19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Paz provisória

18/09/2002 12h34 – Atualizado em 18/09/2002 12h34

O mundo celebra duas boas notícias. Não haverá uma guerra entre Estados Unidos e Iraque, pelo menos por enquanto. Por causa disso, o preço do petróleo não pára de cair, beneficiando importadores, como o Brasil.

A carta em que o Iraque aceitava a volta dos inspetores foi uma surpresa. Uma vitória para a diplomacia da ONU de Koffi Annan. Mas conseqüência natural das pressões dos americanos que empurraram o Egito, assim como a Arábia Saudita, a aceitar um ataque ao Iraque desde que a ONU decidisse assim.

Com tanta pressão Saddam Hussein capitulou, principalmente para evitar uma guerra que o Iraque não podia ganhar. Tariq Aziz disse que espera que agora se respeite a integridade e a soberania do Iraque.

Mas se australianos, britânicos e americanos acham que Saddam quer apenas ganhar tempo, o líder africano Nelson Mandela diz que o mundo tem obrigação de dar uma chance ao Iraque. Essa também e a posição da China.

Rússia e França pensam a mesma coisa. Para um mundo disposto a um deixa disso, avesso a uma guerra, a volta dos inspetores é uma vitoria. Mas para o governo de Bush que quer principalmente tirar Saddam do poder, essa carta só trouxe mas noticias.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.