: Mulheres de 25 a 64 anos, com intervalo de 1 ano desde o último exame.
  • Mamografia: Mulheres de 40 a 49 anos, com intervalo de 1 ano; e mulheres de 50 a 69 anos, com intervalo de 2 anos.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, ressaltou a importância dos exames para o diagnóstico precoce de doenças e destacou que a localização estratégica da unidade móvel facilita o acesso das mulheres aos serviços.

“Após a coleta, os exames são enviados para análise, e os resultados são encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de alterações, providenciamos o encaminhamento imediato e garantimos suporte integral às pacientes ao longo de todo o tratamento necessário”, afirmou Daiane, enfatizando a importância da adesão ao programa preventivo.

O objetivo é promover a saúde e prevenir doenças por meio do acesso fácil e gratuito a exames essenciais. Os atendimentos continuarão até quinta-feira, dia 12/12.

Programas da segurança pública de MS conquistam três premiações pelo Consórcio Brasil Central

0
Foto: Comunicação Sejusp

O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública 2024, realizado pelo Consórcio Brasil Central reconheceu três iniciativas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul como as melhores do estado, ocupando os primeiros lugares na categoria “Vencedores por ente consorciado: o impacto das boas práticas”. Essa categoria destaca projetos inovadores que demonstram a originalidade, dedicação e excelência dos servidores públicos da região.

Programas da segurança pública de MS conquistam três premiações pelo Consórcio Brasil Central

1º Lugar: Expedição de Educação Ambiental no Pantanal

Expedição de Educação Ambiental está em sua 9ª edição é uma iniciativa do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

O projeto leva educação ambiental às comunidades ribeirinhas do Pantanal, percorrendo mais de 700 km pelo Rio Paraguai. Além disso, promove atendimentos sociais em parceria com diversas instituições, como a ACAIA PANTANAL, IASB, ECOA, IHP, SOS Pantanal, Prefeitura de Corumbá, Secretaria de Educação do Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho, Grupamento de Policiamento Aéreo/PMMS, Projeto Florestinha – BPMA e Chalana Esperança.

Em 2024, a expedição alcançou resultados expressivos, fortalecendo a consciência ambiental e ampliando a assistência social na região. A iniciativa foi inscrita no prêmio pelo Major Diego da Silva Ferreira Rosa (idealizador), a cabo Kennia Bethânia de Moura Oliveira e o capitão PM Valente.

Programas da segurança pública de MS conquistam três premiações pelo Consórcio Brasil Central

2º Lugar: Programa Mulher Segura Indígena

O Programa Mulher Segura Indígena, implementado pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, é um marco no policiamento humanizado e de proximidade em comunidades indígenas.

Desde 2023, o programa atua nas aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas em Dourados e Itaporã. O objetivo é combater a violência de gênero e promover a segurança das mulheres indígenas.

A iniciativa tem sido amplamente elogiada pela criação de laços de confiança entre as comunidades e as forças policiais, além de oferecer um modelo integrado e eficaz para enfrentamento da violência. O projeto foi inscrito no prêmio pelo Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Samuel Castilho de Aragão, pelo Comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Nelson Vieira Tolotti e pela Coordenadora Estadual do Programa Mulher Segura, 2° tenente Denise Martins Castro Rosa.

Programas da segurança pública de MS conquistam três premiações pelo Consórcio Brasil Central

3º Lugar: Guardiões da Inocência – Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

Liderado pela Capitã da PM Bruna Carla, o projeto Guardiões da Inocência foi lançado em maio de 2024, no município de Bonito. A iniciativa promove palestras educativas em escolas para conscientizar crianças e adolescentes sobre prevenção ao abuso sexual infantil.

O projeto já realizou atividades em Bonito, no distrito de Águas do Miranda, no Assentamento Guaicurus e em Bodoquena, abrangendo também localidades da Rota Bioceânica. A abordagem tem alcançado sucesso ao fortalecer a proteção infantil na região.

Programas da segurança pública de MS conquistam três premiações pelo Consórcio Brasil Central
Foto: Comunicação Sejusp

A premiação

O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública reconhece projetos inovadores e impactantes desenvolvidos por servidores públicos das unidades federativas que compõem o Consórcio Brasil Central — Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

A edição de 2024 recebeu 174 inscrições, consolidando-se como a maior desde sua criação em 2019. Além de prêmios em dinheiro e certificados, os vencedores participarão de uma cerimônia oficial prevista para o primeiro trimestre de 2025.

Comunicação Sejusp

Hoje (11) é o último dia para se deliciar com as comidas do “2º Festival de Comidas de Feira”

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Hoje, quarta-feira, 11 de dezembro, é o último dia para aproveitar as delícias do “2º Festival de Comidas de Feira”, que oferece uma variedade de pratos típicos a preços acessíveis. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), por meio da Diretoria de Turismo, em parceria com a Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

O festival é uma das atrações comemorativas ao aniversário de três anos da Feira Central Turística de Três Lagoas, com o objetivo de oferecer comidas típicas a preços mais acessíveis, permitindo que os consumidores desfrutem de diversas opções por um valor justo.

O cardápio conta com uma grande diversidade de opções, como torresmo de rolo, pastéis, espetinhos, porções de carne de porco e peixe frito. Também há culinária árabe e japonesa, além de marmitas, macarrão na chapa e pratos típicos como arroz carreteiro e baião de dois. Para quem prefere um lanche rápido, opções como sanduíches com creme de alho, batata recheada e hot dog também estão disponíveis. E, para completar, não faltam doces, sorvetes e o clássico chopp.

Todos os pratos estão sendo vendidos com preços tabelados e acessíveis: R$ 7, R$ 10 e R$ 15.

Os feirantes da Praça de Alimentação participam do festival de forma gratuita. Vale lembrar que a feira funcionará normalmente em seus horários habituais: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 22h, e aos sábados, das 5h às 12h.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.