Mais de 470 famílias de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, e mais de 800 em Paranaíba podem se cadastrar para receber a nova parabólica digital.
Conforme o site Costa Leste News, a Siga Antenado está realizando o agendamento para a instalação gratuita dos kits na cidade.
Para se inscrever, é necessário atender a alguns requisitos: estar inscrito em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir uma parabólica tradicional instalada e funcionando na residência.
No Mato Grosso do Sul, a previsão é atender cerca de 55 mil famílias com a instalação da nova parabólica digital. Até o momento, mais de 38 mil kits já foram distribuídos em todo o estado por meio da Siga Antenado.
A troca é essencial porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Aqueles que não realizarem a substituição não conseguirão mais assistir à TV.
Todo o processo, desde o agendamento até a instalação do kit, é gratuito. Para verificar se têm direito à nova parabólica digital, os moradores devem entrar em contato com a Siga Antenado através do número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, informando o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social).
A Siga Antenado é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pelas digitais em residências de famílias de baixa renda. Já foram instalados mais de 4,3 milhões de kits em todo o Brasil.
A nova parabólica digital oferece vantagens como melhor qualidade de imagem e som, além de mais de 80 canais gratuitos, incluindo programação regional.
O programa Nota MS Premiada divulgou nesta quarta-feira (11) o calendário de sorteios para o ano de 2025. Para concorrer basta pedir o registro do CPF na nota fiscal em qualquer compra que fizer dentro do Estado. São R$ 300 mil em prêmios por mês para população sul-mato-grossense.
Os sorteios, que são realizados com a utilização dos números sorteados em concurso da Mega-Sena pela Caixa Econômica Federal, ocorrem uma vez ao mês com notas fiscais emitidas durante todo o mês anterior.
Para participar, basta identificar o número da inscrição do CPF no documento fiscal gerado após as aquisições de mercadorias ou bens em estabelecimentos localizados exclusivamente em Mato Grosso do Sul.
Os ganhadores da sena levam o valor estimado em R$ 100 mil, enquanto os sorteados na quina dividem R$ 200 mil. Caso as seis dezenas não sejam sorteadas, o prêmio maior acumula ao valor de R$ 200 mil e os R$ 300 mil totais são divididos entre os contemplados pela máquina.
A gerente do Detran de Água Clara, Luciene Ferreira, alertou, na última terça-feira (10), os usuários sobre um novo golpe que está circulando em todo o país.
De acordo com ela, mensagens de texto fraudulentas estão sendo enviadas, direcionando as vítimas para sites falsos que solicitam dados pessoais.
Essas mensagens alegam que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do usuário foi suspensa ou cassada.
Atenção: É GOLPE! O Detran não envia esse tipo de mensagem. Caso receba um comunicado como esse, ignore e denuncie imediatamente.
As obras de reformas, ampliações e entrega de equipamentos em 4 unidades, beneficiam diretamente 1,5 mil estudantes
O Governo do Estado, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), investiu R$ 25,4 milhões em reformas e equipamentos para 4 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do município de Anastácio, beneficiando diretamente 1,5 mil estudantes.
Participaram das entregas o secretário estadual de Educação, Helio Daher, o secretário adjunto Sérgio Luiz Gonçalves, além do vice-governador, José Carlos Barbosa, o “Barbosinha”, o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o secretário adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Junior e o prefeito Nildo Alves. Os investimentos foram feitos nas escolas Carlos Drummond de Andrade, Maria Corrêa Dias (cívico-militar), Guilhermina da Silva (indígena) e Carlos Souza Medeiros.
Escola Estadual Cívico Militar Maria Corrêa Dias (Fotos: Thais Davis)
“Os investimentos que entregamos em Anastácio são a prova concreta do compromisso do Governo do Estado com a transformação da educação pública em Mato Grosso do Sul. Não estamos falando apenas de reformas estruturais, mas de um modelo de gestão que prioriza a qualidade do ensino e o bem-estar de nossos estudantes e profissionais da educação”, afirmou o vice-governador Barbosinha.
Ele destacou que os investimentos nas quatro escolas refletem a meta de proporcionar ambientes modernos, acessíveis e equipados para atender às demandas da sociedade, beneficiando diretamente quase 1,5 mil alunos. “Esses R$ 25,4 milhões aplicados aqui representam mais do que números: são oportunidades e esperança para as futuras gerações”, completou.
Escola Estadual Cívico Militar Maria Corrêa Dias (Fotos: Thais Davis)
Além do investimento financeiro, Barbosinha relata também que “a prioridade é implementar políticas públicas que transformem a realidade educacional do Estado. Reformar e equipar as escolas é essencial, mas garantir que essas unidades sejam um espaço de formação humana e cidadã é o que realmente faz a diferença. Este trabalho é resultado de um esforço coletivo entre o Governo, a comunidade escolar e os gestores locais”.
O secretário estadual de Educação, Helio Daher, relata que “com a reforma e ampliação, as quatro escolas da rede estão prontas, para que nossos estudantes, professores, coordenadores, administrativos tenham conforto necessário e todas condições para receber e transmitir uma educação de qualidade”.
