29.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 758

André Luís é vice-campeão brasileiro de Bocha na Categoria BC1

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O paratleta André Luís Barroso Filho, que faz parte do Projeto de Paradesporto da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), conquistou o título de vice-campeão brasileiro de bocha na categoria principal (BC1) do Campeonato Brasileiro de Bocha promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Campeonato Brasileiro de Bocha de 2024 aconteceu na última semana, dia 4 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O torneio reuniu 141 atletas de 18 estados e do Distrito Federal, sendo a maior da história da modalidade no país.

André competiu contra 19 paratletas em sua categoria, perdendo apenas uma partida, justamente na final, contra a experiência Zé, da ADEFU de Uberaba, que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris neste ano, pelo placar de 0 x 10.

Essa conquista marca uma evolução notável na trajetória do atleta, que no ano passado ficou em 5º lugar na mesma categoria. Neste ano, o três-lagoense já havia faturado o título na categoria Intermediário, sob a orientação do técnico Roney Araújo e da auxiliar técnica Regiane Oliveira, ambos professores da SEJUVEL.

Atlético é o grande vencedor do Torneio Interbairros dos Campeões

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Se o Brasileirão não deu bom para os atléticos, em Três Lagoas, o cenário foi bem diferente. O Atlético foi campeão dos campeões do Torneio Interbairros 2024, no domingo, dia 8 de dezembro, no Campo Osmar Dutra.

A equipe que venceu a 2ª fase do Interbairros, no dia 24 de novembro, carimbou a sua vaga ao vencer o Jardim das Acácias por 1 a 0.

A final das finais contorno com a participação dos tempos do União Boa Vista, vencedor da 1ª etapa; Costa do Marfim, campeão da 2ª fase; Atlético, vencedor da 3ª etapa; e Bar do Bingo.

No primeiro jogo, o Atlético venceu o Bar do Bingo por 1 a 0, e na final venceu o União Boa Vista, que venceu a Costa do Marfim nas deliberações. E o time craque em fazer 1 a 0 venceu o União Boa Vista pelo placar de sempre.

O terceiro lugar ficou com o Costa do Marfim, em vitória por WO diante do Bar do Bingo. O artilheiro da competição foi o Cleiton Suzart e goleiro Guilherme Moraes, ambos do Atlético.

Foram distribuídos troféus e medalhas para as três equipes mais bem pontuadas do torneio dos campeões.

TORNEIO INTERBAIRROS DOS CAMPEÕES

  • 1° Lugar: Atlético
  • 2° Lugar: União Boa Vista
  • 3° Lugar: Costa do Marfim

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Prefeitura de Brasilândia inaugura cinco centros de referência nesta segunda-feira (9)

0
Foto: Prefeitura de Brasilândia

A Prefeitura de Brasilândia celebrou a inauguração de cinco importantes centros de referência nesta segunda-feira (9), trazendo avanços significativos para a área de saúde, educação e bem-estar social da cidade.

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Prof.ª Elizabete Castelani Santos foi um dos destaques, com salas equipadas para educação inclusiva e multiuso, proporcionando apoio e oportunidades para alunos com necessidades especiais.

Outro marco foi a inauguração do Centro de Convivência Prof.ª Lídia Martins dos Santos, com capacidade para 224 pessoas, salão de eventos e área de lazer. O espaço foi planejado para promover encontros culturais e a integração da comunidade.

Já o Centro de Fisioterapia Hélio Kobayashi chega para atender a população com modernas salas de fisioterapia, pilates e uma piscina terapêutica de 88 m², visando a reabilitação e qualidade de vida dos cidadãos.

O Centro de Referência Médica Senador Waldemir Moka também foi inaugurado, com 11 consultórios, uma sala de ginecologia e uma estrutura moderna para oferecer atendimento médico especializado à população, ampliando a oferta de serviços de saúde no município.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades como o Dr. Waldemir Moka, Célio Lima de Oliveira, Conselheiro Substituto do TCE-MS, e Dr. André Puccinelli Júnior, Chefe do Jurídico do TCE-MS. Com mais de 2.300 m², o novo complexo é um dos maiores investimentos em saúde pública de Brasilândia, composto por quatro blocos modernos e funcionais, que visam garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos.

Com essas inaugurações, a Prefeitura de Brasilândia reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, oferecendo mais acesso a serviços essenciais nas áreas de saúde, educação e convivência social.

Acompanhe as inaugirações no facebook da prefeitura: https://www.facebook.com/prefeituradebrasilandiams

Acidente na BR-163 mata duas atletas e deixa vários feridos

0
Foto: Infoco MS

Duas atletas morreram em um trágico acidente na noite desse domingo (8), na BR-163, em Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande. As vítimas foram identificadas como Kamilly Camargo e Marcela Andressa.

Conforme o site Campo Grande News, o acidente ocorreu por volta das 18 horas, na rotatória do entroncamento da BR-163 com a BR-060, que liga Bandeirantes à cidade de Camapuã.

O micro-ônibus, que transportava a equipe de futsal feminino de Camapuã, retornava de uma partida em São Gabriel do Oeste.

