A Polícia Militar de Três Lagoas realizou, nesta quarta-feira (14), a apreensão de dois adolescentes por receptação e recuperou moto furtada de Ilha Solteira, no bairro Vila Piloto.
Na tarde desta quarta-feira (14), a guarnição de Radiopatrulha do 2º BPM se dirigiu até a rua Dom Bosco, no bairro Vila Piloto, por volta das 18h, a fim de verificar um relato de um veículo escondido em meio a vegetação de um terreno baldio.
Ante verificação, o veículo era uma moto Honda/CG 150 FAN ESI, de cor cinza, e constava no sistema policial que havia sido furtada na cidade de Ilha Solteira (SP) no dia anterior, 13 de maio.
Em diligências pelo bairro, os policiais fizeram a abordagem de dois adolescentes – de 15 e 16 anos – que confessaram estarem trafegando com a motocicleta e, ao avistarem a viatura de Polícia, abandonaram o veículo no terreno e fugiram.
Diante dos fatos, os adolescentes infratores foram encaminhados até a Delegacia de Polícia, onde foram entregues a autoridade de polícia judiciaria juntamente com o veículo recuperado.
Denuncie!
O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito), 3919-9737 ou 3919-3738. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!
A iniciativa da campanha foi da primeira-dama, Kelly Abonizio, que terá como objetivo, arrecadar peças de roupas, cobertores e calçados para serem doada às pessoas em situação de vulnerabilidade social para ajudá-las a se proteger do frio durante a estação de inverno
Na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, o Gabinete do Prefeito, junto com os parceiros Grupo Alvorada, Kidy Calçados, Sicredi, Abrasel, Shopping Três Lagoas, Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de MS (IDSEAMS), GC Uniformes e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas (SCTL), realizou o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, com o tema: “Três Lagoas unida contra o frio”.
O foco principal é a arrecadação de roupas e calçados. Para isso, foram entregues caixas personalizadas a lojistas, secretarias municipais, departamentos públicos e a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), unindo esforços para fazer a diferença. Além das caixas de doação, a empresa Kidy Calçados também contribuiu com a doação de calçados e roupas novas, direto de sua fábrica.
A iniciativa começou com a primeira-dama Kelly Abonizio, que rapidamente mobilizou sua equipe e recebeu apoio de diversos parceiros, dando força e direção à campanha. Durante o evento, ela expressou sua empatia pelos moradores de Três Lagoas e a alegria de poder contribuir: “Estou realizando essa campanha com muito carinho, pensando em quem mais precisa. Tenho certeza de que, se cada um doar uma peça de roupa, de grão em grão, vamos conseguir ajudar todo mundo!”.
O prefeito Dr. Cassiano Maia reforçou as palavras da esposa e demonstrou satisfação com a campanha: “Muitas pessoas sofrem com o frio, e queremos ajudar! Contamos com a união de todos: parceiros, comércio local e entidades. Agradecemos à Câmara Municipal, à imprensa e a todos os envolvidos. Juntos, vamos fazer a diferença e aquecer quem mais precisa!”.
FAZENDO A DIFERENÇA
Além disso, no dia 3 de agosto acontecerá um evento com centenas de jovens que participarão da campanha. O vereador e presidente da Câmara, Antonio Teixeira Empke Junior (Tonhão), esteve presente no lançamento e diz estar otimista com a campanha de 2025.
“Com essa equipe maravilhosa, vamos fazer a diferença e tornar a campanha a maior que já aconteceu. Na Câmara também daremos a nossa contribuição, seremos parceiros. Quero agradecer a todas as autoridades aqui, agradecer à imprensa e dizer que nós estamos juntos com esse mesmo ideal de servir melhor à população e conte sempre com a câmara de vereadores. Não vai ser diferente o nosso posicionamento, o posicionamento dos parlamentares para com a administração e principalmente a nossa primeira-dama com iniciativas tão grandiosas como essa”, disse o vereador.
Estiveram presentes no lançamento autoridades públicas, como o presidente da Câmara Municipal, Antônio Empke (Tonhão), o vice-presidente Sargento Rodrigues, e os vereadores Mi do Santa Luzia, Mário Grespan e Robson do Alinhamento
Com a presença de servidores e estudantes, ato de entrega da nova frota foi realizado na capital. (Foto: Amanda Cipriano, Osvaldo Sato e Equipe de Técnicos em Audiovisual do Campus Campo Grande)
Nesta primeira etapa, foram entregues 13 novos veículos a campi e reitoria. Previsão é que todas as unidades sejam contempladas em 2025
A fim de aumentar a segurança e o conforto no transporte de estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi realizada nessa quarta-feira, 14, a entrega de novos veículos a oito campi e reitoria. Nesta a primeira etapa do processo de renovação da frota institucional, o investimento foi de R$ 4,2 milhões.
O ato de entrega dos novos veículos, realizado em Campo Grande, foi conduzido pela reitora Elaine Cassiano, e contou com a participação dos diretores-gerais dos dez campi, além de servidores e estudantes. A reitora destacou a importância do investimento na nova frota.
“Um dos objetivos da renovação da frota é atender o conceito de economicidade, pois os antigos tinham um custo muito alto de manutenção. Junto às pró-reitorias de Administração e de Desenvolvimento Institucional e aos diretores-gerais, nós optamos por adquirir novos veículos para uso institucional”, explicou Elaine.
Inicialmente, os campi receberão um veículo cada, mas a previsão é que as unidades sejam contempladas com, pelo menos, uma picape e uma van até o final de 2025.
“Neste ano, pretendemos contemplar todos os campi com o recebimento de novas picapes e vans, o que depende apenas da questão orçamentária, mas está dentro do nosso planejamento”, afirmou a dirigente.