Escola Carlos Souza Medeiros (Fotos: Thais Davis)
Também ponderou que o governo Eduardo Riedel acredita que o maior investimento que o Estado pode realizar no futuro das pessoas é investindo na Educação. “Hoje são 62% de escolas em período integral nos 79 municípios de MS, como aqui em Anastácio, recebendo todo nosso carinho e atenção”, menciona.
Helio Daher lembrou da parceria que a Escola Maria Corrêa Dias tem com a Polícia Militar. “É importante a presença da PM, os resultados estão satisfatórios e a parceria é crescente. São 4 unidades Cívico Militar em MS, 2 com PM e 2 com Bombeiros. Além da reforma, a escola recebe ainda ônibus, um espaço para os policiais na escola, pois entendemos que o resultado é certeiro quando trabalham com condições e conforto, ou seja, a valorização do servidor, a obra, o equipamento, a capacitação do servidor, o salário, tudo aquilo que o Estado entende necessário para entregar uma Educação de qualidade”.
Escola Carlos Souza Medeiros (Fotos: Thais Davis)
O valor investido nas unidades faz parte de um total de R$ 320 milhões em reformas já finalizadas em todo o Estado, que se somam aos mais de R$ 400 milhões ainda em execução.
“Hoje é um dia de agradecimentos, muito feliz pela contemplação das unidades escolares da Rede Estadual de Anastácio pelos mais de R$ 25 milhões de investimentos. Contente pela parceria com Governo de Estado, hoje é o reflexo do sucesso da parceria, onde as obras, ônibus e equipamentos não beneficiam apenas os mais de 1.500 estudantes, mas toda comunidade de Anastácio”, enfatiza prefeito Nildo Alves.
Escola Carlos Drummond de Andrade (Fotos: Thais Davis)
Escola Carlos Drummond de Andrade
Direcionada pela professora Rosenir de Souza Albres, atende 161 estudantes matriculados em turmas que vão do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, todas em período integral.
A unidade recebeu serviços de reforma geral e ampliação, contemplando adequação da edificação às normas vigentes de acessibilidade, proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, no montante de R$ 10.2 milhões de investimentos, além de R$ 457 mil em equipamentos.
Escola Carlos Drummond de Andrade (Fotos: Thais Davis)
Escola Cívico-Militar Maria Corrêa Dias
A escola tem como diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro e adjunta Teresa Janneth Abdalla da Silva Costa, atende 261 estudantes matriculados em turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, todas em período integral. Unidade conta ainda com uma turma de AJA-MS com 20 estudantes matriculados.
Ela recebeu investimento de R$ 8,4 milhões em serviços de reforma geral e ampliação, além R$ 871 mil em em mobiliários e equipamentos, bem como a entrega do ônibus escolar rural ORE 1, com ar-condicionado, capacidade para 29 passageiros, adquirido por meio da Ata de Registro de Preço do FNDE, com recursos federais, no valor de R$ 412 mil, totalizando R$ 9,7 milhões em investimentos na unidade de Anastácio.
Localizada na rua Ademar dos Santos, Aldeia Aldeinha, a unidade é direcionada pela professora Charlene Casanova de Farias e adjunta Francini dos Santos Leguizamon França, atende 527 estudantes matriculados em turmas de período parcial do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A escola também conta com a oferta de EJA Conectando Saberes e EJA Qualifica (com qualificação profissional).
O total de investimentos na unidade foram de R$ 2,2 milhões em serviços de reforma e ampliação (R$1,9 milhão) contemplando adequação da edificação às normas vigentes de acessibilidade, proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária. Bem como em equipamentos (R$ 352 mil) com a entrega de computadores e tablets, bem como uniformes e kits entregues no decorrer do ano letivo.
Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva (Fotos: Thais Davis)
Escola Carlos Souza Medeiros
Direcionada pela professora Sandra Wanzenbock e diretora adjunta Flaviana Oliveira Silva, a unidade atende 459 estudantes matriculados em turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A unidade é híbrida e atende duas turmas (5º e 6º do EF) e todo o ensino médio em período integral. As demais turmas são em período parcial.
A escola recebeu serviços de ampliação de bloco de salas de aula, contemplando adequação da edificação às normas vigentes de acessibilidade, proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, além de serviços de intervenção, bem como entrega de equipamentos. A ampliação (R$ 2.3 milhões) e equipamentos (R$ 338 mil) somam o montante de R$ 2.6 milhões em investimentos.
O MPF de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, confirmou nesta terça-feira a nulidade do contrato de compra e venda da Eldorado Celulose pela Paper Excellence. Motivo: descumprimento de uma série de leis brasileiras.
Para os procuradores, a Paper não poderia ter a titularidade dos imóveis rurais próprios e arrendados da Eldorado “nem que fosse por um só instante”.
