27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pesquisadores visitam Parque do Pombo para identificação e monitoramento de animais presentes na região

Os pesquisadores pretendem voltar ao parque no primeiro trimestre de 2022 para instalação das câmeras de monitoramento e com isso estimar a população de tatus-canastra que existe no parque

Na quarta-feira, dia 01/12, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) receberam no Parque Natural Municipal do Pombo, pesquisadores do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) de Campo Grande, uma organização sem fins lucrativos que coordena diversos projetos com espécies de animais de cerrado, dentre estes o Projeto Tatu Canastra.


O tatu-canastra é a maior espécie de tatu do mundo e ocorre em áreas mais preservadas, como é o caso do Parque do Pombo. O objetivo da visita dos pesquisadores foi reconhecer a área para poder voltar e implantar câmeras fotográficas automáticas acionadas com movimento para monitorar os tatus-canastra, porém outros animais que passarem pelas câmeras serão registrados.

Segundo Flávio Fardin, fiscal ambiental responsável pelo Parque do Pombo, este tipo de pesquisa irá levantar muitas informações sobre a fauna de mamíferos do parque, podendo registrar inclusive animais que ainda não foram visualizados na região, pois as imagens geradas pelas câmeras serão disponibilizadas para a Secretaria de Meio Ambiente compondo assim o banco de dados do parque.

A equipe de pesquisadores que visitaram o parque estava representada pelo Zoólogo Arnaud Desbiez, Presidente do ICAS e pelos biólogos Gabriel Massocato e Nina Attias. “Ficamos bastante impressionados com a diversidade de vegetação, a beleza do lugar e o que mais nos animou foi ver a presença de diversos rastros de tatu-canastra, como os rastros foram vistos em vários locais do parque isto indica que há vários indivíduos, deste animal que corre sérios riscos de extinção”, afirmou Arnoud.

Os pesquisadores pretendem voltar ao parque no primeiro trimestre de 2022 para instalação das câmeras de monitoramento e com isso estimar a população de tatus-canastra que existe no parque.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.