17/04/2014 16h59 – Atualizado em 17/04/2014 16h59

PMA autua curtume em R$ 50 mil por causar poluição devido a defeito no sistema de tratamento

O sistema de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente, havendo vários vazamentos, especialmente, nas caixas de gorduras

Da Redação

Policiais Militares Ambientais de Batayporã (MS) autuaram hoje o curtume pertencente a um frigorífico que funciona às margens da rodovia BR 276, no bairro Escolinha, em Nova Andradina (MS). O sistema de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente, havendo vários vazamentos, especialmente, nas caixas de gorduras, com riscos de contaminação do solo e lençol freático e de um córrego que passa nas imediações, inclusive, havendo mortandade das gramíneas nas proximidades de onde vazavam os resíduos.

O frigorífico proprietário do curtume foi autuado administrativamente e multado em R$ 50.000,00, conforme previsão do Decreto Federal 6.514/2008. A empresa foi notificada a realizar o conserto no sistema, tomou rapidamente todas as providências e solucionou o problema momentaneamente. De qualquer forma, a PMA manterá o monitoramento do tratamento de efluentes, para verificar se realmente houve negligência da empresa, ou se o sistema está saturado e não consegue mais dar tratamento à quantidade de efluentes. Se houver novo problema, o curtume será interditado.

(*) Com informações de Assecom PMA

A empresa foi notificada a realizar o conserto no sistema, tomou rapidamente todas as providências e solucionou o problema momentaneamente (Foto: Divulgação/PMA)

Comentários