“Para a transferência de tão vasta área do território nacional para uma empresa brasileira equiparada a estrangeira, evidentemente, far-se-ia necessária a aprovação prévia dos entes competentes, mesmo que desconsiderado o vultoso espaço arrendado, cujos contratos também passariam à titularidade de empresa com capital externo. A autorização prévia nunca foi obtida”, afirmam os procuradores Marcelo da Silva e Michel Havrenne, que assinam a manifestação.
Silva e Havrenne afirmaram que a compra ou arrendamento de imóveis rurais pela Paper, enquadrada como pessoa jurídica brasileira equiparada à estrangeira, “independentemente da forma adotada, é nula de pleno direito”. Ainda segundo os procuradores, a nulidade do negócio é “absoluta, a qual não comporta convalidação, tampouco pode ser relativizada”.
Na mesma ação, o Incra, por meio de uma nova manifestação da AGU, seguiu o entendimento do MPF, e concluiu que a Paper Excellence não requereu as autorizações prévias necessárias para a celebração do contrato, o que leva à nulidade do negócio.
Recentemente, o Conselho Diretor do Incra negou por unanimidade o último recurso da Paper Excellence e encerrou o processo administrativo, confirmando que o contrato entre as empresas deve ser considerado nulo. Na ocasião, citou também a falta de licenças prévias por parte da estrangeira.
Os pedidos desta terça-feira ocorreram no âmbito de uma ação civil pública movida pelo próprio MPF, que pede que a Justiça declare a nulidade absoluta do contrato entre as duas empresas. A Paper detém 49,1% das ações da Eldorado, frente os 50,1% da brasileira.
Nota da Paper
As manifestações do Ministério Público Federal (MPF) e do Incra indicam a posição já conhecida sobre a alegada autorização prévia para transferência de controle por empresa com capital internacional. Trata-se justamente do debate estabelecido na Ação Civil Pública de Três Lagoas (MS) e nas ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal, nas quais a Paper Excellence reitera os esclarecimentos sobre inequívoca não incidência da legislação para o caso da compra da Eldorado, que se trata de uma transação de uma indústria de celulose.
A Paper reitera ainda que não tem interesse em ser proprietária de terras em zona rural no País, tendo inclusive apresentado proposta de compromisso com o Estado brasileiro nesse sentido. A companhia acredita que, em vista da boa-fé e transparência da empresa em resolver o interesse público relacionado ao assunto, restará resolvida qualquer preocupação que o Estado brasileiro possa ter sobre propriedades em zona rural ou sobre a soberania nacional.
No mais, o que restará em debate é tão somente a maliciosa tentativa da J&F de não cumprir o contrato de venda da Eldorado, portanto, uma questão exclusivamente privada.
A Prefeitura de Chapadão do Sul deu início às obras de modernização da Escola Municipal Manoel de Barros, localizada no Bairro Esplanada IV.
Conforme divulgado na última terça-feira (10) pelo site Jovem Sul News, o projeto inclui a construção de uma nova quadra poliesportiva com banheiros e a revitalização da fachada da escola.
A nova quadra poliesportiva será um espaço moderno e adequado para práticas esportivas e recreativas, promovendo a integração dos alunos e incentivando hábitos saudáveis. Já a revitalização da fachada trará uma aparência contemporânea e acolhedora, refletindo o compromisso do município com a valorização da educação.
Com um investimento total de R$ 787.923,43, viabilizado pela Secretaria de Educação, o projeto busca melhorar a estrutura da escola, ampliando as possibilidades de lazer e atividades físicas para os alunos e criando um ambiente mais funcional e inspirador para o aprendizado.
Segundo o cronograma, a conclusão das obras está prevista para os próximos seis meses. A Prefeitura destacou que esse investimento faz parte de um esforço contínuo para oferecer infraestrutura de qualidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do município.
Essa iniciativa reafirma a importância de proporcionar uma educação de qualidade em espaços que favoreçam o bem-estar e o crescimento dos estudantes.
Na última terça-feira (10), policiais militares do (2º BPM) 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas realizaram a prisão de um casal envolvido em tráfico de drogas.
Conforme o registro de ocorrência, após receberem denúncias sobre a venda de entorpecentes em uma residência na rua Rolando Lero, no bairro Vila Zuque, as equipes da Força Tática e GETAM intensificaram o patrulhamento na região.
Por volta das 17h, os policiais flagraram o homem denunciado entregando drogas a um usuário. Ao perceber a aproximação das autoridades, o suspeito tentou descartar as evidências, arremessando um saco plástico no quintal do vizinho.
No pacote, foram encontrados: 240 gramas de crack; 10 trouxinhas de cocaína (4,4 gramas);1 porção de maconha (2,8 gramas); e uma balança de precisão.
Durante buscas no interior do imóvel, os policiais localizaram mais drogas, incluindo:2 tabletes de maconha (1.860 gramas); 34 porções de crack (10 gramas), prontas para venda; e uma porção de cocaína (0,4 gramas), encontrada com um usuário de 26 anos.
O homem, de 27 anos, possui antecedentes por tráfico de drogas e cumpre pena em regime aberto. A mulher, de 24 anos, também foi presa. Ambos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia, juntamente com os entorpecentes apreendidos.