Nova Frota
Nesta primeira etapa da renovação da frota do IFMS, foram entregues 13 veículos novos, sendo dez picapes aos campi Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã, e também à reitoria.
Três vans foram direcionadas aos campi Corumbá, Naviraí e Ponta Porã. Outras três vans já foram adquiridas, e o IFMS aguarda a entrega pelo fornecedor.
O diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro de Lima Jr., enfatizou o impacto positivo da nova frota nas atividades diárias.
“O número de deslocamentos entre Ponta Porã e Campo Grande, e também para outras localidades, é muito alto. São cerca de 70 mil quilômetros percorridos por ano, e fazer esses trajetos com veículos novos garante muito mais segurança aos nossos servidores e estudantes”, comentou o gestor.
Para o estudante Felipe Rafael Abelha, que cursa o primeiro semestre do curso técnico em Administração, a renovação da frota traz a expectativa de bem-estar e segurança nas atividades que exigem deslocamento.
“Faz com que os alunos tenham mais conforto quando forem fazer visita técnica, participar dos Jogos do IFMS, principalmente nas vans. É muito bom o IFMS ter esses novos meios de transporte”, enfatizou.
Nesta primeira etapa do processo de renovação da frota, o investimento foi de R$ 4,2 milhões. (Foto: Amanda Cipriano, Osvaldo Sato e Equipe de Técnicos em Audiovisual do Campus Campo Grande)
Investimento
A renovação da frota do IFMS foi realizada com recursos provenientes de emendas parlamentares, tanto individuais como da bancada federal de Mato Grosso do Sul.
Para a aquisição das dez picapes Ford Ranger XLS 3.0 V6, a diesel, com transmissão automática e garantia de cinco anos, o investimento foi de R$ 2,4 milhões, com custo unitário de R$ 245,8 mil. Já as seis vans Renault Master, com motor de 136cv a diesel e capacidade para 16 passageiros, totalizaram investimento de R$ 1,7 milhões, com valor unitário de R$ 299 mil.
O pró-reitor de Administração, Diego Viveiros, destaca que a renovação da frota foi uma diretriz que a reitora Elaine Cassiano fez questão de priorizar.
“Com vistas, principalmente, a manter a segurança e integridade de servidores e estudantes que utilizam os veículos oficiais, bem como para reduzir os custos com manutenção da frota institucional, foi decidido por priorizar a aquisição de camionetes e vans, haja visto que os veículos em uso já tinham cerca de dez anos”, explicou.
Viveiros reforçou que os dez campi deverão receber novos veículos este ano. “Está prevista a aquisição de, pelo menos, uma camionete e uma van para cada campus, sendo que em 2024 já foram empenhadas dez camionetes e seis vans para atender a reitoria e os campi. Todas as camionetes já foram entregues, bem como três vans, com o restante planejado para ser empenhado até outubro”, finalizou o pró-reitor.
O investimento total previsto para a renovação de toda a frota do IFMS é de R$ 8,9 milhões, montante suficiente para aquisição de 22 picapes e 12 vans.
O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou na última quarta-feira (14) uma indicação ao governador Eduardo Riedel (PSDB) solicitando o reforço do efetivo da 2ª Companhia da Polícia Militar e também da Polícia Civil no município de Caarapó (MS). A medida foi motivada pelo aumento nos índices de criminalidade na região, com destaque para casos de violência doméstica, furtos e roubos.
O documento também foi encaminhado ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes; e ao delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio. O pedido atende a uma solicitação do Conselho Comunitário de Segurança de Caarapó e da prefeita Professora Lurdes (PL), diante da crescente sensação de insegurança entre os moradores.
Na justificativa, Coronel David ressaltou que o aumento da criminalidade tem gerado uma crescente sensação de insegurança entre os moradores. Além disso, a região sofreu baixas recentes nas forças de segurança, com a saída de dois delegados de polícia civil, um lotado em Juti e outro em Caarapó, agravando ainda mais a vulnerabilidade da população.
“A presença policial é fundamental para garantir a ordem, a paz e a tranquilidade que a população merece”, concluiu o deputado.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14/5), a Operação Amicus Ludicis, com a finalidade de investigar a prática dos crimes de peculato e corrupção por parte de um magistrado do trabalho e de particulares.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em endereços localizados nos municípios de Campo Grande/MS e Dourados/MS.
Foto: PCMS
A investigação também resultou na decretação da indisponibilidade de bens dos investigados, no valor de mais de R$ 1,4 milhão.
Os trabalhos investigativos tiveram início após comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, sobre possíveis fraudes processuais praticadas por um magistrado do trabalho, em conluio com particulares, no período de 2017 a 2024
Suspeito adquiria notas em Campo Grande e distribuía no interior do estado
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Terceiro Milênio. A investigação apura comercialização e distribuição de cédulas falsas em Corumbá no ano de 2024.
De acordo com as investigações, um indivíduo estaria adquirindo as cédulas falsas em Campo Grande e estaria distribuindo em Corumbá ambas cidades no Mato Grosso do Sul.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos celulares e mídias diversas que, a partir de então, serão submetidos a perícia e posterior análise.
Fotos: PRF
O objetivo é identificar demais pessoas envolvidas na trama criminosa e prevenir a circulação de notas falsas no Mato Grosso do Sul.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam no final da tarde desta quarta-feira (14), em Dourados, 200 quilos de pasta base de cocaína e 100 quilos de cocaína, em um fundo falso de uma carreta bitrem, carregada com soja. Na ação um homem, de 45 anos, foi preso em flagrante.
Vídeo: DOF Polícia Militar
O veículo seguia pelo anel viário de Dourados, quando foi abordado pelo DOF, em bloqueio próximo à PED (Penitenciária Estadual de Dourados).
