17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Piauí é exportador de trabalho escravo

09/09/2002 06h55 – Atualizado em 09/09/2002 06h55

Oliveira Sales

Um relatório divulgado pela Comissão Pastoral da Terra-CPT mostra que o Piauí é um dos Estados do Nordeste que mais exporta trabalhadores que são usados em trabalhos escravos nos Estados do Pará e Maranhão.

Conforme o relatório da CPT, o Pará é o Estado que mais recebe escravos piauienses, desde janeiro. 67 fazendas utilizaram mão-de-obra piauiense. Um total de 2.771 trabalhadores foram utilizados somente este ano e representa o dobro do ano passado.

A CPT alerta que a falta de recursos está evitando que os funcionários do Ministério do Trabalho fiscalizem 32 fazendas no Pará, onde existem denúncias de trabalho escravo. Segundo o relatório, nas fazendas, existem mais de 1.150 trabalhadores. Trabalhadores que conseguiram fugir informaram que nas fazendas ocorrem, além dos trabalhadores serem obrigados a se sujeitar a escravidão, vítimas de assassinatos praticados pelos pistoleiros fortemente armados.

O frei Xavier Plassat, coordenador da Campanha da CPT contra o Trabalho Escravo, entregou o relatório ao secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro (presidente da Comissão Especial de Combate ao Trabalho Escravo e ao Trabalho Infantil). O frei Xavier se diz indignado com este escândalo nacional.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.