20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Palestra orienta estudantes sobre os malefícios do Tabaco

25/05/2015 15h11 – Atualizado em 25/05/2015 15h11

Ação faz parte do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no próximo dia 31 de maio

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Três Lagoas começou nesta segunda-feira (25) as ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco que será comemorado no próximo domingo (31). As ações tiveram início nas escolas municipais Filinto Muller e Ramez Tebet, com palestra direcionada aos professores e alunos no período matutino.

As palestrantes, a dentista Marta Mustafá e a psicóloga do programa, Caroline Dutra, alertaram os participantes sobre os malefícios do uso do tabaco. Além disso, os estudantes e professores receberam panfletos que informavam sobre o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

As palestras continuam ao longo desta semana. Na terça-feira (26), as orientações serão na unidade Maria de Lourdes Lopes, Vila Piloto, a partir das 7h30.

Na quarta-feira (27), os alunos das escolas municipais Marlene Noronha e General Nelson Custódio recebem as informações contra o tabaco. Na primeira unidade a palestra será a partir das 7h30 e na segunda escola às 9h00. Na quinta-feira (28) será a vez da escola municipal Gentil Montalvão, a partir das 13h30 e por fim, na sexta-feira (29), na Escola Parque São Carlos, às 7h30.

As palestras contarão com a participação de profissionais da saúde, como médico, psicólogo, enfermeiro e dentistas que apresentarão por meio de palestras os males que causam o uso do tabaco e as alternativas para quem deseja parar de fumar.

PREVENÇÃO E CONTROLE

Em Três Lagoas, os fumantes que desejam parar de fumar podem procurar o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo que são oferecidas em onze Unidades de Saúde do Município. O Programa conta com uma equipe técnica formada por uma pneumologista e psicóloga que visa dar suporte ao tratamento para que a pessoa cesse a vontade de fumar. Atualmente, já foram registradas 1.437 pessoas atendidas pelo Programa.

Nas segundas-feiras, o atendimento é feito nas unidades do Paranapungá e Santo André. Às terças-feiras são na Vila Piloto e Vila Alegre. Às quartas-feiras na unidade do São Carlos e Vila Haro. Às quintas-feiras o atendimento é na região do Interlagos e às sextas-feiras, no Santa Rita e Santa Luzia. O Vila Nova está em processo de implantação do Programa.

Outra medida realizada recentemente no Município foi a implantação da lei nº 2.900, de 24 de março de 2015 que proíbe o uso do “narguilé” em locais públicos, bem como a venda do aparelho e seus complementos para menores de 18 anos.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

As ações tiveram início nas escolas municipais Filinto Muller e Ramez Tebet, com palestra direcionada aos professores e alunos no período matutino. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.