Durante entrevista, o motorista entrou em contradição sobre os motivos da viagem e apresentou versões desencontradas, o que levou suspeita. Em vistoria minuciosa nos semirreboques, foi localizado um compartimento oculto em uma das tampas laterais, onde estavam escondidos os tabletes.
Vídeo: DOF Polícia Militar
Questionado, o homem afirmou que pegou a carreta em um posto de combustível em Dourados e levaria até a cidade de Maringá (PR), onde receberia R$ 20 mil pelo transporte.
O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 18 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Vídeo: DOF Polícia Militar
A ação envolvendo os policiais do DOF contou, ainda, com apoio de policiais civis da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Serviço
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF
Estender a mão e aquecer quem precisa. Com este sentimento de solidariedade a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou terça-feira (13) a entrega dos itens arrecadados durante a campanha do Governo do Estado ‘Seu abraço aquece – Doe calor e faça o bem’.
Entre roupas, calçados e cobertores, a SES e o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) arrecadaram centenas de peças para doação. Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Estender a mão e aquecer quem mais precisa é um gesto de humanidade que nos enche de orgulho. O empenho e a generosidade das equipes da SES e do HRMS demonstram o verdadeiro espírito de solidariedade que move o nosso trabalho, pois essas peças arrecadadas farão uma diferença significativa na vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade em nosso Estado. Agradeço imensamente a todos que contribuíram para aquecer não só o corpo, mas também o coração dessas pessoas”, disse o secretário.
“Gostaria de agradecer de coração a cada um de vocês pelo gesto carinhoso de trazer cobertores, roupas e tudo que possa aliviar o sofrimento de quem precisa. Essa solidariedade fortalece não só quem recebe, mas também nosso trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento a esta rede de servidores unidos por um bem maior. Agradeço também à Mônica e ao Gurgel pelo compromisso e dedicação, que inspiram a todos nós. Que Deus recompense a todos vocês e suas famílias em dobro”, enfatizou a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone.
Madrinha da ação, a primeira-dama Mônica Riedel, esteve presente durante a entrega e fez um agradecimento especial aos colaboradores da saúde.
“Esta iniciativa, focada na doação e no envolvimento de todos os servidores, demonstra o abraço da nossa comunidade à quem mais precisa. A essência da campanha é justamente essa: acolher a todos e não deixar ninguém para trás. Embora a demanda seja grande, trabalhamos incansavelmente para alcançar o maior número possível de pessoas. Ver a união de vocês hoje me deixa muito feliz, pois impulsiona essa campanha que cresceu tanto e Já conseguimos atender além de Campo Grande, mais 18 cidades do interior”, afirmou a primeira-dama.
“Mônica, sua participação e dedicação como madrinha nos alegram e inspiram profundamente com seu exemplo de cidadania e solidariedade. Maurício e Cris, obrigado pela acolhida e engajamento constante nesta campanha. Reforço que cada agasalho, calçador e cobertor doado faz uma enorme diferença na vida de alguém, pois um gesto simples para nós pode ser transformador para quem recebe”, destacou o secretário-adjunto de Administração, Roberto Gurgel.
A campanha ‘Seu abraço aquece’ arrecada cobertores e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação que serão doados para entidades beneficentes e organizações não governamentais em Mato Grosso do Sul.
A arrecadação inciou-se no dia 9 de abril e segue até o dia 19 de maio. As doações podem ser feitas em caixas de arrecadação espalhadas por secretarias, autarquias e fundações do Estado, além dos pontos de coleta de instituições parceiras.
A campanha foi criada no Governo do Estado em 2015 e ao longo da última década foi crescendo e cada vez mais ganhando espaço e o coração de quem quer ajudar. Na edição passada (2024) foram arrecadadas 189 mil peças, distribuídas para mais de 300 entidades filantrópicas.
Neste ano a campanha tem a participação de 19 correalizadores, entre instituições de classe e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de empresas da iniciativa privada.
Neste sábado, dia 17 de maio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mais ações especiais de vacinação contra a Influenza (gripe), agora liberada para toda a população com 06 meses ou mais de idade. As doses estarão disponíveis em dois pontos estratégicos: na Feira Central Turística, das 6h às 11h, e no Shopping Três Lagoas, das 14h às 18h.
A iniciativa faz parte da campanha de ampliação da cobertura vacinal contra a gripe, após a liberação anunciada pela Coordenação de Imunização de Mato Grosso do Sul e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no último dia 13 de maio. A ampliação tem como objetivo alcançar públicos além dos grupos prioritários, diante da baixa adesão observada até o momento.
Segundo a Central de Imunização da SMS, a cobertura vacinal em Três Lagoas ainda está aquém do esperado: entre idosos, apenas 38,16% foram vacinados; entre crianças, o índice é de 27,39%; e entre gestantes, somente 36,24% receberam a dose, totalizando 33,75% de cobertura vacinal.
Mesmo com esse cenário local, Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional, liderando o ranking de cobertura vacinal contra a Influenza com quase 30% da população já imunizada, de acordo com dados do Governo do Estado.
Para receber o imunizante recomenda-se portar o CPF em versão física ou digital, pois é necessário informar o número para cadastro.
Serviços
Vacinação Feira Central – Dia 17 de maio (sábado)
Feira Central Turística
Horário: Das 6h às 11h
Endereço: Avenida Rosário Congro – Centro
Shopping Três Lagoas
Horário: Das 14h às 18h
Endereço: Av: Jamil Jorge Salomão, 3807 – Portal das Araras
Confinar 2025 reúne público recorde de 2 mil pessoas em Campo Grande e aprofunda o debate sobre gestão pecuária na América do Sul
Com atuação em três países da América do Sul, o produtor rural Alberto Asato apresentou no Confinar 2025 uma análise comparativa sobre a gestão da atividade pecuária no Brasil, Bolívia e Paraguai, destacando diferenças nos custos de produção, na estrutura tributária e nas exigências operacionais. O evento, que bateu recorde de público com mais de 2 mil participantes, aconteceu na última terça-feira (14), em Campo Grande.
