20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Parceria entre Senai e Petrobras vai qualificar 1,4 mil pessoas

25/01/2012 07h35 – Atualizado em 25/01/2012 07h35

Longen anuncia a Simone parceria entre Senai e Petrobras para qualificar 1,4 mil pessoas

O presidente da Fiems reuniu-se com a governadora em exercício nesta terça-feira (24/01) na Governadoria

Assessoria de Comunicação

Durante visita à governadora em exercício Simone Tebet na tarde desta terça-feira (24/01), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou a parceria do Senai com a Petrobras, consolidada por meio do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), que vai oferecer 1.440 vagas nos cursos gratuitos de armador, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro e pintor distribuídos por Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Bataguassu e Água Clara.

Na prática, Sérgio Longen explicou que a mão de obra formada pelo Senai deve ser utilizada pela empreiteira responsável pela construção da unidade de fertilizantes nitrogenados da estatal no município sul-mato-grossense. “Consideramos importante essa visita institucional para comunicar a governadora em exercício sobre essa parceria, principalmente pela ligação dela com o maior polo industrial do Estado, onde o Sistema Fiems executa várias ações, como a reforma e modernização da unidade do Senai e a construção da nova sede do Sesi de Três Lagoas”, pontuou.

Ele informa ainda que as 1.440 vagas serão distribuídas da seguinte forma: 720 para Três Lagoas, 140 para Selvíria, 240 para Brasilândia, 180 para Bataguassu e 160 para Água Clara. “O contrato de parceria entre o Senai e Petrobras será assinado o mais rápido possível, mas já vamos abrir as matrículas dos interessados nos cursos no fim de fevereiro e com o início das aulas a partir de março e abril próximos”, detalhou.

Repercussão

A governadora em exercício Simone Tebet recordou que a construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras é o maior projeto de fomento ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul com investimento da ordem de R$ 3 bilhões e um projeto desse porte requer apoio não só dos governos federal e estadual, mas também de entidades como a Fiems, que, por meio do Sesi e Senai, tem investido na qualificação da população para que ela possa batalhar por empregos de qualidade.

“Hoje só não está no mercado de trabalho quem não tem algum tipo de qualificação e é por isso que o Sistema Fiems tem procurado, principalmente a partir dos últimos quatro anos, destinar recursos na capacitação profissional dos sul-mato-grossenses para atender a demanda das indústrias instaladas no Estado”, avaliou Simone Tebet.

Além disso, reforçou a governadora em exercício, a parceria Senai-Petrobras vai beneficiar toda a região do Bolsão e não apenas Três Lagoas com a qualificação de trabalhadores para atuar no segmento da construção civil. “Vale lembrar que, se tiver empenho e se esforçar, essa mão de obra poderá sair da qualificação direto para o mercado de trabalho. E, com a inauguração da fábrica, quem sabe até ser funcionário da Petrobras, afinal, quem não deseja ser funcionário de uma estatal desse nível, que paga salários muito acima dos padrões locais”, destacou.

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, que também estava na Governadoria aguardando audiência com a governadora em exercício, ressaltou que se trata de uma parceria que vai beneficiar diretamente 5 municípios do Bolsão. “Apenas a construção da fábrica da Petrobras em Três Lagoas por si só tem um peso fantástico para o nosso Estado, mas agora, com o anúncio dessa parceria pelo presidente Sérgio Longen, que vai qualificar 1,4 mil trabalhadores da região, chega coroar ainda mais esse fato”, afirmou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.