20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

PMA recolhe medicamentos jogados em terreno baldio

10/01/2013 14h27 – Atualizado em 10/01/2013 14h27

Da Redação

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande após denúncia, realizaram vistoria na noite de ontem, em um terreno baldio nos fundos de um mercado atacadista, no bairro Santo Antonio e encontraram duas sacolas contendo medicamentos de várias marcas, todos com o prazo de validade vencidos. Os policiais verificaram que além dos remédios, haviam receitas e uma listas detalhada da medicação.

Diante dos fatos, os policiais efetuaram o recolhimento do material que será entregue na Decat para que sejam apuradas as responsabilidades. Assim que se comprove a autoria, os responsáveis responderão por crime de poluição ambiental cuja pena prevista é a de um a cinco anos de reclusão.

Conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), medicamentos vencidos devem ser incinerados em local próprio

Depositar esses resíduos em terrenos ou jogá-los na rede de esgoto pode ocasionar contaminação de solo, lençol freático, rios e até mesmo atingir fauna e flora local. As clínicas, hospitais e farmácias devem ter um plano de gerenciamento para o correto descarte de medicamentos vencidos, para minimizar a possibilidade desses produtos causarem danos à saúde da população ou prejudiquem de alguma forma o meio ambiente.

(*) Com informações de Assecom PM MS

Medicamentos vencidos devem ser incinerados em local próprio (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.