16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Paixão de Jesus Cristo, será encenada em novo endereço e promete surpresas

23/03/2018 16h09

Hoje (23), os jovens do JOVISA estarão no semáforo da Avenida Filinto Muller, esquina com a Avenida Capitão Olinto Mancini, para divulgar a encenação da 19º Via Sacra

Redação

Hoje (23/3) às 19h, os jovens do JOVISA estarão no semáforo da Avenida Filinto Muller, esquina com a Avenida Capitão Olinto Mancini, para divulgar a encenação da 19º Via Sacra – Paixão de Jesus Cristo.

Quando o sinal fechar, os jovens dramatizarão uma breve esquete sobre o tema. Com o envolvimento de cerca de 150 pessoas, o movimento Jovens na Orientação para Vivência Sacramental (Jovisa), da Diocese de Três Lagoas (MS), realizará na Sexta-feira Santa (30/3), a 19ª edição da encenação da Via Sacra – Paixão de Jesus Cristo.

A Via Sacra é a reflexão orante sobre a morte de Jesus Cristo. A meditação se divide em 14 partes, conhecidas como “estações” e se inicia com o julgamento de Cristo, por Pôncio Pilatos, passando por todos os momentos de dor e sofrimento até a crucificação.

No roteiro que será apresentado pelo Jovisa, a encenação começa na Quinta-feira Santa, quando Jesus ceou pela última vez com os apóstolos, e conclui com a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, remetendo à Páscoa.

Para dramatizar todas as “estações” da Via Sacra, serão montados quatro palcos e cerca de 100 atores entrarão em cena. Mas, a novidade, fica por conta do novo endereço onde a encenação será apresentada, o pátio do Colégio Dom Bosco, atrás da Catedral Sagrado Coração de Jesus. “Além de ser mais seguro, os palcos serão montados dias antes da apresentação e isso nos dará a oportunidade de fazer os testes de som e os últimos ensaios com mais calma. Nas outras edições, por ser na rua, tínhamos apenas uma tarde para montar tudo e fazer os testes”, diz Rafael Coelho Prates, coordenador da encenação.

Como de costume, os atores continuam a caminhar em meio a plateia durante a troca dos palcos e todos os presentes serão convidados a sair em procissão até a Catedral onde haverá a encenação da ressurreição de Cristo. “A Via Sacra é um momento de reflexão e oração, por isso a ressurreição acontece dentro da Igreja. Reservamos uma surpresa para este momento que irá emocionar a todos”, diz Rafael.

Apoio e doações

Nesta edição, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Cultura, apoia a encenação com a estrutura dos palcos, som, iluminação e as cadeiras, mas, a equipe ainda precisa de algumas doações. “Conseguimos reciclar boa parte da decoração e dos figurinos, mas, precisamos de mais tecidos e alguns adereços para a decoração dos palcos. Caso alguém possa ajudar, pedimos que entre em contato conosco por meio do número 67 9 8152 7737”, conclui Rafael.

A 19ª Via Sacra – Paixão de Jesus Cristo, tem a duração de 1h30 e será encenada na Sexta-feira Santa (30/3), às 19h no pátio do Colégio Dom Bosco, localizado atrás da Catedral Sagrado Coração de Jesus. A entrada é gratuita e aberta a toda a família.

(*) Diocese de Três Lagoas

(Foto: Diocese de Três Lagoas)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.