Após a colisão com uma carreta, o micro-ônibus foi lançado para a lateral da pista, deixando vários passageiros feridos, com alguns presos entre as ferragens. Havia cerca de 16 pessoas no veículo. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas.

Equipes de ambulâncias de Camapuã, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros e a CCR MSVia, concessionária responsável pela rodovia, prestaram atendimento no local.

As vítimas foram levadas para hospitais em Camapuã e São Gabriel do Oeste, com alguns casos graves sendo transferidos para a Santa Casa de Campo Grande.

“Um dia muito triste para o esporte de Camapuã. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares neste momento de dor”, publicou o treinador do Seic Futsal, Cleiton Pereira França, nas redes sociais.

SEFIRC alerta para golpe com e-mail falso sobre irregularidades em alvarás de funcionamento

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), por meio do Departamento de Fiscalização, emitiu um alerta sobre um golpe envolvendo e-mails falsos que informam supostas irregularidades em alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais. A pasta reforça que não realiza esse tipo de comunicação por e-mail e esclarece que o endereço usado no disparo das mensagens fraudulentas não pertence à Administração Municipal.

Os e-mails legítimos da Prefeitura de Três Lagoas utilizam exclusivamente o domínio oficial @treslagoas.ms.gov.br. Qualquer mensagem recebida fora desse padrão deve ser considerada suspeita. A SEFIRC destaca a importância de verificar a autenticidade de qualquer comunicação que envolva dados fiscais ou administrativos e orienta a não clicar em links ou fornecer informações pessoais sem a devida confirmação.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato diretamente com o Departamento de Fiscalização para verificar a veracidade de qualquer informação. O atendimento é realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no Paço Municipal, localizado no cruzamento das Avenidas Rosário Congro com Antônio Trajano dos Santos, ou pelo telefone (67) 99207-5396 (WhatsApp) e e-mail [email protected].

VEJA ABAIXO O E-MAIL ENVIADO PARA ALGUNS COMERCIANTES:

SEFIRC alerta para golpe com e-mail falso sobre irregularidades em alvarás de funcionamento

Três Lagoas recebe Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA)

0
Foto: Ilustração/Prefeitura de Três Lagoas

Três Lagoas foi recentemente reconhecida com o Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O selo foi concedido por meio do Edital nº 10/2024, publicado após a assinatura do Decreto nº 12.191 pelo presidente da República em setembro de 2024, e visa reconhecer os esforços dos municípios que se destacam na implementação de boas práticas na educação infantil.

Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Três Lagoas, em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (SED), com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças dentro da idade certa, atendendo às diretrizes e estratégias do CNCA.

A implementação de políticas públicas eficazes para a alfabetização de crianças na idade certa tem sido uma prioridade da SEMEC. O Selo Ouro, concedido pelo MEC, é uma validação do compromisso de Três Lagoas com a alfabetização das crianças e destaca as boas práticas adotadas no município. A ação envolve não apenas os profissionais da educação, mas também as famílias e a comunidade escolar, em um esforço colaborativo que visa garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade e sejam alfabetizadas no tempo certo.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

0

Prefeito João Danieze quando assumiu a prefeitura pegou o caixa praticamente no vermelho, com dívidas de mais de R$ 18 milhões. Conseguiu negociar as dívidas e deixará em caixa de R$ 60 à R$ 80 milhões   

Ribas do Rio Pardo entrou para a história na última semana. A inauguração oficial da Suzano foi um dia memorável e contou com a presença do Presidente da República, Ministros, Prefeitos e várias outras autoridades na cidade.

O Perfil News bateu um papo com o Chefe do Executivo João Alfredo Donizete (PT) que deixa a frente da prefeitura em dezembro de 2025. Ele contou sobre os desafios enfrentados durante a construção do grande empreendimento que é uma fábrica de celulose.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

EVOLUÇÃO

Donizete comentou sobre a evolução do município. A cidade está com novos imóveis sendo construídos e hotéis. Lojas cheias no comércio e um fluxo enorme de pessoas agora fazem parte da rotina da ‘ex-pequena cidade’. Com importantes evoluções e mesmo quando a fábrica ainda estava em construção, a economia local já deu um ‘boom’. O orçamento da cidade previsto para 2023 foi de R$220 milhões.

A transformação veio com o Projeto Cerrado. Anunciado em maio de 2021. A fábrica recebeu investimento total de R$ 22 bilhões e, no pico das obras em abril de 2023, gerou cerca de 12 mil empregos diretos. Ao Perfil News, o prefeito comentou sobre coisas boas e ruins que aconteceram em sua gestão.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

“Eu previa um impacto menor. As demandas foram superiores à nossa imaginação. Nunca tinha ocorrido um investimento tão grande na cidade. Não foi culpa da fábrica, mas não teve um planejamento. Foi algo anunciado de última hora. Aceitamos o desafio. A inauguração foi um dia de coroação e agradeço todos os servidores municipais”

MAIS DE R$ 80 MILHÕES EM CAIXA

Com um ‘boom’ econômico, mesmo deixando a frente da prefeitura, o prefeito adianta que vai deixar uma boa quantia em caixa para o gestor que assumir a administração de Ribas.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

