25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Paranaíba será a próxima etapa da Caravana da Saúde

14/06/2015 16h24 – Atualizado em 14/06/2015 16h24

Após Três Lagoas ser contemplada com os atendimentos de saúde e sociais, a 4ª Etapa do programa será Paranaíba, cidade da região do Bolsão que vai receber o Caravana da Saúde

Ricardo Ojeda e Patrícia Miranda

Esta semana Três Lagoas se despede da Caravana da Saúde. Sendo a terceira micro-região do Estado das onze previstas, a receber as carretas da saúde que possibilitaram à população atendimentos médicos e cirúrgicos e exames. Com início neste ano, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul fez o compromisso de reestruturar o sistema de saúde, dar apoio e assistência aos sul-mato-grossenses.

Além de Três Lagoas, Coxim foi a primeira a receber atendimentos e em seguida Ponta Porã e já foi anunciada a próxima cidade que receberá, a escolhida será Paranaíba, na região do Bolsão. A previsão de início dos atendimentos será no dia 4 de julho (sábado). O Estado foi dividido em 11 micro-regiões são elas; Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Jardim, Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Naviraí.

SERVIÇOS

A população de Paranaíba e cidades próximas terão 170 profissionais da saúde e 14 veículos equipados para a realização dos serviços e atendimentos à saúde. Em cada micro-região há uma variação do número de carretas. Serão oferecidas a quem procurar a Caravana da Saúde, exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), Glicemia, Papanicolau, HIV, Pressão arterial, Tipagem sanguínea, PSA, Hepatite B e C, Mamografia e Ultrassonografia. Em relação a cirurgias serão Oftalmológicas, Ortopédicas, Ginecológicas e Gerais (vesículas e hérnia). Consultas de Dermatologia, Odontologia, Pediatria, Neurologia, Cardiologia, Saúde do homem, Saúde da mulher e Outras especialidades

Palestras serão feitas sobre os seguintes temas: Saúde da mulher e do homem, Saúde bucal, Doenças sexualmente transmissíveis, Dengue, Saúde do trabalho, Tuberculose, Hanseníase e Chikunguny.

PARCEIROS

São parceiros da Caravana da Saúde a ABO (Associação Brasileira de Odontologia/MS), Fundect, Hospital do Câncer, Fecomércio MS, Sesc, Senac, FIEMS, SESI, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Assomasul, Corpo de Bombeiros, Cassems, Defesa Civil, Detran-MS, Funtrab, Hemosul, Polícia Civil, Polícia Militar, Procon, Famasul, Senar, Sanesul, SED (Secretaria de Estado de Educação), SEDHAST (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e SEJUSP.

Ao discursar no encerramento do program em Três Lagoas, o governador Reinaldo Azambuja anunciou que a a quarta edição  da Caravana da Saúde será o município de Paranaíba, também na região do Bolsão (Foto: Ricardo Ojeda)

A Caravana da Saúde se despede de Três Lagoas e segue para o município de Paranaíba, importante município do Bolsão que tem sua economia voltada para a pecuária de corte e industrialização (Foto: Parada 10)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.