21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pessoas que retornam de viagem internacional devem permanecer isoladas em casa, alerta Saúde de Três Lagoas

Seguindo preconização do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde divulgou orientações sobre quem deve ou não procurar as Unidades Básicas de Saúde

Seguindo as recomendações de procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus (Covid-19) divulgados nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Três Lagoas recomenda aos viajantes internacionais que retornaram ou estão retornando à cidade que fiquem em isolamento domiciliar, ao menos, por sete dias, a contar da data de chegada.

Este procedimento se aplica a todos os viajantes que tenham ou não tenham percebido ainda os principais sintomas do Covid-19, ou seja, infecção das vias respiratórias, febre, tosse ou falta de ar.

Segundo orienta o Ministério da Saúde, os viajantes internacionais só devem procurar a Unidade de Saúde se, durante o isolamento domiciliar tiverem, principalmente, dispneia (falta de ar).

Se a pessoa que retornou de viagem precisar de orientações de como proceder, relacionado à sua saúde ou de membros de sua família, pode ligar para o número 136 (antigo Disque Saúde), usando telefone público ou celular. Este é um serviço do Ministério de Saúde que atende 24 horas.

Segundo alertou o Ministério da Saúde, estas medidas se tornam necessárias para prevenir o rápido aumento do número de casos de Corona Vírus.

“O objetivo não é impedir, é reduzir velocidade de transmissão para que o sistema de saúde consiga se manter ativo”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

No mesmo comunicado, o secretário de Vigilância em Saúde também orientou as pessoas a NÃO precisam procurar a Unidade de Saúde se tiverem apenas com tosse; se tiverem apenas com coriza; mal-estar ou sensação de cansaço; ou até se tiverem apenas febre.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.