Na noite de terça-feira (10), uma discussão entre um homem de 29 anos e uma mulher de 32 anos, ex-casal, terminou em briga física envolvendo mordidas, capacetadas e puxões de cabelo. O incidente ocorreu em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Top Mídia News, o homem teria ido buscar a ex-mulher no local de trabalho para levá-la para casa. No imóvel, os dois iniciaram uma discussão sobre o consumo de bebida alcoólica por parte dele.
A briga escalou quando, segundo o relato da mulher, o ex-marido tentou agredi-la. “Eu não aceito homem pensar em me bater, então fui para cima dele”, contou ela aos policiais.
Durante o confronto, a mulher mordeu o homem em várias partes do corpo e o atingiu com uma capacetada, ferindo sua testa. Em resposta, o homem teria puxado o cabelo dela, amassado o próprio cartão de débito/crédito e furado os pneus da moto para impedir que ela saísse de casa.
A Polícia Militar foi acionada e, após ouvir os relatos, encaminhou os envolvidos para a delegacia de Polícia Civil. O caso foi registrado como vias de fato no contexto de violência doméstica.
Na manhã da última terça-feira (10), um rapaz de 22 anos foi preso em flagrante por agredir fisicamente e psicologicamente sua esposa em Santa Rita do Pardo.
De acordo com o relato da vítima, o relacionamento, que durou cerca de um ano e meio, foi marcado por constantes brigas. Durante uma discussão na terça-feira (10), o agressor a atacou com tapas, socos e puxões de cabelo.
Conforme o site Campo Grande News, além da violência física, a mulher relatou sofrer agressões verbais frequentes, incluindo insultos com palavras de baixo calão. Durante a briga, o autor também quebrou o celular da vítima.
Após registrar a denúncia, a vítima foi acolhida pelas autoridades. Policiais civis realizaram diligências no Bairro Santo André e conseguiram localizar e prender o acusado.
A vítima encontra-se sob proteção, e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
Nesta quarta-feira (11), o município de Bataguassu comemora 71 anos de emancipação político-administrativa. Conforme o site Campo Grande News, a cidade foi oficialmente transformada em município em 11 de dezembro de 1953, por meio da Lei Estadual 683.
As celebrações pelo aniversário ocorreram no último fim de semana, com shows sertanejos que reuniram a população local em clima festivo.
Com 24.004 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a história de Bataguassu remonta ao período colonial. Inicialmente, a região foi ocupada por espanhóis, que posteriormente a abandonaram.
Mais tarde, colonos portugueses chegaram por meio dos rios Pardo e Ivinhema, marcando o início de uma ocupação mais consolidada.
A partir de 1932, a Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso desempenhou um papel importante na atração de migrantes, especialmente vindos de São Paulo e do Paraná.
Esse movimento migratório impulsionou a formação do povoado que, anos depois, se tornaria o município de Bataguassu.
Uma jovem de 20 anos foi socorrida na tarde desta última terça-feira (10) após ser esfaqueada no peito durante uma discussão com sua companheira, de 16 anos, em Bataguassu.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo site Campo Grande News, a adolescente foi apreendida pela Polícia Civil. O golpe atingiu um dos pulmões da vítima, causando perfuração.
Uma testemunha que estava no local relatou à polícia que as duas começaram a discutir, momento em que a menor pegou uma faca e a cravou no peito da namorada.
A vítima recebeu atendimento inicial por uma equipe do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada à Santa Casa.
Apesar da gravidade do ferimento, a jovem encontra-se estável e aguarda por uma intervenção cirúrgica. O caso está sob investigação pela delegacia da cidade.
Para lançar novos produtos e fazer boas entregas ao cidadão, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) busca atender demandas dos servidores e em pontos específicos que irão refletir positivamente no desempenho das funções, seja ela administrativa ou de atendimento ao público.
Levantamento inédito feito pelo Detran-MS, por meio da Diretoria-Executiva, ao longo do segundo semestre de 2024, mapeou diversas demandas durante visitas às agências dos 79 municípios do Estado. O diálogo com os servidores foi fundamental para identificar in loco os maiores problemas enfrentados na rotina diária de trabalho.
Com mais de 12 mil km percorridos para visitar as 94 agências no Estado em seis meses, o diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, ressalta a atuação do Governo do Estado para promover o municipalismo com a presença nos municípios, a escuta ativa e a busca por soluções.
“Isso reflete o compromisso do nosso governador Eduardo Riedel com os cidadãos sul-mato-grossenses e na transformação do atendimento em nossos municípios. A meta do Detran-MS para o próximo ano é o atendimento de excelência. Mas isso não depende apenas do servidor lá na ponta, envolve qualificação, melhores condições estruturais de trabalho e principalmente, a valorização do servidor por meio de avanços nas carreiras”, explica.
O mapeamento está norteando ações e projetos para o próximo ano, pois as demandas levantadas pela diretoria-executiva, foram levadas à diretoria do Detran-MS, e resultaram em um planejamento estratégico com metas de curto, médio e longo prazo, além de nortear decisões e prioridades.
