Levantamento da instituição em parceria com IPF-MS aponta redução na expectativa de consumo para festas de final de ano
| Donos de pequenos negócios em Mato Grosso do Sul deverão se preparar para as festas de fim de ano com cautela, para garantirem boas vendas. A orientação é do Sebrae/MS, que divulgou na última terça-feira (30), junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS), pesquisa de intenção de consumo para o Natal e Ano Novo. A recomendação se deve à expectativa menor de consumo para este ano, em comparação a 2020. Segundo o estudo, a movimentação estimada para MS com as datas comemorativas é de R$583,82 milhões, valor 26% menor. E, deste total, R$190,08 milhões serão gastos com presentes de Natal, R$194,36 milhões com comemorações de Natal e R$199,38 milhões com comemorações de Ano Novo. “Percebemos um consumidor bem mais cauteloso nos gastos para de final de ano, tanto nos presentes e comemorações de Natal, quanto no Ano Novo, e isso reflete em uma queda de movimentação financeira no Estado. Importante que o empresário seja cauteloso, vá sentindo o termômetro dos seus clientes, para que ele tenha os seus lucros de final de ano”, analisa a analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt. O levantamento aponta que, somente no Natal, 45,4% das pessoas irão presentear, com um gasto médio de R$281,86. Já 59,9% vão comemorar, com gasto médio de R$218,43. Quanto às compras, 86,10% dos clientes irão até uma loja física e os presentes preferidos são roupas, calçados e acessórios (53,6%), brinquedos (31,8%) e móveis e eletrodomésticos (2,8%). Por fim, 74,23% vão comemorar com alimentação em casa. Já no Ano Novo, 53,8% irão comemorar, com um gasto médio de R$249,48, e 79,6% irão passar a data com familiares e amigos. “A maioria das pessoas pretende comemorar as datas em casa, com amigos e familiares mais próximos. É a oportunidade para o setor de alimentação comunicar o que eles vão ter de especial para a data, quais serão os pratos, o tempo de encomenda, se vão entregar… Para os supermercados, é o momento de organizarem suas promoções, comunicarem o consumidor, fazerem sugestões de receita para quem não sabe o que vai preparar para a ceia”, complementa Schmidt. Ao ir às compras, a economista do IPF MS, Regiane Dedé de Oliveira, afirma que o consumidor estará em busca de descontos, “pois há tendência que pagará a vista (37,70%) e estará muito seletivo quanto ao preço”. “Por isso, ter várias opções de faixas de preço pode ser uma alternativa para os lojistas, que já devem tentar cativar o cliente para ele voltar no próximo ano”, explica. A pesquisa também traz informações sobre o décimo terceiro salário. Entre os entrevistados, 44,9% vão receber o benefício, e destes, a maioria irá optar por poupar o dinheiro (22,7%), seguido por quem pagará contas a vencer (18,2%), e após, por aqueles que pagarão dívidas atrasadas (17,5%). Outra parcela irá utilizar os recursos nos gastos do dia a dia (12,4%), já outros vão usar nas comemorações de final de ano. Por fim, uma pequena parte pagará as contas de início de ano, como IPTU, IPVA e matrícula escolar (8,8%). “Nos anos anteriores, víamos o décimo terceiro sendo destinado especialmente para os gastos de começo de ano, como impostos e material escolar. Neste ano, vemos um consumidor mais preocupado em economizar. O destaque é que o consumidor pretende comprar à vista, com desconto, e na loja física. É a oportunidade para que o empresário prepare o ambiente e a sua equipe de vendas, e divulgue descontos para que este consumidor venha até a sua loja, para garantir o capital de giro do final de ano”, finaliza Schmidt. A pesquisa de intenção de consumo para o Natal e Ano Novo 2021 foi realizada entre os dias 22 de outubro e 18 de novembro nas cidades de Campo Grande, Coxim, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ladário, Ponta Porã e Bonito. Foram ouvidos 1.508 consumidores. O estudo está disponível no Data Sebrae MS. Assessoria de Imprensa – Sebrae MS |
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