18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Paper Excellence fecha fábrica no Canadá devido a prejuízos com a Covid

Empresa também alega que escassez de fibras de madeira na região piorou a competitividade da empresa. Planta empregava 253 funcionários; operações serão encerradas ao final de junho

A Paper Excellence anunciou na última semana que irá encerrar as operações da sua planta de celulose em Mackenzie, na Colúmbia Britânica, Canadá.

A planta irá operar até o final de junho. A empresa, que vive uma disputa jurídica pelo controle da Eldorado Brasil, afirma ter “investido substancialmente” na unidade canadense mas que, apesar dos esforços, a pandemia de Covid-19 causou “impactos negativos no mercado de celulose”, dificultando a operação da fábrica. A unidade foi inaugurada em 1972 e comprada pela Paper em 2010.

Além disso, a escassez profunda de fibras na região de Mackenzie afetou a competitividade da fábrica. Essa escassez foi piorada pelo fechamento de serrarias na região de Mackenzie, reduzindo a disponibilidade econômica de fibras.

Segundo comunicado divulgado pela empresa em seu site, 253 funcionários trabalhavam nessa planta. A empresa afirma que, nos casos em que seja possível, pode transferir funcionários para outras fábricas no Canadá.

Não há informações sobre a retomada das operações da fábrica após a pandemia. A empresa apenas afirmou que, durante o tempo em que a planta estiver fechada, irá “garantir a segurança das instalações e a proteção da comunidade e do ambiente”. Uma pequena equipe de funcionários fornecerá segurança e monitoramento 24 horas por dia.

Ainda segundo o comunicado, a Paper Excellence continuará fornecendo aos clientes de celulose e papel a produção de outras fábricas em operação na Colúmbia Britânica e Saskatchewan, e afirma que continua comprometida com seu investimento de longo prazo no país.

Outras interrupções

Em comunicado divulgado em abril, a Paper Excellence já havia anunciado que iria promover “interrupções temporárias” em suas operações de papéis em Powell River e Crofton. Segundo a empresa, uma série de fatores impactaram negativamente na empresa nos últimos meses, entre eles a escassez significativa de fibras da floresta na costa da Colúmbia Britânica; um ataque de malware externo significativo que tornou os sistemas corporativos de negócios em papel inoperantes por um período de tempo – e do qual a empresa ainda lutava para se recuperar – e, depois, a pandemia de Covid-19, que impactou materialmente a cadeia de suprimentos de muitos dos produtos de papel.

Foto: Cerca de mil pessoas reuniram-se em Mackenzie em agosto passado com o tema “Our Logs, Our Jobs”, protestando contra o fato de que grande parte da madeira colhida na área é processada fora da área. Nesta semana a Paper Excellence anunciou o fechamento de sua fábrica no local. Crédito: Prince George Daily News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.