“Estamos empenhados em fortalecer o Detran-MS, para que a modernização e a tecnologia caminhem lado a lado com a valorização das pessoas. Apresentamos as demandas, que surgiram a partir dessas visitas nas agências, ao diretor-presidente Rudel Trindade e nosso objetivo é cultivar um ambiente profissional e acolhedor, onde os servidores se sintam reconhecidos e nossos clientes recebam atendimento de qualidade”, concluiu Mattogrosso.
A manutenção e aquisição de novos elevadores automotivos para realização de vistoria veicular, foi uma das necessidades identificadas durante essas visitas. O serviço de manutenção preventiva e corretiva, se encontra em fase de contratação. Está previsto para ser executado em abril de 2025. A manutenção predial, que são os pequenos reparos nas agências, é outra demanda já encaminhada. Está em fase de adesão de ata e tem previsão estimada para iniciar no segundo bimestre do próximo ano.
O plano de ação para 2025 inclui melhorias na infraestrutura das agências do interior e também na Capital. Estão previstos para o próximo ano, a reforma de dez agências nos municípios de Água Clara, Caracol, Cassilândia, Glória de Dourados, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde, Sidrolândia e Taquarussu.
O objetivo é aprimorar o atendimento prestado ao cidadão que procura as agências nos municípios. Pois um bom atendimento não depende apenas da qualificação dos servidores, mas de avanços na carreira e na estrutura ofertada para que o servidor desenvolva o seu trabalho.
A aproximação e o diálogo com os servidores também foi fundamental para destravar, junto à Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria de Governo (Segov), demandas antigas, entre elas, as promoções funcionais que estavam paradas há cerca de 4 anos. No mês de junho, 122 servidores foram promovidos por antiguidade, e a próxima promoção será por merecimento, já nos trâmites finais para publicação.
Enquanto algumas ações requerem tempo, pois exigem trâmites legais, outras já refletem diretamente na população. Como é o caso do Projeto Detran Mais Perto, voltado a atender distritos que não tenham uma agência do Detran perto para atender os moradores, aproximando o serviço do cidadão e facilitando o acesso. A ação já foi realizada em três distritos e alcançou cerca de 400 pessoas com serviços para regularização de documentos e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
As apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul registraram um aumento expressivo de 30% em 2024, conforme dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Entre janeiro e novembro deste ano, o volume total de entorpecentes interceptados chegou a 525.163,6 quilos, contra 403.540,8 quilos no mesmo período de 2023.
A Superintendência de Inteligência de Segurança Pública e a Coordenadoria de Fiscalização e Controle, setores vinculados à Sejusp, apontam que o maior volume foi registrado no interior do Estado, com 471.060,6 quilos, enquanto a Capital somou 54.103,0 quilos.
O grande destaque deste ano foi a apreensão de maconha em Mato Grosso do Sul, que totalizou 499.755,4 quilos. A cocaína foi a segunda droga com maior volume de interceptações no Estado, com 11.623,1 quilos apreendidos, seguida de outras substâncias ilícitas em menor escala conforme mostra o quadro abaixo:
O levantamento também revela variação de 6% nas ocorrências relacionadas ao tráfico, levando em consideração o mesmo comparativo. Em 2024 foram registradas 3.759, contra 3.558 ocorrências registradas em 2023.
O Diretor do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), tenente-coronel Wilmar Fernandes, atribui os bons resultados da instituição às estratégias de integração com outras entidades de segurança pública em todo o país. Entre essas parcerias, destaca-se a colaboração com as unidades federativas que compõem a SULMASP — bloco que reúne os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, por meio de suas respectivas Secretarias de Segurança Pública.
“Neste ano implementamos o curso de operações de fronteira e trouxemos polícias militares da SULMASP, fortalecendo ainda mais a integração entre as forças policiais”, destacou o diretor. O diretor do DOF também enfatizou a colaboração estreita com órgãos de inteligência como a Polícia Federal, a Receita Federal, o Exército Brasileiro, além de parcerias com o estado de Goiás.
Outro ponto relevante, segundo o diretor, são os investimentos em tecnologia e equipamentos realizados pelo Governo do Estado, que têm contribuído para melhorar significativamente as condições de trabalho das equipes do DOF.
Já o delegado Hoffman D’Ávila Cândido e Sousa, titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), destacou as três frentes de atuação da instituição: prevenção, repressão e incineração de entorpecentes apreendidos. O delegado ressaltou que o uso de serviços de inteligência aliado ao trabalho de campo tem gerado resultados expressivos, como o fechamento de bocas de fumo em diversos bairros de Campo Grande.
“Quando fechamos uma boca de fumo na cidade, evitamos vários tipos de sofrimento para a população, principalmente crimes contra o patrimônio e contra a vida. Isso leva um pouco de sossego aos moradores da capital”, afirmou o delegado.
A soma de esforços entre as diferentes instituições e o compromisso com a melhoria constante são, segundo os dirigentes, os principais fatores que sustentam os avanços alcançados tanto no combate ao crime quanto na segurança da população.
