24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Petistas não lideram em cidades administradas pelo PT

29/07/2004 07h58 – Atualizado em 29/07/2004 07h58

Gilberto Maggioni está em quarto lugar em Ribeirão Preto; Luciano Zica, também em quarto em Campinas; em Recife, João Paulo aparece em segundo

Gilberto Maggioni, que assumiu a Prefeitura de Ribeirão Preto quando Antonio Palocci deixou o cargo para assumir o Ministério da Fazenda, aparece em quarto lugar numa pesquisa realizada pelo Ibope para a EPTV. No levantamento, o candidato do PMDB, Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, tem 31% das intenções de voto, seguido por Welson Gasparini, do PSDB, com 25%. Depois vêm Rafael Silva, do PL, com 10%, e Maggioni com 6%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 4,9 pontos percentuais, na prática há um empate técnico entre Baleia e Gasparini na liderança e entre o atual prefeito e o candidato do PL no segundo bloco. Depois vêm Fernando Chiarelli (PTdoB), com 3% das intenções de voto; e Fátima Fernandes (PSTU), com 2%. Votos brancos e nulos somaram 13%. Eleitores que não souberam ou não quiseram opinar totalizaram 10%.

O Ibope também perguntou ao eleitor de Ribeirão Preto em qual ou quais candidatos não votaria de jeito nenhum. O que apresenta o maior grau de rejeição é justamente o petista, com 47%, seguido de Fátima, com 26%; de Baleia, com 24%, de Chiarelli, com 23%; de Gasparini, com 21%; e de Silva, com 18%.

Na terra do ministro da Fazenda, o desemprego apareceu como a segunda maior preocupação (63%) dos entrevistados pelo Ibope, superado apenas pelos problemas com a área de saúde (73%). Educação (43%) foi apontada como o terceiro maior ponto fraco da administração petista. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 25 de julho de 2004, com 406 eleitores do município.

Campinas

No mesmo período, o instituto ouviu outros 406 eleitores de Campinas, outra cidade governada pelo PT. O candidato petista, Luciano Zicca, aparece com apenas 8% das intenções de voto. A liderança é de Carlos Sampaio (PSDB), com 29%. Em seguida vêm Helio de Oliveira Santos (PDT), com 19%, Jonas Donizette (PSB), com 12%. Como a margem de erro é de 4,9 pontos, há empate técnico entre Santos e Donizette e entre este e Zica.

Fernando Quércia (PL) ficou com 1%; Silvia Ferraro (PSTU), com 1%; Josias Abon (PCO) e Ricardo Xavier (PSDC) não ponturam. Além disso, 12% dos entrevistados disseram que anulariam o voto, e 18% não sabem em quem votariam ou não opinaram.

Também em Campinas o Ibope quis saber em qual ou quais candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum. De novo, o petista lidera a rejeição, com 19%, seguido de Fernando Quércia, com 18%; Sampaio, com 15%; Dr. Hélio e Abon, com 11%; Donizette, com 8%; Ferraro, com 6%; e Xavier, com 5%. Os entrevistados declararam ainda que o desemprego (62%) é o maior problema da cidade, seguido por saúde (54%) e segurança pública (44%).

Recife

Em Recife, pesquisa Vox Populi divulgada no domingo pelo Jornal do Commércio indica que a situação do prefeito petista João Paulo não se alterou. Ele segue em segundo lugar, com 28% das intenções, atrás de Carlos Eduardo Cadoca, do PMDB, com 34%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

No quesito rejeição, porém, mais uma vez, o candidato petista é líder: 36% dos entrevistados pelo instituto declararam que não votariam em João Paulo de jeito nenhum. A rejeição a Cadoca é de apenas 8%.

Na simulação de segundo turno, o peemedebista venceria o petista por 50% a 34%. Se João Paulo for para o segundo turno com o atual terceiro colocado, Joaquim Francisco (PTB), que tem 18% das intenções de voto, a vitória seria do petebista – 45% a 37%.

De acordo com o levantamento do Vox Populi, que ouviu 611 eleitores, os demais candidatos à Prefeitura de Recife não chegam a ter 5% das intenções de voto. Sílvio Costa (PMN) aparece com 2%. Raul Jungmann (PPS) e Popai (PTdoB) têm 1%. Kátia Telles (PSTU) não pontuou, e Irmão Araújo (PSC) não era candidato quando a pesquisa foi feita.

Fonte: Primeira Leitura

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.