Diretor da Sunsas (Bolívia), da Campanário Agropecuária LTDA (Brasil) e da Estância Lagunita S.A. (Paraguai), Asato apontou que o principal ponto em comum entre os três países é a dificuldade crescente em relação à mão de obra. “É um desafio constante, com maior intensidade na Bolívia, mas presente em todas as operações”, avaliou.
A análise de custo-benefício revelou realidades distintas. “Na Bolívia, o custo subiu e a produtividade é mais baixa. No Brasil, o custo é mais alto, mas o rendimento compensa. Já o Paraguai tem menor carga tributária e uma legislação mais favorável, o que torna a atividade menos onerosa”, explicou.
Comparando dados operacionais apresentados durante a palestra, a Bolívia tem um custo médio de R$ 181,47 por arroba produzida, com uma produtividade de 13,7@/ha/ano. Já o Paraguai apresenta um dos custos mais competitivos, com R$ 127,13/@, e produtividade média de 19,3@/ha/ano. O Brasil, apesar do custo intermediário (R$ 162,04/@), se destaca pela maior produtividade: 25,2@/ha/ano — o que, segundo Asato, justifica o investimento mais alto no sistema de produção nacional.
Na propriedade brasileira, localizada em Laguna Carapã (MS), a estratégia é baseada na intensificação e na qualidade do rebanho, com foco na exportação. “Trabalhamos com produtos de alta performance. O Brasil tem ampliado sua participação nas exportações e isso exige um modelo produtivo mais eficiente e competitivo”, afirmou.
Sobre o Paraguai, o produtor destacou a vantagem tributária. “É o país com a melhor estrutura em termos de legislação patrimonial e carga fiscal. A exportação é significativa e o ambiente regulatório mais estável permite planejar com maior segurança”.
A palestra reforçou que, embora o produto final seja o mesmo — proteína animal de alta qualidade —, os caminhos para produzi-lo mudam conforme o país. O painel de Alberto Asato foi um dos destaques da tarde no Confinar 2025, evento que se consolida como um dos principais da pecuária de corte intensiva no Brasil. Neste ano participaram produtores rurais de 15 estados, além de produtores do Paraguai e da Bolívia.
A 13ª edição do Confinar já está confirmada para 2026, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento técnico da pecuária nacional e com o fortalecimento do setor produtivo por meio da troca de conhecimento, experiências e inovação.
Experiência iniciada em assentamento de MS ajudou a padronizar protocolos, modernizar coletas de dados e impulsionar criação do manual e do aplicativo utilizados em todo o País
A busca por respostas mais objetivas nos relatórios de campo levou a Unidade Técnica Estadual da Agraer em Mato Grosso do Sul a desenvolver uma solução inédita no Brasil. A iniciativa, conduzida pela coordenadora da UTE/MS, Josilene Figueiredo, acabou inspirando a criação de um aplicativo nacional para fiscalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além de contribuir em debates que levaram à elaboração do novo Manual de Fiscalização dessa política pública.
Por mais de duas décadas, o Crédito Fundiário operou sem um protocolo claro de fiscalização. Apesar de prevista no manual do programa, a verificação da ocupação e exploração dos lotes pelos beneficiários seguia sem um padrão definido.
Isso começou a mudar quando a UTE da Agraer resolveu enfrentar o desafio de sistematizar e padronizar o processo, começando por um projeto piloto no assentamento Beleza Pura, em Campo Grande.
“O crédito fundiário tem mais de 20 anos. Nesse tempo todo não se fazia fiscalização, embora houvesse essa previsão. Não havia uma padronização nisso”, explica Josilene. “Há cerca de três anos, começamos a criar procedimentos porque vimos que era necessário padronizar”.
Fotos: Comunicação Agraer
Do papel ao tablet
Josilene lembra que o primeiro formulário usado na fiscalização era impresso em papel. “Tenho horror à letra cursiva, no campo, porque a gente escreve na pressa e aquilo fica ilegível. Sem padronização, nem sempre é possível analisar, não gerava dados”.
Foi então que a equipe decidiu transformar o formulário em uma planilha Excel, com respostas pré-definidas. “Pedi autorização para o Departamento de Governança Fundiária, em Brasília, e convertemos o formulário em planilha. Padronizamos as respostas e conseguimos analisar os dados”.
Em 2023, com a aquisição de tablets, a planilha passou a ser utilizada diretamente no campo, agregando imagens de satélite via Google Earth, com registro fotográfico no sistema e até assinatura digital dos fiscalizados, produtores rurais.
Fotos: Comunicação Agraer
“Usar o tablet trouxe muita mudança. A equipe de Brasília viu essa planilha, gostou muito, especialmente pelo fato de as respostas serem objetivas. O que padroniza. A partir daí, surgiu a ideia do aplicativo”, afirma Josilene.
Aplicativo nacional com DNA sul-mato-grossense
O desenvolvimento do aplicativo nacional ficou a cargo do IFPI – Instituto Federal do Piauí, em parceria com o Governo Federal. Mas, o embrião do sistema veio da planilha desenvolvida pela Agraer.
Paralelamente, a equipe de Mato Grosso do Sul contribui com os trabalhos de criação do novo Manual de Fiscalização, com sugestões e ajustes no texto final.
