23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Paraguai chama de “ato sem nexo” o fechamento da fronteira

27/09/2002 10h09 – Atualizado em 27/09/2002 10h09

O ministro paraguaio das Relações Exteriores, José Moreno Ruffinelli, qualificou de “ato sem nexo” o fato de o Brasil ter fechado sua fronteira sanitária à carne paraguaia.

Ruffinelli exigiu, por via diplomática, a reabertura da fronteira, afirmando que não foram comprovados casos de aftosa no rebanho.

Moreno confirmou que estão sendo feitas “gestões ante a embaixada brasileira em Assunção, através do Itamaraty e de outros organismos (sanitários regionais)” para que “ainda nesta semana” a medida deixe de vigorar, por estar causando “obviamente um prejuízo muito grande” à economia paraguaia.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai, a doença detectada na fronteira norte do país com o Brasil não é febre aftosa, mas Rinotraqueitis Infecciosa Bovina (IBR sigla em inglês).

As autoridades brasileiras fecharam a fronteira com o Paraguai para o tráfego de animais e produtos derivados como precaução, informou o Ministério da Agricultura brasileiro, que reforçou a vigilância sanitária em Mato Grosso do Sul e Paraná, além de enviar tropas para vigiar a fronteira entre os dois países. As informações são do jornal Última Hora.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.