“Pretendo deixar de R$ 60 à R$ 80 milhões em caixa. Algo muito diferente de quando assumi que tinha de R$ 3 a R$ 4 milhões. A prefeitura quase não tinha caixa e ainda tinha uma dívida de R$ 18 milhões das gestões anteriores. Parcelamos essa dívida e o prefeito que assumir vai estar com todas as contas em dia. Todos os compromissos estão em dia. A próxima gestão vai pegar o município com letra A do Tesouro Nacional. O orçamento para o ano que vem é de R$ 488 milhões e no primeiro ano foi de R$ 120 milhões. Quadruplicamos o valor”

IMPACTOS HABITACIONAL

A Fábrica da Suzano vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região, mas o prefeito lamenta o impacto envolvendo moradia na cidade.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

“Para nós a moradia foi um grande problema. Pequemos a cidade com um baixo percentual de pavimentação. Nós crescemos de 35% para 70% de asfalto. Aumentando o quantitativo de médico, fizemos concurso público já lotados nos cargos. Estamos zerando as demandas de creche. O grande problema foi a moradia devido à falta de política habitacional.  Em parcerias conseguimos entregar centenas de casas, mas ainda não atende a demanda. Precisamos de mais 2 mil casas. Estamos deixando um loteamento com 800 lotes para a próxima gestão fazer casas para entregar as famílias dessa situação degradante que foi algo que nos incomodou e continua incomodando”

DEMANDA IMOBILIÁRIA

Com a fábrica, a demanda da imóveis disparou em Ribas do Rio Pardo. Pessoas que pagavam um valor baixo de aluguel tiveram um aumento quatro vezes maior do que pagavam. Sem ter condições de arcarem com as despesas, precisaram ir para as ruas.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

“No meu gabinete não acrescentei nada. Não queria ter conforto enquanto pessoas moram em barracos. Pessoas que pagavam R$ 500 de aluguel antes da fábrica viram os valores aumentando para até R$ 4 mil em uma casa de dois quartos. Elas passaram a ocupar áreas públicas e a gente teve que permitir porque não tinham aonde ir. Tiramos centenas delas, mas pelo menos 200 famílias ainda moram em barracos”

DESAFIOS ADMINISTRATIVOS

Com o aumento da população, os serviços públicos também precisaram ser ampliados. Donizete explica que foi um grande desafio e a prefeitura de Ribas do Rio Pardo contou com parcerias para arcar com toda demanda.

“Na segurança pública, o Secretário Estadual Carlo Videira reforçou o contingente de policiais. Na educação o Senai também foi parceiro. A gente foi se readaptando conforme as demandas foram chegando”

Três Lagoas pode até ser considerada a Capital da Celulose, mas quando o assunto é eucalipto, Ribas do Rio Pardo lidera o Ranking.  “No dia da inauguração eu disse que Ribas é a Capital do Eucalipto. Hoje em dia temos um total de 370 mil hectares de floresta plantada. Crescemos muito”.

O prefeito entrega o mandato com o gostinho de ‘quero mais’ já que devido às demandas da fábrica, não conseguiu colocar em prática o que realmente pretendia a cidade de Ribas do Rio Pardo.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

“Nós imaginávamos fazer mais, mas a construção da fábrica nos tirou o foco. Uma série de outras prestações de serviços não foram feitas dentro do cronograma. Porém, ao passar a correria da construção, esses serviços começaram a ser realizados e as pessoas passaram a notar mais a gestão. Se tivesse mais planejamento teria feito moradia. O grande legado da minha gestão é a geração de emprego. Ver jovens com emprego, salário digno e com cabeça erguida.”

FÁBRICA SUZANO

Referência global na fabricação de produtos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, particularmente na produção de celulose, a nova fábrica de celulose, também conhecida como Projeto Cerrado, erguida em Ribas do Rio Pardo exigiu R$ 22,2 bilhões de investimentos e ampliará em cerca de 20% a capacidade instalada da companhia.

O Projeto Cerrado produzirá 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano, ampliando a capacidade instalada da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, além de 1,5 milhão de toneladas de capacidade instalada de papel e outros produtos.

A Suzano já estava operando desde o final de junho de 2024, mas a solenidade que acontece hoje, mostra a potência e a importância da indústria no setor. O megaempreendimento levou emprego de sobra para o município, que continua crescendo e ocupando o segundo lugar do Estado na criação de empregos.

POTÊNCIA DA CELULOSE

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

A inauguração da fábrica trouxe consigo a criação de 3 mil postos de trabalho permanentes, representando 12,9% da população local. Durante a construção, foram gerados 12 mil empregos diretos, evidenciando o impacto positivo e transformador do empreendimento na economia local. Com a operação a pleno vapor, a Suzano empregará colaboradores próprios e terceirizados em atividades industriais, florestais e logísticas, consolidando-se como um dos maiores empregadores da região.