“Nossa equipe contribuiu com discussões que levaram à elaboração do manual de fiscalização. Hoje, o manual está publicado, o formulário impresso também, para quem ainda não tem disponibilidade de tablet. E o aplicativo foi lançado e está em fase de testes, com as primeiras fiscalizações feitas por nós”, conta Josilene ao destacar que “MS foi o primeiro estado a utilizar o aplicativo, que deve ser liberado para uso nacional nos próximos meses. Até lá, a UTE/MS segue responsável por testá-lo e validá-lo”.
Fotos: Comunicação Agraer
Para quem pode ver esse processo de digitalização de perto como o coordenador-geral do Programa Nacional de Crédito Fundiário, Hebert Pereira, o trabalho de fiscalização é fundamental para garantir a efetividade da política pública e o uso da tecnologia é essencial.
“A digitalização tem sido uma grande aliada na fiscalização do Crédito Fundiário, e Mato Grosso do Sul teve um papel essencial nesse processo. Desde os projetos piloto, a Agraer se destacou por inovar no uso de ferramentas como imagens de satélite, planilhas digitais e, mais recentemente, no teste de aplicativos para coleta e gerenciamento de dados. Esse pioneirismo contribuiu diretamente para aprimorar a metodologia nacional. Hoje, a Agraer é referência na execução da pós-contratação do programa no Brasil”, enfatiza.
Hebert reforça que o PNCF precisa ser protegido de práticas como arrendamento ilegal, degradação ambiental ou reconcentração fundiária. Situações que o aplicativo irá contribuir.
“Que não haja arrendamento para terceiros, que queiram comprar áreas do crédito fundiário para reconcentrar terras ou degradação ambiental nessas áreas. É essencial que as famílias possam realmente produzir, ter sustentabilidade e honrar o financiamento”.
Fotos: Comunicação Agraer
Ele também destaca o caráter solidário do fundo que sustenta o programa. “O PNCF é financiado pelo Fundo de Terras e Reforma Agrária, um fundo solidário. Quando o agricultor paga sua parcela anual, ele está ajudando outro trabalhador sem-terra, ou com pouca terra, a também ser beneficiado. Isso garante a continuidade do programa”.
Caso o beneficiário deseje deixar o programa, há caminhos legais para isso. “Se alguém quiser desistir do financiamento, existem maneiras corretas e legais de fazer essa transferência. Basta procurar a Unidade Técnica Estadual da Agraer em Mato Grosso do Sul. Não comprem nem vendam áreas do crédito fundiário por fora. Isso precisa estar devidamente acompanhado e aprovado”, pontua Hebert.
Tecnologia para gestão e a inclusão
Com o novo sistema digital, será possível cruzar dados de forma automatizada, obter painéis de gestão em tempo real e entender com mais profundidade a realidade dos beneficiários:
“Vamos saber se a maior renda vem do lote, se há acesso à energia, à água, à moradia digna. Isso ajuda a repensar a própria política do crédito fundiário”, conclui Josilene.
De Campo Grande para o Brasil, a experiência da Agraer comprova como uma iniciativa local, feita com criatividade, tecnologia e foco em resultados, pode transformar a gestão de políticas públicas em todo o País.
Trabalho em equipe que é a soma dos esforços dos colaboradores da Agraer: Josilene Figueiredo, coordenadora da UTE/MS, Fabio Palermo, gestor de desenvolvimento rural; Marcelo Nakasone, assessor, e Jean Luiz Marc, agente de serviços sócios organizacionais.
Na manhã de terça-feira (13) a SED (Secretaria de Estado de Educação), realizou o Dia D da campanha de agasalho ‘Seu Abraço Aquece’. A data marcou a entrega simbólica dos agasalhos e cobertores arrecadados até o momento pelos servidores da pasta, que se mobilizaram em uma grande corrente de solidariedade.
O evento contou com a presença da primeira-dama, Mônica Riedel, madrinha da campanha, que acompanhou de perto a ação e parabenizou o engajamento dos servidores.
Além da primeira-dama, participaram do evento o secretário-adjunto da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Roberto Gurgel, o secretário adjunto da SED, Sergio Luiz Gonçalves e a chefe de gabinete, Chrystine Rocha.
Fotos: Ricardo Agra/SED
“É emocionante ver esse envolvimento, cada doação representa um gesto de amor e cuidado com o próximo, essa delicadeza que vocês organizaram tudo, mas reforço, a campanha não acabou, ainda dá tempo de aquecer mais famílias do nosso Estado”, reforçou Mônica.
A arrecadação dos agasalhos e cobertores continua, entre os dias 20 e 22 de maio será feita a entrega oficial das peças que serão direcionadas paras entidades cadastradas na campanha. Na SED, além do órgão central, as CRE’s (Coordenadoria Regional de Educação), se mobilizaram na arrecadação das peças. Cada unidade escolar é um ponto de entrega da campanha.
Fotos: Ricardo Agra/SED
O secretário Hélio Daher que está em viagem, deixou uma mensagem em vídeo para os servidores, enaltecendo a importância da campanha e agradecendo os servidores pelo empenho nas doações. “A Educação unida consegue chegar mais longe, entregando para a nossa população as doações que eles tanto precisam para esse período tão difícil que é o inverno”, finalizou Hélio.
Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três Lagoas, onde a Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), oferece, nesta quinta-feira (15), 202 oportunidades de trabalho para você!
Endereço: Rua Dr. Munir Thomé, 86, Centro, Três Lagoas – CEP: 79600-060
Contato: (67) 3929-1938
Horário de funcionamento: 7h às 17h – sem intervalo de almoço.
As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional! Compareça à Casa do Trabalhador de Três Lagoas e garanta seu futuro.
O combate à tuberculose no sistema prisional brasileiro ganhou destaque durante o Seminário Nacional de Tuberculose em Pessoas Privadas de Liberdade.