Operadores de linhas do Serviço de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros têm até 20 de dezembro de 2024 para solicitar a renovação da autorização. A Agems (Agência Estadual de Regulação) publicou na segunda-feira (9) a Portaria n° 283/2024, com os requisitos e procedimentos para a renovação e emissão de autorizações, estabelecendo as obrigações que precisam ser atendidas.
Os transportadores devem acessar o sistema Monitora, da Agems, e solicitar o aditivo. Até 18 de janeiro, equipe da Diretoria de Transportes irá analisar se os requisitos foram atendidos.
As operadoras aprovadas terão a autorização emitida com validade até 18 de novembro de 2026 ou até a conclusão do Edital de Chamamento Público. Esse é o prazo de transição determinado pela Lei nº 5.976, de 17 de novembro de 2022, base para a remodelação do transporte intermunicipal que está sendo feita pelo Estado.
“A medida busca garantir maior segurança, qualidade e transparência na prestação do serviço durante o período de transição. Para os usuários, isso significa uma fiscalização mais rigorosa sobre a frota e o cumprimento das normas pelas operadoras”, destaca o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.
O que é necessário para renovar a autorização
Para a renovação, as empresas devem atender aos seguintes critérios:
Registro cadastral vigente junto à AGEMS;
Frota compatível com as linhas operadas, com vistoria atualizada e seguro de responsabilidade civil válido;
Adimplência financeira com a agência reguladora;
Credenciamento no sistema BP-e (Bilhete de Passagem Eletrônico);
Autorização para compartilhamento de dados do BP-e com a AGEMS;
Instalação de módulos de telemetria em 100% da frota, para monitoramento em tempo real.
Empresas que não cumprirem os prazos ou os requisitos poderão ter suas operações suspensas. Nesses casos, a AGEMS determinou um período de transição de 30 dias para garantir a continuidade do atendimento à população, e irá avaliar a necessidade de substituição do operador.
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promove a campanha Dezembro Verde, com o objetivo de combater o abandono de animais e conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável.
Evento alusivo à campanha ocorrerá no sábado (14), das 13h30 às 15h, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. O mês de dezembro foi escolhido para a campanha devido à proximidade com o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. Idealizada no Ceará em 2015, a campanha Dezembro Verde tem se expandido para diversos estados, por meio de ações e leis de proteção aos animais. Estatisticamente, dezembro também é o mês com maior índice de abandono de animais.
Durante o evento, será realizado um desfile de cães SRD (Sem Raça Definida) na escada rolante do shopping, como forma de protestar contra o abandono e incentivar a adoção desses animais. Além disso, haverá diversas atividades, incluindo a divulgação sobre cuidados com os animais, feira de adoção presencial, vacinação contra raiva, microchipagem e testes de leishmaniose.
A campanha Dezembro Verde objetiva sensibilizar a população sobre a adoção responsável. Durante o mês, a população poderá participar de atividades voltadas para o bem-estar dos animais e para a educação sobre a proteção animal.
Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a importância da campanha. “A promoção da adoção responsável é fundamental para combater o abandono de animais e garantir a dignidade dos nossos amigos de quatro patas. Convidamos todos a se engajarem nessa causa tão importante. Juntos, podemos transformar a realidade dos animais abandonados e proporcionar um futuro melhor para eles”.
Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, também reforçou o convite. “Convidamos todos a participarem de uma tarde especial no Shopping Bosque dos Ipês. O evento contará com uma feira de adoção, onde diversos animais em busca de um lar estarão disponíveis. Além disso, ofereceremos serviços gratuitos como vacinação, teste de leishmaniose e microchipagem, com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos pets”.
O superintendente ainda ressaltou a importância do desfile de cães SRD. “É um desfile que simboliza nossa luta contra o abandono e celebra os animais que merecem um lar amoroso. O Dezembro Verde é uma oportunidade para mostrar seu apoio aos animais abandonados e aprender mais sobre como podemos fazer a diferença. Contamos com a presença de todos para tornar este evento um sucesso e promover um futuro melhor para nossos amigos peludos. Traga seu pet e participe conosco dessa luta”.
Na Escola Sesi Três Lagoas, a educação vai além do convencional, preparando os alunos para um futuro cheio de oportunidades, mas com desafios. Do ensino infantil ao médio, crianças e adolescentes aprendem muito além do tradicional, focando em tecnologia, robótica, inglês e empreendedorismo por um ótimo custo-benefício.
A missão da Escola Sesi Três Lagoas é garantir que cada aluno se sinta pronto para conquistar o futuro, não apenas se preparando para o vestibular, mas também se desenvolvendo como líderes inspiradores e inovadores, capazes de solucionar problemas com criatividade e muito trabalho em equipe.
A educação multidisciplinar, com foco em práticas empreendedoras, prepara os jovens para lidar com os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e globalizado.
Ao longo do ano letivo, os alunos terão acesso aos melhores conteúdos de tecnologia, robótica, inglês, cultura, português, matemática e história. Além disso, são incentivados a criar projetos práticos de ciência de dados e inovação, praticar esportes e participar de competições saudáveis, estimulando um aprendizado que vai além da sala de aula e se conecta com o mundo real.
