28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Paixão, morte e ressurreição de Cristo serão encenadas na Igreja Matriz durante a Via Sacra

11/03/2016 12h03 – Atualizado em 11/03/2016 12h03

Paixão, morte e ressurreição de Cristo serão encenadas na Igreja Matriz durante a Via Sacra

Encenação terá a participação de aproximadamente 100 jovens atores das cinco comunidades católicas de Três Lagoas. Segundo os organizadores, a estimativa de público é de 3 mil pessoas que presenciem à Paixão de Cristo na Igreja Matriz

Patrícia Miranda

Três Lagoas será novamente o palco de um grandioso espetáculo religioso, que reúne emoção, fé e oração. No dia 25 de março será realizada a encenação da Via Sacra, organizada pelas cinco dioceses da cidade.

Em visita ao site Perfil News, a equipe de comunicação do Jovisa (Jovens na Orientação para a Vivência Sacramental), Letícia Baladario e Renata Azambuja buscaram divulgar o evento que é tradicional em Três Lagoas.

De acordo com as jovens, a encenação da Paixão de Cristo teve início em 1999 e é algo que a população espera todos os anos. “É um evento grandioso e belo. A produção e organização foi através do grupo de jovens do Jovisa e com a chegada do Bispo Dom Luiz Knupp, a coordenação tornou-se a nível diocesano”, informou Letícia.

A peça teatral terá início às 19h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na área central e deve ter a duração de aproximadamente 3h. Serão em torno de 100 pessoas envolvidas na encenação.

Três Lagoas, as cinco paróquias Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis e Santa Luzia, estarão nos preparativos da Via Sagra, que é um momento de relembrar o caminho de dor e sofrimento de Jesus Cristo, antes de ser crucificado.

Letícia faz um convite aos jovens a participarem. “Com aproximadamente 50 jovens frequentes no Jovisa. Convidamos a todos a participar e prestigiar a Paixão de Cristo. Sendo de dentro ou fora da Igreja Católica”, observou.

As assessoras, ainda deixaram um suspense no ar, quando questionadas sobre algumas surpresas durante a encenação. “A paixão, morte e ressurreição, a cada ano é uma surpresa para quem acompanha a Via Sacra e esperamos um grande público, que aumenta anualmente e sim, teremos”, explicou.

PREPARATIVOS E APOIO

Os atores já ensaiam há dois meses, porém os preparativos são desde dezembro. Com o apoio da prefeitura de Três Lagoas e de parceiros foram adquiridos quatro palcos, sete tendas, roupas doadas e jogos de luzes.

Terá o apoio de policiais militares do 2º BPM de Três Lagoas que farão a segurança e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para as pessoas que eventualmente passarem mal.

O evento é gratuito e todos estão convidados a prestigiar o espetáculo teatral.

VIA SACRA

A Via Sacra é o momento em que é reconstituído o sofrimento de Jesus Cristo, até a crucificação e ressurreição. É realizada no período da Quaresma e os fiéis entre os séculos XI e XIII, percorriam os lugares sagrados para a Paixão de Cristo na Terra Santa.

Com o passar dos anos e à dificuldade de chegar aos locais, à reprodução foi conduzida até o Ocidente. É considerado um exercício para a piedade praticado pelos fieis

São divididas em 14 estações desde o século XVI

• Jesus condenado à morte;

• Jesus carregando a cruz;

• Jesus caindo pela primeira vez;

• Jesus encontrando sua mãe;

• Simão Cirineu ajudando Jesus;

• Verônica limpando o rosto de Jesus;

• Segunda queda de Jesus;

• Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém;

• Terceira queda de Jesus;

• Jesus despido;

• Jesus pregado na cruz;

• Jesus morrendo na cruz;

• Jesus morto nos braços de sua mãe;

• Jesus enterrado.

A encenação da crucificação é considerada por muitos, um momento de muita emoção, aos que estão presentes. No detalhe, registro de uma apresentação passada. (Foto: Divulgação)

Letícia Baladario e Renata Azambuja em conversa com o jornalista e diretor do Perfil News, Ricardo Ojeda. Durante o encontro, as jovens divulgaram informações de como será a encenação da Paixão de Cristo em Três Lagoas. (Foto: Patrícia Miranda)

Paixão, morte e ressurreição de Cristo serão encenadas na Igreja Matriz durante a Via Sacra

Renata Azambuja e Letícia Baladario comentaram que os jovens atores estão ensaiando há 2 meses. (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.