A metodologia aplicada na triagem sistemática nas unidades penais de Mato Grosso do Sul combina tecnologias avançadas, como radiografia portátil e inteligência artificial para análise de imagens, com ações educativas e de mobilização comunitária.
Essa combinação tem permitido identificar casos de tuberculose de forma precoce, reduzindo a transmissão e melhorando os desfechos de saúde.
Realizado nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília (DF), o evento reuniu profissionais de saúde, gestores públicos, representantes do sistema penitenciário e especialistas em saúde pública, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde nas unidades prisionais, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz da tuberculose.
Entre os momentos mais significativos do seminário, destaca-se apresentação da experiência ‘Abordagens escaláveis e engajadas com a comunidade para triagem sistemática nas prisões do Brasil’, apresentada pelo Dr. Everton Ferreira Lemos, pesquisador do Grupo de Tuberculose da Fiocruz/MS. O Trabalho foi destacado pelo Ministério da Saúde como experiência exitosa, demonstrando seu impacto positivo nas estratégias de detecção e controle da tuberculose em ambientes prisionais.
O trabalho conta com a autoria de um grupo de pesquisadores, incluindo Everton Ferreira Lemos, Caroline Busatto, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, José Victor Bortolotto, Mariana Croda, Paulo Cesar Pereira Dos Santos, Andrea da Silva Santos, Thais Oliveira Gonçalves, Argita Salindri, Alessandra Moura da Silva, Eunice Atsuko Totumi Cunha, Roberto Dias de Oliveira e Yiran Liu, Jason R. Andrews e Julio Croda. Sob a liderança do Dr. Julio Croda e Dr. Jason Andrews, a equipe tem desenvolvido abordagens inovadoras e escaláveis, que integram o engajamento comunitário para assegurar a adesão e o sucesso das estratégias de triagem.
A secretária-ajunta de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, que também integra a grupo de pesquisadores, Crhistinne Maymone, avalia que o reconhecimento da iniciativa como referência nacional pelo Ministério da Saúde é um marco importante para a saúde pública, evidenciando o papel fundamental da pesquisa e da inovação na melhoria da assistência à saúde em ambientes de alta vulnerabilidade.
Secretária-adjunta de Saúde de MS, Crhistinne Maymone. (Foto: Helton Davis)
“A combinação inovadora de tecnologias avançadas, aliada às ações de educação e mobilização, tem se mostrado decisiva para a detecção precoce da doença nas unidades prisionais do Estado. Essa conquista evidencia o papel fundamental da pesquisa e da inovação na busca por soluções eficazes que melhorem a assistência à saúde prisional”, enfatiza Crhistinne Maymone.
O sucesso da experiência reforça o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul e do grupo de pesquisa em contribuir para o enfrentamento da tuberculose em populações vulneráveis, especialmente no sistema prisional, onde os desafios de saúde são significativos.
Com quase 300 granjas em Mato Grosso do Sul, a suinocultura é uma das atividades econômicas mais dinâmicas do Estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional. Atualmente, o Estado conta com 119.582 matrizes em produção, e mais de 3,39 milhões de suínos abatidos apenas em 2024. A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.
Os dados foram divulgados durante o 7º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS, realizado pela Asumas em Dourados que também apresentou os diferenciais competitivos do Estado, como a alta produtividade, disponibilidade de grãos a preços competitivos, estrutura moderna e políticas públicas de incentivo.
De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, que foi um dos palestrantes o evento falando sobre Oportunidades para a Agropecuária Sul-mato-grossense, a atividade se destaca não apenas pelo volume de produção, mas também pela integração com a indústria, pela segurança para investidores e pelo uso crescente de tecnologias sustentáveis.
“Como toda cadeia produtiva, a suinocultura traz um grande desenvolvimento econômico regional e estadual. A gente tem que partir do princípio que as atividades do campo precisam se diversificar, e essa é uma atividade que se enquadra bem em pequenas propriedades”, destacou o secretário.
Segundo ele, apesar de atualmente exigir um volume expressivo de investimento, a suinocultura, por ser uma atividade integrada à indústria, “traz segurança para o investidor, promove o desenvolvimento local, gera empregos e movimenta uma cadeia de fornecedores de insumos, tanto para a indústria quanto para as propriedades rurais”.
O secretário-executivo reconhece que há desafios enfrentados pelos produtores, especialmente os pequenos. “Toda atividade econômica tem dificuldades. Não é uma coisa estática, vai mudando com o tempo. Em determinados momentos, surgem entraves ambientais, em outros, econômicos. Hoje, uma das grandes preocupações do governo é a biossegurança”, disse.
Para ele, garantir a sanidade animal é fundamental para evitar prejuízos a toda a cadeia produtiva. “O que o Estado tem feito é trabalhar lado a lado com os produtores e a indústria para antecipar possíveis problemas. Há um trabalho muito forte da Iagro, nossa agência de defesa sanitária, com visitação às propriedades e fiscalização das medidas de isolamento e segurança”.
Beretta revelou que hoje o Estado conta com cerca de 300 produtores atuando na suinocultura, distribuídos entre a região sul e o norte, como em São Gabriel do Oeste, incluindo produtores independentes.
“Esses produtores têm abatido aproximadamente um milhão de suínos gordos por ano. E o crescimento é expressivo. A indústria de São Gabriel do Oeste, por exemplo, que abatia 2.500 suínos por dia, vai passar a abater 5 mil. Já a Seara, aqui de Dourados, que já abatia 5 mil suínos por dia, está inaugurando o abate de 10 mil por dia”, afirmou.
Ainda segundo ele, apenas a Seara de Dourados emprega mais de 8 mil funcionários. “Realmente provoca o desenvolvimento local e movimenta um volume muito grande de recursos.”
