19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Plebiscito sobre Saddam será golpe contra EUA, diz Iraque

14/10/2002 09h50 – Atualizado em 14/10/2002 09h50

O Iraque apelou aos eleitores do país hoje para que votem “sim” em um plebiscito sobre um novo mandato para o presidente Saddam Hussein, argumentando que o pleito significaria um duro golpe contra os planos dos EUA de derrubá-lo do poder.

“As condições políticas e internacionais e as ameaças americanas e sionistas (judaicas) conferiram a esse plebiscito um novo significado”, afirmou o ministro das Informações do país, Mohammed Saeed Al Sahaf.

A votação de terça-feira acontece no momento em que Saddam, no cargo desde 1979, enfrenta possivelmente a maior ameaça a seu governo.

O presidente dos EUA, George W. Bush, defensor de uma política de “mudança de regime” para o Iraque, obteve na semana passada autorização do Congresso norte-americano para atacar o país árabe caso isso seja considerado necessário a fim de desarmá-lo.

Nesta semana, Bush pressiona os países-membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para que aprovem uma resolução dura a respeito do Iraque.

O governo norte-americano acusa o país árabe de desenvolver armas de destruição em massa, um acusação que os iraquianos rechaçam.

“O 15 de outubro será um duro golpe contra os planos do amaldiçoado Bush”, escreveu o jornal “Babel”, de propriedade de Uday Hussein, filho do presidente do Iraque.

Quase 12 milhões de iraquianos poderão votar no plebiscito, em que devem responder “sim” ou “não” a um novo mandato de sete anos para Saddam.

Em face do controle rígido exercido pelas autoridades e da ausência de observadores internacionais ou de outros candidatos, o resultado da eleição é facilmente previsível.

Em um plebiscito similar de 1995, os resultados oficiais mostraram 99,96% de votos favoráveis à permanência de Saddam no poder.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.