24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Peça teatral “A Chave e a Fechadura” será apresentada amanhã na Escola Joaquim Murtinho

22/09/2002 16h27 – Atualizado em 22/09/2002 16h27

A peça teatral “A Chave e a Fechadura”, com os atores Andréa Freire e Sidney Corrêa será apresentada amanhã(dia 23), às 20 horas, na Escola Joaquim Murtinho, em Campo Grande. É a primeira etapa do Projeto Campo Grande para o Teatro, que prevê apresentações da peça no período de setembro a novembro deste ano, através da Brasil Telecom. Na terça, dia 24, será a vez da Escola Hugo Maria Rodrigues. A proposta é mostrar a força do teatro fora das casas de espetáculo, invadindo o cotidiano das pessoas.

Todas as encenações serão fora de auditórios, em lugares como praças, escolas, universidades, shoppings, feiras, bares e até o Parque das Nações Indígenas. Estão previstas 15 apresentações da peça A Chave e a Fechadura, texto do italiano Dario Fo. A próxima será no dia dois de outubro, na Uniderp. (confira toda a programação em anexo)

.

O espetáculo

A Chave e a Fechadura é um espetáculo envolvente, baseado na Commédia Dell’ Arte, gênero teatral popular que atravessa a história há 400 anos, inédito em nossa cidade centenária. O roteiro gira em torno de Arlechino e Franceschina, dois servos deste gênero teatral italiano do século XVI. Ela possuiu uma enorme fechadura de ouro e bronze, que é seu maior tesouro, ele uma chave gigante. Ao ver a fechadura de Franceschina, Arlechino fica fascinado e tenta de várias maneiras experimentar a chave nela. Franceschina esquiva-se das investidas de Arlechino tentando preservar a todo custo a honra de sua fechadura. Através de um diálogo malicioso e vivaz os dois personagens satirizam a moral e os costumes da sociedade em todos os tempos.

Dario Fo, o autor

Controvertido, o dramaturgo e ator é considerado um dos artistas mais importantes do mundo. Italiano, anarquista, sarcástico, contestador feroz da direita e da burguesia. Teve reconhecimento mundial ao receber o Prêmio Nobel da Literatura em 1997.

Trajetória da peça A Chave e a Fechadura

O espetáculo estreou em 1999 em Campo Grande, iniciando uma trajetória de apresentações no interior de Mato Grosso do Sul passando por São Paulo com 6 apresentações no projeto BALAIO BRASIL, no Sesc, como único representante do Estado. A peça também foi incluída em projetos institucionais como A Escola Vai ao Teatro, A Rua do Teatro, Porque Hoje é Sábado, da Fundação de Cultura de MS, em Campo Grande, Corumbá e Bataguassu

Para dirigir a montagem foi convidada a dupla Cleber Laguna e Márcia Fernandes, professores da Escola de Teatro Macunaíma em São Paulo, e especialistas no gênero. Conquistou em 2000 o prêmio de melhor figurino no Festival Sul-Matogrossense de Teatro; em 2001 os prêmios de melhor espetáculo e melhor atriz no I Festival de Teatro Boca de Cena, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O Projeto Campo Grande para o Teatro é uma realização da Oficina de Criação Teatral que completa dez anos de atividades em Campo Grande

Em 2002 A Oficina de Criação Teatral completa dez anos de atividades em Campo Grande. Nesse período realizou cursos livres e dezenas de espetáculos conquistando a simpatia de uma comunidade significativa: atores, alunos, professores de arte, músicos, jornalistas, produtores culturais, servidores públicos. Mas era preciso muito mais. Fazer com que o maior número possível de pessoas estivesse em contato com o teatro. Assim nasceu a idéia do projeto Campo Grande para o Teatro. O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Brasil Telecom

Ficha Técnica da peça

Autor – Dario Fo

Elenco – Andréa Freire e Sidney Corrêa

Preparação Corporal – Márcia Fernandes

Objetos de Cena e Contra regragem – Sílvio Batistela

Figurino – Rosária Escobar Freire

Direção e Concepção Visual – Cléber Laguna

PROGRAMAÇÃO

Ø 23/09 – às 20h00 – Escola Estadual Joaquim Murtinho

Ø 24/09- às 20h00 – – Escola Hugo Maria Rodrigues

Ø 02/10 – às 20h30 – UNIDERP

Ø 16/10 às 20h00 – Escola Estadual José Barbosa Rodrigues – Bairro Universitário

Ø 18/10 às 20h00 – Escola Maria Constança de Barros Machado

Ø 19/10 às 10h00 – Calçadão da Barão

Ø 20/10 às 10h30 – Feira das Moreninhas

Ø 24/10 às 20h00 – Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

Ø 25/10 às 20h00 – Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes- Bairro Santo Amaro

Ø 26/10 às 20h00 – Feira Livre Central

Ø 03/11 às 10h00 – Feira Bairro Nova Lima

Ø 09/11 às 10h30 – Praça Ary Coelho – Sábado

Ø 10/11 às 10h00 – Parque das Nações Indígenas

Ø 16/11 às 17h00 – Shopping Campo Grande

Ø 21/11às 22h30 – Tangos Bar

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.