Por isso ele lembra que a atividade está hoje entre as principais eixos de desenvolvimento econômico do Governo do Estado. “O Governo vê com muuto otimismo o avanço d cadeia produtiva de suínos. Por isso tem realizado inúmeras ações em prol da cadeia como a modernização do programa de incentivos Leitão Vida, que agora premia quem produz ainda com mais sustentabilidade”, afirmou.
Para o presidente da Asumas, Renato Spera, o fórum consolida a força da união entre os produtores e reafirma o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável da cadeia. “Estamos vivendo um momento único. A suinocultura de MS está madura, estruturada e pronta para crescer ainda mais. Temos atuado fortemente para representar os interesses dos suinocultores, buscar soluções para os desafios do setor e construir, com os produtores, um futuro cada vez mais próspero”, acrescentou.
Biogás: de problema a solução
Outro ponto destacado é o aproveitamento dos dejetos dos animais para a geração de biogás e biometano. “Sempre foi uma preocupação ambiental, mas hoje virou uma oportunidade. A tecnologia trouxe soluções”, disse.
Ele explica que os dejetos são destinados às lagoas de decantação, onde passam por processos de fermentação que geram biogás, e que, com a tecnologia atual, esse biogás pode ser transformado em biometano — produto nobre com múltiplas aplicações. “Pode ser usado em residências, como combustível de veículos ou para geração de energia elétrica. Isso virou uma nova fonte de renda para os produtores.”, reiterou Beretta.
Referência nacional
Ao finalizar, o secretário enfatizou o protagonismo do Mato Grosso do Sul na suinocultura brasileira. “O Estado com certeza é uma referência. Todos os anos recebemos os balanços dos melhores índices de produção do Brasil e sempre estamos muito bem colocados, entre primeiro, segundo ou terceiro lugar”.
Ele destaca que o Estado é referência tanto em tecnologia de produção quanto de abate e transformação. “A fábrica de Dourados é o que há de mais moderno em tecnologia de abate. É uma indústria que produz enormes quantidades de linguiça calabresa, presunto, bacon. Nossa suinocultura é, sem dúvida, uma das mais tecnológicas do país.”
Dados oficiais do balanço da 14ª edição do evento apontam impacto das ações da Du Bem, Agems e parceiros na preservação da água, na mobilização da sociedade e na formação de crianças e jovens para um futuro de preservação
O balanço oficial do 14º Drive Thru da Reciclagem, realizado em Campo Grande nos dias 20, 21 e 22 de março, comprova o sucesso da ação conjunta que mobilizou a população em prol da sustentabilidade e da economia circular.
Parceira da iniciativa coordenada pela Du Bem Negócios Sustentáveis, a Agência Estadual de Regulação de Mato Grrosso do Sul (Agems) marcou presença com atividades educativas e ações de conscientização que chegaram a 180 crianças e jovens estudantes.
O diretor-presidente da agência, Carlos Alberto de Assis, e as diretoras Iara Marchioretto (Saneamento Básico e Resíduos Sólidos) e Rejane Monteiro (Inovação e Relações Institucionais) receberam nesta semana da fundadora da Du Bem, Ana Franzoloso, o relatório final com o balanço dos resultados.
Nas 14 edições já realizadas do projeto, a ação ajudou a preservar o equivalente a 680 milhões de litros de água, graças ao descarte ambientalmente correto de medicamentos vencidos e óleo de cozinha usado. O impacto é equivalente ao consumo de água de uma cidade de médio porte por vários meses — um resultado expressivo da força coletiva em prol do meio ambiente.
“É uma satisfação ver que, como pessoas e como instituição, estamos contribuindo, com o presente e um futuro sustentável. E, principalmente, ver que estamos formando cidadãos conscientes, que irão replicar todo esse conhecimento em casa, na escola, na comunidade”, disse Carlos Alberto de Assis.
Ao todo, mais de 7 toneladas de resíduos foram arrecadadas em três dias de evento de março no estacionamento do Bioparque Pantanal, somando papel misto, plástico, vidro, papelão, eletrônicos, óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos, entre outros materiais. A ação também promoveu doações de roupas, brinquedos, livros, mudas de árvores e alimentos não perecíveis.
A educação ambiental realizada pela Agems é uma das principais atividades do Drive Thru nas recentes edições. Por meio de jogos e dinâmicas interativas, a Agência levou conhecimento sobre saneamento básico, destacando o abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, gestão de resíduos sólidos a cerca de 180 crianças e jovens estudantes.
As atividades foram desenvolvidas para estimular a reflexão e incentivar hábitos sustentáveis desde a infância, além de promover a cidadania ativa, sob orientação da coordenadora de educação Ambiental, Nauristela Paniago, da coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Danielle Adma Vendimiati e demais profissionais da Diretoria de Saneamento Básico.
Além da vertente educativa, o evento promoveu ações sociais nas áreas de saúde, cultura de paz, agroecologia, empreendedorismo e empoderamento feminino.
ODS, presente responsável, futuro sustentável
“Para nós, esses resultados são muito significativos, porque mostra a nossa integração real às metas de importante Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da Agenda 2030 da ONU”, destaca a diretora Iara. “As metas de educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e parcerias para o desenvolvimento são objetivos concretos também na agenda da regulação”.
Números do impacto ambiental gerado na 14º edição:
4.720 kg de eletrônicos
630 kg de papel misto
560 kg de vidro
480 kg de papelão
230 kg de plásticos diversos
133 litros de óleo de cozinha usado
636 livros doados
350 mudas entregues à população
52 kg de latinhas
150 kg de medicamentos vencidos recolhidos
As ações não param. Entre 5 e 7 de junho já está programada a 15ª edição do Drive Thru da Reciclagem, com proposta ampliada, fortalecendo ainda mais as vertentes de saúde e cultura.
