25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Plano reduz emissão de carbono na agricultura até 2020

31/10/2013 11h01 – Atualizado em 31/10/2013 11h01

Portaria lança plano para reduzir emissão de carbono na agricultura até 2020

O texto ainda destaca a importância de aumentar a fixação de CO2 atmosférico na vegetação e na agricultura

Da Redação

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 31, divulgou a Portaria interministerial 984, que institui o Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de baixa Emissão de Carbono na Agricultura – Plano ABC.

O objetivo do plano é reduzir a emissão de carbono até 2020 e garantir o aperfeiçoamento dos sistemas e práticas de manejo sustentável dos recursos naturais, que promovam a redução das emissões dos gases de efeito estufa. O texto ainda destaca a importância de aumentar a fixação de CO2 atmosférico na vegetação e na agricultura.

Com foco na sustentabilidade, as diretrizes gerais do Plano ABC pretendem recuperar uma área de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação. Ampliar a utilização do sistema de plantio direto em oito milhões de hectares.

Outro ponto importante do Plano é o aumento da adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e de sistemas florestais em quatro milhões de hectares e a fixação biológica de nitrogênio. Além disso, o plano prevê ações de reflorestamento e ampliações do uso de tecnologia para tratar dejetos animais para geração de energia e composto orgânico.

(*) Com informações de Assomasul

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.