Com o início das operações da nova unidade, a capacidade instalada de produção de celulose da Suzano aumentou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, representando um crescimento superior a 20% na produção atual da companhia. Além da celulose, a Suzano possui capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas anuais de papéis, incluindo linhas de papéis sanitários, de imprimir e escrever, e de embalagens.

‘Boom econômico’: com inauguração da Suzano, Ribas teve orçamento quatro vezes maior, diz Prefeito

O empreendimento já proporciona uma série de avanços socioeconômicos diretos e indiretos na cidade de Ribas do Rio Pardo e regiões vizinhas. A fábrica conta com o menor raio médio estrutural da base florestal entre as operações da Suzano, com 65 quilômetros entre as áreas de plantio e a unidade fabril, significativamente menor do que o raio médio estrutural de 150 quilômetros. Essa característica única minimiza os custos logísticos e reduz o impacto ambiental associado ao transporte da celulose.

Em termos de sustentabilidade, a nova fábrica utiliza tecnologia de gaseificação da biomassa nos fornos de cal, reduzindo o uso de combustíveis fósseis aos momentos de partida e retomada de produção. Além disso, a unidade será autossuficiente na produção de ácido sulfúrico, peróxido de hidrogênio e energia verde, gerando um excedente de aproximadamente 180 megawatts (MW) médios, que será exportado para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa energia renovável poderia abastecer mensalmente uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes.

Eldorado Brasil abre inscrições para o programa de estágio Super Talentos 2025

0
Foto: Divulgação

As inscrições vão até o dia 06 de janeiro de 2025 e as oportunidades estão distribuídas em quatro localidades do país: São Paulo, Santos e Andradina, localizadas no Estado de São Paulo e Três Lagoas no Mato Grosso do Sul

Reconhecida como uma das empresas de celulose mais competitivas e inovadoras do mundo, a Eldorado Brasil Celulose abre inscrições para a edição 2025 do programa de estágio Super Talentos (https://supertalentoseldorado.gupy.io/). Jovens de todo o país poderão participar de um processo seletivo para trilhar uma carreira em uma empresa pautada pela inovação, aprendizado e colaboração.

As inscrições vão de 2 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025, com vagas abertas para quatro localidades: São Paulo, Santos e Andradina, todas no estado de São Paulo e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. 

As inscrições para o programa de estágio da Eldorado Brasil, vão até o dia 06 de janeiro de 2025

Durante os 12 meses do programa, os estagiários contam com mentoria personalizada, participam de uma trilha de aprendizagem estruturada e têm a oportunidade de vivenciar os processos da empresa por meio de visitas técnicas e atividades guiadas. Essas experiências são planejadas para promover um desenvolvimento completo, com possibilidades reais de efetivação ao final do programa — como aconteceu com Jean Greguere Santos Millien, ex-estagiário da área de Contabilidade e Controladoria, que foi efetivado em 2024.

“O grande diferencial do programa de estágio da Eldorado é a integração entre teoria e prática, aliada ao acompanhamento próximo dos líderes. Essa base sólida foi essencial para o meu crescimento e para que eu me destacasse como um profissional preparado para desafios maiores. Como resultado, ao final do programa tive a oportunidade de ser efetivado, o que me motivou ainda mais a crescer dentro da empresa. Para quem ingressar na próxima turma do Super Talentos, meu conselho é: venham com vontade de aprender, perguntar e se desafiar, porque a Eldorado é uma empresa que valoriza estagiários comprometidos e dispostos a evoluir”, destaca Jean.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ELEGIBILIDADE

Os estagiários atuarão em áreas estratégicas, como: Industrial, Florestal, Transportadora, TI, Financeira, Comercial e Logística. Para participar, é necessário estar no penúltimo ou último ano de graduação, com término previsto para 2026 ou 2027. 

São aceitos cursos de diversas áreas, incluindo Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Automação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Administração, Agronomia, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Estatística e Física.

Para Miriã Silva Amanci, estudante de Engenharia de Produção e estagiária no terminal portuário EBLog em Santos (SP), o programa tem proporcionado uma experiência transformadora e única, combinando aprendizado prático e suporte para o seu desenvolvimento profissional. 

“O programa me permite participar ativamente de projetos e contribuir com soluções para os desafios do dia a dia da equipe. Por meio dessa vivência e com todo o apoio que recebo, eu consigo aplicar na prática o que aprendi na faculdade e entender como a engenharia de produção atua no setor de celulose”.

LÍDERES DO FUTURO: O OLHAR DOS TUTORES PARA A NOVA GERAÇÃO 

O Gabriel Falchi Caldato, Especialista na área de Engenharia de Processos e tutor de um dos estagiários, enxerga o Super Talentos como uma oportunidade de aprendizado mútuo entre as gerações, para ele, trabalhar com essa juventude é uma experiência valorosa, que traz um olhar inovador para dentro da empresa. 

