26/08/2014 10h04 – Atualizado em 26/08/2014 10h04

A escolha foi feita por 25 mil profissionais de imprensa das principais redações do país

Da Redação

Pelo quarto ano consecutivo, a Petrobras foi eleita uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas, na categoria Petróleo e Gás, segundo pesquisa promovida pela revista Negócios da Comunicação. A escolha foi feita por 25 mil profissionais de imprensa das principais redações do país.

Os jornalistas foram ouvidos numa pesquisa realizada pela empresa H2R Pesquisas Avançadas e auditada pela BDO Brasil, consultoria britânica com atuação em mais de 119 países. Foram consideradas válidas as respostas computadas entre os dias 1º e 31 de julho deste ano.

O objetivo do prêmio “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2014″ é reconhecer a qualidade do relacionamento que as empresas mantêm com os jornalistas e ressaltar o nível de tratamento que elas conferem aos profissionais da imprensa quanto ao acesso, disponibilização e facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais. A cerimônia de entrega da premiação será no dia 16 de setembro, em São Paulo.

AGÊNCIA PETROBRAS DE NOTÍCIAS

Para o gerente de Imprensa da Comunicação Institucional da Petrobras, Lucio Pimentel, o quarto reconhecimento consecutivo é fruto de um projeto iniciado em 2006 com a criação da Agência Petrobras de Notícias. “Quebramos um paradigma nos propondo a atuar como uma agência de notícias. As equipes e ferramentas foram estruturadas para atuar 24 horas por dia. Consequentemente nos capacitamos a enfrentar crises tendo um tempo de resposta bem menor do que antes. A imprensa reconhece esse esforço e os números comprovam”, conclui.

O projeto Agência Petrobras de Notícias consiste num processo global de assessoria de imprensa com a adoção de práticas e ferramentas corporativas pelos profissionais da Petrobras em todo o mundo. Uma das ações mais importantes é o treinamento de porta-vozes que já atingiu a marca de mais de 1800 gerentes. É importante que o gerente saiba o que é mais relevante para a imprensa de modo a destacar as informações e tornar a mensagem mais clara e objetiva. Em complemento, a companhia realiza ciclos de palestras sobre as atividades da Petrobras para a imprensa com objetivo de apoiar o trabalho jornalístico. Já foram contemplados cerca de 1300 jornalistas em todo o país.

Uma pesquisa realizada em julho deste ano pela agência Imagem Corporativa com as 100 maiores empresas brasileiras mostrou que a sala de imprensa on-line da Petrobras está entre as três melhores do país. A Sala de Imprensa da companhia tem o nome de Agência Petrobras e conta, atualmente, com mais de 16 mil jornalistas cadastrados para acesso a conteúdos exclusivos. No site, atualizado diversas vezes ao dia, é possível encontrar – em português, inglês e espanhol – releases, avisos de pauta, textos complementares, apresentações, fotos em alta resolução, ilustrações, gravações de áudio e vídeo e ainda assistir ao vivo às transmissões de eventos da companhia. De acordo com a pesquisa, o diferencial da página da Petrobras é possuir sua própria agência de informações, com conceito que garante volume de atualizações, conteúdo multimídia e layout noticioso, permitindo visualizar previamente as imagens e vídeos antes do download.

O projeto promoveu a integração dos profissionais que trabalham no processo de assessoria de imprensa, a adoção de procedimentos globais e a sistematização de uma avaliação qualitativa e quantitativa, com indicadores de desempenho para a atividade.

(*) Com informações de Assessoria de Imprensa

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