20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Poeta sul-matogrossense destaca a importância da literatura regional

26/05/2011 14h13 – Atualizado em 26/05/2011 14h13

Guimarães Rocha demonstra a importância da literatura para as crianças

Segundo Guimarães Rocha a literatura regional de Mato Grosso do Sul tem que ser mais divulgada e valorizada pela população

Adriano Vialle

O escritor Guimarães Rocha, integrante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, lança seu novo livro “Momentos solenes de uma voz engajada”. Nascido em Quixeramobim/CE e agora cidadão Campo Grandense, Recebeu o título de Cidadão Campo-grandense 21/agosto de 2005.

Realizou Declamações de Poesias nos 77 municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 1982 a 2000, lançando seus livros e executando o projeto POEMARTE, de sua autoria. O primeiro Recorde alcançado por Guimarães foi “O maior tempo ininterrupto” de declamação de poesias inéditas e de autoria do próprio declamador; e o segundo Recorde: A maior quantidade de lançamentos de livros prefaciados por grandes nomes, com poesias inéditas, pelo próprio autor, num único dia, seguidos de distribuição gratuita dos exemplares; e ainda um destaque internacional: o primeiro policial poeta a estabelecer recordes poéticos em todo o mundo. Foi palestrante na 6ª Feira do Livro de Três Lagoas, e concedeu uma entrevista ao Perfil News de Comunicação.

CONFIRA A ENTREVISTA:

Perfil News: As pessoas lêem menos hoje? Por quê?
Guimarães Rocha: Sim, o ser humano passa por uma crise intelectual grande, falta uma nova ordem moral, um novo paradigma, as coisas estão acontecendo muito rápido, as pessoas estão com muita pressa e a TV tira isso das pessoas que se acomodam só vivendo de entretenimento e deixando a literatura de lado.

PN:Qual incentivo que as pessoas precisam ter para dedicar seu tempo a literatura?
GR: A população precisa ter disciplina, a internet veio para ajudar mais não é suficiente, cerca de 70% das informações pela internet são prejudicadas, as pessoas precisam dedicar mais seu tempo a que realmente interessa e não só viver na correria, a disciplina é fundamental nesse aspecto. Porém necessito da internet para divulgar meus livros, a sociedade pede tem que se adaptar o ambiente que se vive é uma ferramenta que veio para somar, mais não pode ficar só nisso, tem que ter tempo para literatura também.

PN: Como propiciar para as crianças que estão começando aprender a ler a ter um incentivo hoje?
GR: Os professores tem que proporcionar uma aula diferente para atrair as crianças, elas gostam de livros com muitas ilustrações e os mais finos, começam pelo interesse da curiosidade é isso que temos que incentivar hoje.

PN: E a literatura em Mato Grosso do Sul, como é a questão de valorização regional?
GR: A literatura regional está buscando seu espaço, os escritores estão buscando valorização porque é uma necessidade desse tipo de leitura, porque é uma necessidade as pessoas terem conhecimento do lugar que moram e a valorização de seus escritores.

PN: E a literatura de Três Lagoas, como você analisa?
GR: Em Três Lagoas a literatura não é muito valorizada, existe poucas pessoas que escrevem poemas. Devemos ter parcerias com livraria, juntando os escritores regionais, realizando palestras, feiras de livros mais rotineira.

PN: Qual poema regional que você mais se identificou?
GR: Escrevi sobre o Pantanal da década de 80 para cá, riqueza do Mato Grosso do Sul que é o Pantanal e sua triste devastação hoje. Identificando o lirismo da fauna e flora do Pantanal. Escrevi também poema sobre Três Lagoas, a saudade do tempo de pioneiro, sonhos, amores, cidade que passa, família e do tempo que deixou essa cidade que cresce com o desenvolvimento.

LANÇAMENTO

Guimarães Rocha Irá lançar em junho Grandezas da Literatura Matogrossense, e em Agosto o Marco Histórico da Atuação Poética.

Guimarães Rocha foi palestrante na 6ª Feira do Livro de Três Lagoas
Foto: Guta Rufino

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.