“Na Eldorado, valorizamos a capacidade dos estagiários de pensar de forma diferente, o que torna o ambiente de trabalho mais dinâmico e criativo. Nossa cultura, baseada em colaboração, ética e inovação, permite acompanhar o desenvolvimento desses jovens, vendo eles ganharem confiança, adquirirem novas habilidades e se integrarem aos valores da empresa. É muito bom saber que essa geração, moldada pelo DNA da Eldorado, será responsável por futuras posições de liderança, dentro ou fora da companhia”, afirma Gabriel.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA SUPER TALENTOS

  • Bolsa-auxílio;
  • Assistência médica;
  • Seguro de vida;
  • Vale-refeição ou alimentação;
  • Auxílio-transporte;
  • Acesso a programas internos de bem-estar e qualidade de vida. 

COMO PARTICIPAR

O Super Talentos promove a inclusão e diversidade, buscando candidatos engajados e inovadores, independentemente de raça, cor, gênero ou necessidades especiais. As inscrições podem ser feitas entre 2 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025.

CLIQUE AQUI e inscreva-se para fazer parte do programa de estágio em uma das empresas mais inovadoras, sustentáveis e líderes no setor de celulose. 

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

SEMEC cancela “Cantata de Natal” por conta do clima

0
Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) cancelou o evento “Cantata de Natal” desta segunda-feira, 9 de dezembro, devido ao clima.

Em breve, a secretaria anunciará uma nova data para a realização do projeto.

Idoso de 80 anos é morto a pauladas por morador de rua que ele abrigava em Goiânia (GO)

0
Foto: Camila Reis/PMGO

José Alves de Oliveira, de 80 anos, foi brutalmente assassinado a pauladas em sua própria casa, no Jardim América, maior bairro de Goiânia (GO), na manhã do último domingo (8). Conforme o site Metrópoles, o autor do crime, um morador de rua que recebia abrigo do idoso, foi preso em flagrante pela Polícia Militar poucas horas após o ocorrido.

De acordo com as autoridades, o agressor entrou na residência da vítima para roubar uma televisão. Durante o ato, José teria reclamado, o que levou o homem a atacá-lo com um pedaço de madeira, desferindo golpes fatais na cabeça do idoso.

A neta da vítima, Camila Reis, contou que José Alves havia passado por uma cirurgia de catarata dois dias antes e, mesmo com recomendações de repouso na casa do filho, decidiu retornar à sua residência para cuidar de sua cachorra, com quem tinha uma forte ligação.

“Meu pai respeitou a escolha dele e foi até lá pela manhã para aplicar o remédio nos olhos. Na hora do almoço, ao voltar, encontrou o criminoso saindo da casa com a televisão e roupas manchadas de sangue. Tentou persegui-lo, mas foi ameaçado com duas facas e não conseguiu alcançá-lo”, relatou Camila. A neta também revelou que a cachorra permaneceu ao lado do corpo do idoso até ser retirada pela polícia.

O autor do crime, cuja identidade não foi divulgada, tinha um histórico criminal com passagens anteriores, inclusive por homicídio. Ele foi detido em flagrante e responderá por mais um crime de assassinato.

O caso reforça o sentimento de indignação e luto da família, que lamenta a perda de José Alves, descrito como um homem solidário, mas que acabou vítima da violência em um momento de vulnerabilidade. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para reunir provas que complementem o inquérito.

Brasilândia e Santa Rita do Pardo promovem 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente este mês

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Brasilândia

A Prefeitura de Brasilândia, em parceria com a Prefeitura de Santa Rita do Pardo, realizará a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente.

O evento acontecerá no dia 13 de dezembro, sexta-feira, das 7h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), no Anfiteatro Ramez Tebet, em Brasilândia.

A conferência é aberta ao público e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do link clicando aqui.

Além disso, os participantes que desejarem se candidatar como delegados para a etapa estadual da conferência poderão se inscrever através do formulário específico clicando aqui.

O evento promete reunir autoridades, especialistas e a comunidade em debates sobre questões ambientais, promovendo a conscientização e a participação social em prol da sustentabilidade.

Com programa de regularização fundiária, Agehab ganha prêmio em Fórum Nacional de Habitação

0
Foto: Divulgação/Comunicação Agehab

A Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul), recebeu o Selo de Mérito durante o 71° Fórum Nacional de Habitação em Curitiba (PR). A agência foi premiada pelo projeto “Regularização Fundiária em Mato Grosso do Sul” na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.

O prêmio é resultado do trabalho desenvolvido pela Agehab em proporcionar qualidade de moradia às famílias carentes. A diretora-presidente da Agência, Maria do Carmo Avesani Lopez, ressaltou que o prêmio é um incentivo para novos projetos e destacou a importância do fórum para discutir avanços e desafios na política habitacional brasileira.

“Aqui nós debatemos assuntos importantes, criamos novas ideias, e conseguimos realizar uma troca muito positiva para o assunto de habitação em todo país”, disse a diretora de Planejamento e Fomento Habitacional, Maria Tereza Rojas Soto Palermo.

O 71° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social reuniu lideranças do setor público e privado, distribuindo 29 selos para projetos de 13 estados em 11 categorias.

Comunicação Agehab

Prefeitura promove ação de renegociação de dívidas habitacionais em parceria com a AGEHAB

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Habitação Popular, em parceria com a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), realizará uma ação especial para a renegociação de dívidas previstas aos contemplados em programas habitacionais.

