21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pesquisa mostra que apenas o cheiro do café pode trazer benefícios à saúde

17/10/2015 12h09 – Atualizado em 17/10/2015 12h09

Substâncias do aroma dissolvidas já mexem e estimulam o cérebro. Bebida pode ajudar a combater o colesterol, queimar calorias e prevenir doenças.

Redação

Pesquisadores da faculdade de odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro trataram dentes de leite cariados com café. Os ácidos clorogênicos e a trigonelina presentes na bebida agiram como um creme dental.

No cérebro, a cafeína e os ácidos clorogênicos evitam inflamações prevenindo doenças como mal de Alzheimer e de Parkinson. Mas as pesquisas do Instituto D’or, no Rio de Janeiro, foram além. Mostraram que para se obter os benefícios nem é preciso beber o café.

Dá pra apostar que sentir aquele cheirinho de café, mesmo pra quem não toma café, deve fazer bem! O “voláteis”, substâncias dissolvidas no ar mexem com o cérebro. Durante a pesquisa, voluntários vão para uma máquina de ressonância magnética e recebem jatos com aromas de café. Um programa de computador detecta as áreas do cérebro mais estimuladas.

Globo Repórter: Quais são os efeitos que o café provoca no cérebro?

Sílvia Soigman, pesquisadora: O café ativa regiões importantes no cérebro de recompensa, de gratificação, então você sente muito mais prazer! E é muito importante isso pra saúde humana né, a gente pode interferir na medicina emocional trazendo novos fármacos que possam promover esse tipo de ativação.

No estômago e sistema digestivo, mitos estão se dissolvendo como pó de café. E de novo, os ácidos clorogênicos, são alimento para bactérias do bem no intestino. Ele aumenta o número de bactérias boas, melhora a digestão, o sistema imunológico e a saúde como um todo.

Uma das universidades que mais estudam café no mundo é a de Lavras, em Minas Gerais. Mais de 100 pesquisadores se debruçam sobre os efeitos da bebida. Um dos estudos avaliou a influência no colesterol e diabetes. E os resultados foram tão estimulantes quanto uma boa xícara de café.

O departamento de nutrição da Universidade Federal do Rio, tem uma nova linha de pesquisa sobre o poder termogênico do café, de queimar calorias. O alvo é o extrato de café verde, muito consumido nos Estados Unidos para perda de peso

“Existem vários estudos que mostram que o extrato de café verde seco é capaz de emagrecer. Isso também não impede que a bebida do café possa emagrecer também em consumo de longo prazo”, afirma Adriana Farah, do núcleo de pesquisa em café da UFRJ.

(*) Globo.com

No cérebro, a cafeína e os ácidos clorogênicos evitam inflamações prevenindo doenças como mal de Alzheimer e de Parkinson. (Foto: Divulgação).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.