“Como reguladores, o desenvolvimento sustentável é um dos grandes focos do nosso posicionamento institucional, do nosso compromisso com a construção de um estado mais consciente e alinhado às boas práticas ambientais. Estamos mais presentes e mais próximos da sociedade, para transformar atitudes e fortalecer parcerias”, afirma a diretora Rejane Monteiro.
A Delegacia de Paraíso das Águas elucidou, nesta quarta-feira (14), o furto de gado (abigeato) ocorrido na zona rural do município. A investigação permitiu identificar os responsáveis que atuavam de forma organizada, realizando o abate dos animais diretamente no local da subtração, como forma de ocultar o crime.
Fotos: PCMS
Durante as diligências, foram reunidas provas que confirmaram a autoria do delito, além da apreensão de uma arma de fogo de uso permitido, porém mantida irregularmente.
O indivíduo, de 57 anos, flagrado em posse da arma de fogo foi preso em flagrante e autuado conforme Estatuto do Desarmamento.
Na tarde desta quarta-feira (14), o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Paranaíba cumpriu mandado de prisão contra um homem condenado por tráfico de drogas. A ação foi realizada na rua João Gonçalves de Morais, em cumprimento à ordem expedida pela 2ª Vara de Execução Penal do Interior.
O preso, de 25 anos, teve o regime prisional regredido após o cometimento de falta grave, conforme decisão judicial que determinou sua reclusão em regime fechado. O mandado foi expedido com base na Lei de Drogas e visa garantir a aplicação da lei penal diante do descumprimento das condições impostas anteriormente.
A pena restante do condenado é de três anos e quatro meses de reclusão.
Pulverização de agrotóxico (Foto: AtribunaMT/Divulgação)
Monitoramento da Anvisa prevê a coleta de 3.505 amostras de 13 alimentos consumidos diariamente pela população
Mato Grosso do Sul está entre os 25 estados brasileiros que participam da nova etapa do Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), promovido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em parceria com as Vigilâncias Sanitárias locais e o Funed (Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais). As coletas tiveram início no último dia 5 de maio e seguem até 5 de dezembro.
Nesta fase, o ciclo 2025 do programa prevê a coleta de 3.505 amostras de 13 alimentos consumidos diariamente pela população, como abacaxi, batata, brócolis, café, feijão, laranja, morango, farinha de trigo e mandioca. Em Mato Grosso do Sul, as amostras são coletadas semanalmente por equipes da Vigilância Sanitária estadual e municipal, principalmente em supermercados, sacolões e mercados varejistas.
As coletas são realizadas com base em critérios internacionais, como os definidos pelo Codex Alimentarius, que recomenda a obtenção de amostras nos locais de compra da população, garantindo representatividade do que, de fato, chega à mesa do consumidor. Todo o material será analisado em laboratórios certificados com base em normas da ISO/IEC 17025, utilizando métodos reconhecidos internacionalmente.
A logística do programa conta com o apoio da empresa PariPassu, que realiza o transporte das amostras em parceria com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Anvisa.
Criado em 2001, o Para é considerado um dos mais importantes programas de segurança alimentar do país. Desde sua criação, já analisou mais de 45 mil amostras, ampliando progressivamente o número de alimentos e agrotóxicos monitorados.
Atualmente, mais de 300 tipos de agrotóxicos são analisados em 36 alimentos, com base nos dados de consumo da população, conforme levantamento da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os resultados das análises subsidiam medidas regulatórias e de fiscalização, além de permitir o mapeamento de riscos associados ao uso inadequado de agrotóxicos nos alimentos comercializados em todo o Brasil.
O vereador Fernando Jurado (PP) acompanhou o encontro, que reuniu os representantes de duas empresas
Por Nathalia Santos
Após o caos gerado por cortes de cabos que afetaram o fornecimento de internet em Três Lagoas, impactando inclusive o shopping, o atendimento da Polícia Federal, condomínios e propriedades rurais, representantes da Elektro se reuniram com o vereador Fernando Jurado (PP) e representantes de empresas de telefonia e internet para esclarecer a situação. O Perfil News acompanhou de perto a situação, que causou transtornos aos comerciantes nesta terça-feira (13).
A ação, conduzida pela Elektro, envolveu a remoção de cabos considerados irregulares e fazia parte de um processo de ordenamento da rede aérea no município. No entanto, a iniciativa acabou prejudicando serviços essenciais, o que gerou grande repercussão.
Após a reunião, o gerente da Elektro, Vinícius de Paula, explicou ao Perfil News que os representantes das empresas de telecomunicações entenderam as razões da remoção dos cabos e reconheceram falhas na comunicação, principalmente pela falta de atualização dos dados cadastrais junto à Elektro.
“A reunião foi muito positiva. As empresas se mostraram dispostas a resolver o problema e reconheceram que houve falha na comunicação, pois não atualizaram seus endereços de contato conosco”, explicou Vinícius.
Ficou decidido que a Elektro irá suspender temporariamente a remoção e ordenamento de cabos até o final da próxima semana. Nesse período, será realizada uma nova reunião com todas as empresas de internet e telefonia atuantes em Três Lagoas, com o objetivo de alinhar orientações e permitir que elas se organizem para a regularização das infraestruturas.
As empresas se comprometeram a corrigir os pontos identificados como irregulares nos próximos dias. Após esse alinhamento, a Elektro deve retomar o processo de ordenamento de maneira mais coordenada, visando minimizar transtornos à população e aos serviços públicos.
“Acreditamos que, com esse novo alinhamento e a colaboração das empresas, conseguiremos avançar com o ordenamento de forma mais eficiente e sem causar os transtornos que tivemos”, finalizou o gerente.