Os conjuntos habitacionais participantes da ação são Violetas, Vila Verde, Jardim das Primaveras, Hortênsia, Girassóis, Orquídeas, Lírios e Vila Piloto.

A renegociação é voltada exclusivamente para aqueles que receberam convocação entregue pela equipe do próprio Departamento de Habitação Popular. Os convocados deverão comparecer ao Departamento de Habitação entre os dias 9 e 13 de dezembro, no período das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 17h.

O Departamento de Habitação está localizado na Rua Orestes Prata Tibery, 457, no Centro.

A iniciativa busca facilitar o pagamento das prestações, garantindo que os beneficiários mantenham o acesso aos seus imóveis de forma segura e dentro da legalidade.

Reprodutores e matrizes de raças oriundas de cruzamento genético terão isenção de ICMS nas operações internas e interestaduais

0
Foto: Mairinco de Pauda

As raças oriundas de cruzamento genético sejam bovinos, suínos, ovinos ou aves também serão isentas do ICMS. Decreto neste sentido foi publicado no dia 3 de dezembro, no Diário Oficial do Estado. O documento altera o RICMS/MS, quanto à isenção do imposto nas saídas internas e interestaduais de reprodutores e/ou matrizes de aves, bovinos, bubalinos, ovinos ou suínos, puros de origem, puros por cruza ou de livro aberto de bovinos ou de aves.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, explicou que a resolução do Confaz que dava isenção de ICMS atingia somente os animais de raça pura sem abranger as raças oriundas de cruzamento de duas ou mais raças, puros de origem. “No caso de bovinos, por exemplo, as raças puras eram Nelore, o Gir, o Angus. Com o passar do tempo apareceram raças controladas por associações que são oriundas de cruzamentos, as chamadas raças sintéticas. No caso dos bovinos, temos como exemplo, o Girolando, o Brangus, e Braford. No caso das raças de suínos e aves de alta produção predominam animais oriundos de cruzamento de varias raças puras. O ganho genético obtido a partir do cruzamento de raças tem proporcionado grande avanço em todas as cadeias pecuárias”, destacou.

Após reivindicação das associações de produtores, a Semadesc e Secretaria de Fazenda decidiram alterar o decreto para beneficiar também estas raças. “A partir da nota técnica emitida pelo CONFAZ, incluindo também os animais puros por cruza, o estado do Mato Grosso do Sul aderiu prontamente, ampliando a isenção do ICMS também para esses animais”, explicou o secretário-executivo.

A medida é de extrema importância para o projeto de transformar o MS em Estado Multiproteína pois ajuda no melhoramento genético e permite ganhos de produtividade dos rebanhos.

O decreto prevê que a isenção aplica-se aos animais que ainda não tenha atingido a maturidade para reproduzir, aos reprodutores e/ou às matrizes dos referidos animais produtos de cruzamento, sempre sob controle de genealogia.

O registro oficial será feito por certificado de registro genealógico ou certificado de controle de genealogia oficiais, emitidos por entidade de Registro Genealógico Animal devidamente registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Rosana Siqueira, Semadesc

Polícia Civil investiga furto em Loja da Claro em Água Clara

0
Foto: Portal AC

Na madrugada desta segunda-feira (9), a loja da Claro, situada na Avenida Júlio Maia, em Água Clara, foi invadida e furtada.

De acordo com informações preliminares do Portal AC , três indivíduos participaram da ação criminosa. Ainda não foi divulgado o que foi levado do estabelecimento.

A Polícia Civil iniciou as investigações na manhã de hoje, realizando diligências para identificar e localizar os responsáveis pelo crime.

Homem é esfaqueado na cabeça em Chapadão do Sul

0
Foto: PMMS

Um homem de 56 anos sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada do último domingo (8), em Chapadão do Sul. Conforme o site Top Mídia News, a vítima foi atacada com golpes de faca e sofreu ferimentos na cabeça e nos braços.

De acordo com a Polícia Militar, o incidente ocorreu por volta de 00h10, na Rua Pato Branco, bairro Sibipiruna. No local, os policiais encontraram a vítima ferida, mas ela se recusou a fornecer informações sobre a motivação ou o autor da agressão.

A vítima foi levada por terceiros ao hospital municipal, onde recebeu atendimento. Após o ocorrido, a PM realizou diligências na região, mas o suspeito não foi encontrado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia como tentativa de homicídio e segue em investigação.

Aulão gratuito de defesa pessoal intensivo é um convite à autonomia e conscientização

0
Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 15, às 9h da manhã, a Academia Herradon Fight Team, localizada na Rua Pedro Celestino, 1720 – sala B, no Centro, em Campo Grande, será palco de um evento transformador: o aulão intensivo de defesa pessoal ministrado pela experiente lutadora e organizadora Thais Maia. O aulão é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (67) 99116-0711, são 30 vagas ao todo.