A Escola Sesi Três Lagoas oferece uma infraestrutura moderna e confortável, com espaços planejados para atender de forma eficiente todas as idades e necessidades dos estudantes. Tudo isso, ao lado de professores qualificados, dispostos a incentivar as habilidades únicas de cada estudante.
Tecnologia com propósito
Na Escola Sesi Três Lagoas, a tecnologia é uma ferramenta essencial no desenvolvimento de habilidades como liderança, criatividade e trabalho em equipe. Os alunos são preparados para enfrentar um mundo cada vez mais digital e globalizado, criando soluções práticas e inovadoras para os desafios do futuro.
Essa metodologia está incorporada a um currículo abrangente, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando uma educação de excelência que combina os saberes clássicos com abordagens inovadoras e contemporâneas, fundamentais para a formação de cidadãos reflexivos e aptos a enfrentar os desafios da vida adulta.
O futuro começa aqui
Na Escola Sesi Três Lagoas, os alunos são convidados a explorar novas ideias, criar e se desafiar a cada passo. Eles se formam com uma bagagem sólida, pronta para enfrentar as oportunidades e dificuldades que surgirem ao longo do caminho, tornando-se protagonistas da sua própria história.
As matrículas estão abertas para o ensino fundamental e médio nas unidades de Campo Grande, Aparecida do Taboado, Corumbá, Naviraí e Maracaju. Em Dourados e Três Lagoas, as crianças têm acesso a uma educação que vai do ensino infantil ao ensino médio.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 723 7374 e WhatsApp (67) 99228-0075.
A Escola Sesi – Unidade Três Lagoas está localizada na Rua Angelina Tebet, 807, bairro Santa Luzia.
Joesley Batista, acionista da J&F e integrante do Conselho de Administração da JBS, destaca que o Brasil segue sendo o foco de investimentos da Companhia
A JBS foi reconhecida como a ‘Empresa Exportadora do Ano’, na categoria ‘Desenvolvimento Sustentável’ do Prêmio Melhores Negócios Internacionais 2024, durante cerimônia realizada na última segunda-feira (9) no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A premiação, promovida pela ApexBrasil e pela revista Exame, reconhece as empresas brasileiras que mais se destacaram no mercado global entre janeiro de 2023 e junho de 2024.
Ao receber o prêmio, Joesley Batista, acionista da J&F e integrante do Conselho de Administração da JBS, destacou que a empresa é a que possui maior presença no exterior, mas reforça que o Brasil segue sendo o foco de investimentos da companhia. O executivo ainda destaca a importância da premiação para a Companhia e para o país. “Precisamos nos orgulhar da qualidade dos produtos que o Brasil exporta para o mundo. Isso se deve ao enorme salto de qualidade e produtividade que a agropecuária do país deu nas últimas décadas, graças ao trabalho de pesquisa científica e ao esforço dos nossos produtores rurais.”
Para Joesley, o Brasil é, atualmente, um dos poucos lugares no mundo que têm a capacidade de ampliar a produção para acompanhar uma demanda global crescente por alimentos. Considerando que a população deverá atingir aproximadamente 10 bilhões de pessoas até 2050, o executivo reforça que é preciso produzir mais com menos, preservando os recursos naturais.
“A JBS hoje tem uma plataforma global. Com o nosso time, a nossa constante inovação e o foco na excelência operacional, estamos conseguindo agregar valor aos produtos do campo brasileiro ao mesmo tempo em que atendemos às necessidades dos nossos clientes e consumidores, nos mercados mais exigentes do mundo.”
Além da excelência na qualidade dos produtos, a JBS é reconhecida também pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Joesley Batista relembrou o trabalho pioneiro da companhia no monitoramento de seus fornecedores e na implementação de práticas sustentáveis, como o programa “Escritórios Verdes”, que já beneficiou mais de 14 mil produtores, oferecendo apoio para a regularização ambiental e assistência técnica para produzir de maneira mais eficiente.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou no discurso de abertura o momento que o Brasil vive hoje no comércio exterior. “Nos próximos dois anos, poderemos alcançar US$ 1 trilhão de fluxo de comércio exterior. Isso significa mais emprego, melhor remuneração para quem trabalha e maior presença do Brasil no mundo. Uma empresa que exporta precisa estar mais qualificada porque disputa o mercado mundial e tem que ter conceito nos produtos. E o Brasil hoje está pronto para todo e qualquer desafio internacional”, disse Viana.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.
No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.
A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
Ação especial com a Banda do CBMMS, cães terapeutas e Homem-Aranha leva alegria e acolhimento a pacientes e colaboradores
Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, o Humap-UFMS/Ebserh recebeu uma visita especial que transformou o ambiente hospitalar em um espaço de alegria e acolhimento. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), 12 cães terapeutas e até mesmo o Homem-Aranha fizeram parte da ação, que encantou pacientes, acompanhantes e colaboradores.
