21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Perigo nas árvores de Três Lagoas

06/02/2012 14h51 – Atualizado em 06/02/2012 14h51

Focos de dengue são encontrados nas cavidades das árvores

Três Lagoas contabilizou desde o início do ano, 80 casos confirmados de dengue

Rafael Furlan

O número de pessoas com dengue vem crescendo gradativamente em Três Lagoas. Desde o início do ano, até agora, 454 casos foram notificados, dos quais 80 confirmados.

Para tentar combater a proliferação do mosquito, medidas estão sendo tomadas, porém, algo novo, que antes não era levado em consideração chamou atenção dos agentes que realizam um trabalho de inspeção diariamente nas casas. Focos de dengue foram encontrados nas cavidades das árvores da cidade.

A equipe de jornalismo do Grupo Perfil de Comunicação foi in loco acompanhar o trabalho desses agentes e constatou o fato. “Eu tive a curiosidade de observar nas árvores onde estava manchado e pedi para providenciar uma escada para subirmos e olhar o porquê da mancha. Para nossa surpresa, constatamos que as cavidades das árvores estavam cheias de larvas”, afirma o coordenador de endemias, José Carlos Santos Coelho.

Cuidado

Três Lagoas, por ser uma cidade onde existem várias espécies de árvores, a população deve tomar cuidado e começar a preencher as cavidades com areia grossa. Na casa do aposentado Alcides Gonçalves, uma árvore estava com suas cavidades com grandes focos do mosquito. O trabalho dos agentes de endemias nesse caso é retirar a água, colher as larvas e encaminhar para o laboratório, preencher a cavidade com areia grossa e é feito um registro da árvore, para possível acompanhamento.

“Eu me preocupava em manter o quintal limpo, sem garrafas jogadas para não ter perigo de ter dengue. Não imaginava que nas árvores poderia ocorrer isso. Vou começar a olhar mais e tomar cuidado agora”, conclui Alcides Gonçalves.
Para José Carlos, “conseguimos inspecionar 27 árvores das quais 16 estavam focadas. Um trabalho intenso será feito na cidade para tentar reverter essa situação”, finaliza.

Clique aqui e confira o vídeo da matéria e saiba mais sobre esse caso que vem assustando os moradores de Três Lagoas.

Cavidades nas árvores proporciona a criação das larvas do mosquito da dengue
Foto: Rafael Furlan

José Carlos Santos explica sobre os casos de dengue na cidade
Foto: Rafael Furlan

Agentes de de controle de Endemias realizam vistorias diárias nas árvores da cidade
Foto: Rafael Furlan

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.