O objetivo principal da aula é capacitar mulheres, pessoas LGBTQIA+ e todas aquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade a utilizarem seu corpo e objetos do dia a dia como ferramentas de proteção. Com duração de duas horas, a atividade promete ir direto ao ponto, focando em técnicas práticas e realistas para situações de risco, sem complicações ou passos mirabolantes.

Thais Maia, que traz um currículo vasto como lutadora, árbitra, professora e competidora em artes marciais como taekwondo, jiu-jitsu e boxe, explica a essência do evento, “Quero desbloquear na cabeça das pessoas que elas têm o direito e a capacidade de se defender. Não ter dó de agressor é essencial. Essa aula vai mostrar que não importa a condição física, estatura ou peso, qualquer um pode aprender a se virar e sair de uma situação perigosa.”

Além das técnicas, Thais também destaca a escolha do espaço. A Academia Herradon Fight Team foi selecionada por sua postura inclusiva e ética, sendo um ambiente acolhedor em um meio predominantemente masculino e heteronormativo.

A aula será voltada exclusivamente para mulheres, gays, travestis e demais pessoas que enfrentam violência de gênero ou orientação. Homens não serão atendidos nesta data, reforçando o foco no público-alvo do evento.

Thais enfatiza que a defesa pessoal vai além de técnicas físicas; é sobre autonomia e confiança, “Quero que as participantes saiam de lá com a intuição e a capacidade de se defenderem, sem medo de devolver um ataque. Vamos trabalhar situações reais para que todas possam se sentir seguras no dia a dia.”

A iniciativa é um convite para quem busca não apenas aprender a se proteger, mas também reforçar a importância da conscientização e do fortalecimento de comunidades vulneráveis.

Serviço

O quê: Aulão Intensivo de Defesa Pessoal com Thais Maia
Quando: Domingo, 15 de dezembro, às 9h
Onde: Academia Herradon Fight Team – Taekwondo
Endereço: Rua Pedro Celestino, 1720 – sala B – Centro

Mais informações: (67) 99116-0711

Marque na agenda e participe desta oportunidade de aprendizado e empoderamento!

Com apoio do Governo de MS, Hospital do Câncer entrega terceiro andar com 32 novos leitos à população

0
Foto: Bruno Rezende

Com apoio e parceria do Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão entregou nesta segunda-feira (9) a obra do terceiro andar, que conta com 32 novos leitos modernos à disposição da população. Eles estão equipados para atender os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A obra no terceiro andar foi realizada pelo Hospital do Câncer, por meio de financiamento com empréstimo no valor de R$ 1,3 milhão. Assim vai ampliar e dobrar o número de atendimentos na unidade, proporcionando o cuidado oncológico de alta qualidade a quem precisa.

“Começamos a segunda-feira com muita emoção e orgulho. O Hospital do Câncer é prioridade zero na estratégia do Estado do Mato Grosso do Sul. Nós vamos continuar avançando neste sentido. Olhando para frente não tenho dúvida que nós juntos vamos conseguir entregar este equipamento, com uma boa execução”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Riedel destacou que o mais difícil em um hospital é a sua operação no dia a dia. “Nosso grande desafio está em conseguir dar maior eficiência a este volume de recursos, com gestão adequada nos hospitais. Promover a articulação para trazer recursos federais, estaduais e municipais. Desta forma conseguimos transformar a saúde do Estado”.

A presidente do Hospital do Câncer, Sueli Lopes Telles, estava emocionada durante o evento e ponderou que se tratava de um momento histórico. “Percorrendo o hospital algo me incomodava profundamente, a lotação das enfermarias e alguns quartos com seis pacientes. O pior era quando precisávamos cancelar cirurgias por falta de leitos. O câncer não espera, ele avança. Diante desta realidade decidimos dar um passo mais difícil, que é finalizar o terceiro andar, não havia outra opção”.

Ela destacou que agora o momento é de celebrar. “Contamos agora com esta unidade com mais 32 leitos de altíssima qualidade, digna de hospitais de excelência. Aqui somos 99% SUS. Nosso compromisso é com a vida e com atendimento humanizado. Nossos pacientes não são números, são pessoas. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado que acreditou no nosso trabalho”.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes, parabenizou o esforço do Estado e da diretoria do hospital pela manutenção das atividades na unidade. “As parcerias são fundamentais, nós sabemos que para avançar precisamos de pessoas que acreditam no trabalho e invistam seu tempo, compromisso e dedicação. Parabéns a todos que colaboram com esta unidade”.

Recursos

Para contribuir com os trabalhos e atendimentos realizados no hospital, o Governo do Estado contribui financeiramente com a unidade. Ao todo foram repassados R$ 18 milhões nos dois últimos anos. Em 2023 teve R$ 9 milhões por meio de convênio e mais R$ 4,37 em repasse fundo a fundo. Já neste ano teve mais R$ 4,69 milhões em repasse estadual.

“Nosso objetivo na Secretaria de Saúde é que além do terceiro andar, sejam conclusas as demais o mais breve possível. Temos muitas demandas na saúde pública do Estado, mas algumas precisam ser prioridade e esta é uma delas. Hoje não são apenas 32 leitos novos, são leitos extremamente superiores àqueles que estamos acostumados a serem oferecidos no SUS. Nosso objetivo é continuar a ajudar esta instituição”, afirmou o secretário de Saúde, Maurício Simões.

O Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão é uma instituição privada filantrópica referência no tratamento oncológico no Estado. O maior hospital oncológico do Mato Grosso do Sul, atendendo 72% da oncologia. De cada 10 pacientes com câncer SUS, 7 são tratados pelo HCAA. São feitos em média 17 mil procedimentos por mês. Em 2023 foram 206.759 atendimentos realizados.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Superliga de Vôlei reúne cinco mil pessoas e reforça potencial de MS para eventos de alto nível

0
Foto: Anderson Menezes/Polygon Fotografia

Com público de cinco mil pessoas, Vedacit Vôlei Guarulhos (SP) e Vôlei Renata (SP) protagonizaram uma partida emocionante pela nona rodada da Superliga Masculina de Vôlei 2024/2025, no sábado (7), em Campo Grande. A partida no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão) terminou com a vitória do Vôlei Renata (SP), de Campinas (SP), por 3 sets a 0 (parciais de 25×23, 25×14 e 25×20). O evento na Capital teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Essa é a primeira vez em quatro anos que Campo Grande recebe uma competição de tamanha relevância no vôlei. O último grande evento no Guanandizão foi a Supercopa do Brasil, em outubro de 2020, quando o Praia Clube (MG) e o Taubaté (SP) sagraram-se campeões no feminino e no masculino, respectivamente.

O atleta Judson Amabel Nunes da Cunha Júnior, do Vôlei Renata, natural de Campo Grande, foi eleito o melhor jogador da partida. O atleta destacou as dificuldades enfrentadas por quem inicia a trajetória esportiva fora dos grandes centros do vôlei. “Para quem é de fora de estados como São Paulo, Minas Gerais e da região Sul, que oferecem mais estrutura e competições, o caminho é muito difícil. No início, eu não imaginava me tornar jogador. Mas, com o tempo, fui evoluindo e plantando no meu coração o sonho de ser um profissional”, disse.

Superliga de Vôlei reúne cinco mil pessoas e reforça potencial de MS para eventos de alto nível
Ao lado do secretário Marcelo Miranda, Judson recebeu prêmio de melhor jogador da partida. (Foto: Anderson Menezes/Polygon Fotografia)

Outro jogador, Sandro Carvalho, da equipe de Guarulhos, ressaltou a importância de levar grandes partidas a diferentes regiões do país. “É muito especial jogar em locais diferentes dos grandes centros. A oportunidade de trazer um clássico paulista para Campo Grande fomenta o esporte e inspira as crianças. Essa iniciativa pode incentivar muitos jovens a praticar o voleibol”, afirmou.

O presidente do Vedacit Vôlei Guarulhos, Anderson Marsili, reforçou o impacto positivo do esporte na vida das pessoas. “Nosso objetivo é impactar aquela criança que assiste ao jogo no ginásio. Ela pode se inspirar nos atletas, decidir seguir uma carreira no esporte ou levar os valores aprendidos para a vida. O esporte transforma, ensina disciplina, respeito e cria referências positivas”, disse Marsili.

Para o técnico do Vedacit Vôlei Guarulhos, Nery Tambeiro, eventos como esse são fundamentais para os jovens. “Trazer os grandes ídolos do esporte para fora dos grandes centros causa um impacto enorme. O esporte é uma ferramenta de transformação, que afasta das drogas e ensina valores como disciplina, respeito e camaradagem”, destacou o treinador.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda celebrou o sucesso do evento e o retorno de grandes partidas ao estado. “Esse jogo marca um momento histórico para o esporte de Mato Grosso do Sul. Estamos comprometidos em trazer mais eventos de alto nível como este, que inspiram nossas crianças e promovem o vôlei como um esporte acessível para todos”, afirmou.

Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, também ressaltou a importância de Mato Grosso do Sul no cenário esportivo nacional: “Nosso estado tem potencial para ser referência em grandes eventos esportivos. Investir no esporte é investir na juventude e na formação de cidadãos mais conscientes e saudáveis. Estamos trabalhando para que iniciativas como essa se tornem cada vez mais frequentes”.

Karina Lima, Comunicação Setesc

Jovem de 19 anos é esfaqueado por ex-namorado de sua namorada em Cassilândia

0
Foto: Cassilândia Urgente

Na madrugada do último sábado (7), um jovem de 19 anos foi esfaqueado ao sair de uma boate em Cassilândia. Conforme o site Capital News, a vítima, que teve o pulmão perfurado, foi atacada por volta das 4 horas enquanto estava acompanhado de sua namorada.

De acordo com relatos registrados no boletim de ocorrência, o ex-namorado da jovem teria abordado o casal em uma praça próxima e desferido uma facada no peito do rapaz.

A vítima foi socorrida e levada para atendimento médico. Apesar da gravidade da lesão, que passou muito perto do coração, exames foram realizados para avaliar o alcance do ferimento.

O agressor não foi localizado e as motivações para o ataque ainda são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela delegacia de Cassilândia.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.