A programação começou às 9h e passou pela maternidade, área administrativa e pediatria. Música, interação com os cães e a presença do super-herói arrancaram sorrisos de todos os setores visitados. Os cães terapeutas, de raças variadas, vestiram roupas natalinas e foram conduzidos por militares e civis responsáveis pelo projeto, criando momentos inesquecíveis. Entre as atrações, um carrinho elétrico de bombeiro chamou a atenção das crianças, tornando o momento ainda mais especial.
Fotos: Gov.BR
O sargento Thiago Kalunga, responsável pela ação, destacou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é levar conforto e alegria a quem está enfrentando momentos difíceis. É gratificante ver os olhares emocionados e os sorrisos sinceros de quem está aqui”.
Elisabeth Andrade, colaboradora do hospital, também descreveu a experiência: “Como uma visita assim faz tão bem? Foram capazes de arrancar os melhores sorrisos de todos. Um momento único”.
A Banda de Música, formada exclusivamente por militares, embalou o evento com clássicos emocionantes, enquanto os cães terapeutas proporcionaram momentos de interação que encantaram os presentes. A presença do Homem-Aranha foi um destaque especial, principalmente para as crianças, que ficaram encantadas com o super-herói interagindo com todos.
A ação reflete o compromisso do Humap-UFMS/Ebserh com a humanização do atendimento, mostrando como atividades culturais e terapêuticas podem transformar a experiência hospitalar e promover bem-estar emocional.
Pipoca veio com sua cadeirinha trazer mais alegria para o Humap.
Rede Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A partir de hoje, 10, os times Enactus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com o projeto social Engenheiros do Amor, promovem uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas até 25 de dezembro em pontos de coleta distribuídos na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana (CPaq), Nova Andradina (CPNA) e do Pantanal (CPan).
As doações podem ser feitas por toda a comunidade, por meio de brinquedos novos ou usados, desde que estejam em boas condições.
O professor conselheiro do Time Enactus de Campo Grande, Geraldino Carneiro de Araújo, evidencia a solidariedade como forma de transformação social. “O Time Enactus UFMS Campo Grande tem firmado parcerias com outros projetos e iniciativas, entendemos que todos ganham quando se unem em uma ação”, afirma.
O estudante do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e gestor de projetos do Time Enactus de Campo Grande, Khayo de Paulo Bispo, enfatiza que a ação reforça a colaboração entre as equipes. “Queremos que isso se torne uma atividade contínua nos times”, ressalta.
“Expandindo a arrecadação para todos os times Enactus UFMS geramos ainda mais impacto. Cada time é responsável por destinar os brinquedos para um projeto social ou comunidade da sua escolha”, acrescenta.
Na Cidade Universitária, os pontos de coleta estarão localizados na Biblioteca Central (setor 1), no prédio das pró-reitorias (setor 2), na Escola de Administração e Negócios (setor 3) e na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (setor 4). Já no CPaq e no CPNA, os pontos de coleta serão nas bibliotecas, enquanto no CPan haverá pontos de arrecadação nas entradas das unidades 1 e 2, assim como na entrada do Restaurante Universitário.
Ela pede também a realização de concursos públicos e acompanhamento das negociações
Na semana passada, durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada Gleice Jane (PT) destacou sua preocupação com as condições de trabalho dos policiais penais no estado, especialmente a sobrecarga de horas extras enfrentada pela categoria. Segundo ela, embora a carga horária oficial seja de 40 horas semanais, muitos servidores têm cumprido jornadas de até 60 horas para atender às demandas.
“Hoje há uma dificuldade de efetivo. Eles me relataram que, embora a carga horária seja de 40 horas, estão fazendo em média 60 horas com hora extra. Como forma de reivindicação, decidiram deixar de fazer essas horas extras e se manifestar no Dia do Policial Penal. Quero parabenizar a categoria pela luta, mas também manifestar minha preocupação. Se deixarem de fazer hora extra, isso pode interferir diretamente no trabalho, afetando cerca de 50% da demanda”, pontuou.
A parlamentar reforçou a necessidade de o governo atender as reivindicações da categoria, incluindo a realização de concursos públicos. “É importante que o governo escute essa categoria e faça concurso público. A Assembleia Legislativa precisa acompanhar essa negociação. Talvez designar uma comissão para tratar da demanda junto à categoria e ao governo do estado”, sugeriu.
Nesta terça-feira (10), Gleice Jane voltou a abordar o tema, após receber relatos de servidores convocados de forma obrigatória para trabalhar em plantões extras. “Fui informada que servidores estão sendo convocados para fazer hora extra. Essa medida contradiz o movimento legítimo da categoria, que havia decidido suspender os plantões extras como forma de pressão. O governo precisa rever essa situação. Essa convocação, feita pelo diretor-presidente da Agepen, me preocupa e, na minha visão, está fora da legalidade”, afirmou.
Para a deputada, a situação reflete a falta de respostas do governo estadual às demandas dos policiais penais e deve seguir gerando debates na Assembleia Legislativa, com parlamentares cobrando medidas efetivas do governo para solucionar o impasse e melhorar as condições de trabalho nos presídios do estado.