24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Polícia Ambiental autua pecuarista em R$ 9 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa de cerrado

09/12/2018 07h00

Fazendeiro derrubou árvores de grande porte em uma área de 30 hectares.

Gisele Berto

Policiais Militares Ambientais de Bela Vista autuaram neste sábado, 8, um fazendeiro por desmatamento ilegal de árvores de grande porte em uma área de 30 hectares.

O proprietário rural, um homem de 54 anos, derrubou em sua propriedade, localizada a 50 km da cidade, diversas árvores de grande porte pela raíz e arbustos em área regenerada em um local onde existia uma pastagem e necessitaria de licença ambiental, que não existia. A madeira proveniente da derrubada encontrava-se no local.

A Polícia Ambiental explicou, em nota enviada à imprensa, que a licença de limpeza só permite a derrubada de arbustos com diâmetro abaixo de 32 centímetros na altura do peito (1,30 metros de altura), com uso de roçadeiras ou foices. Essas licenças são retiradas online no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para facilitação aos proprietários rurais, em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações.

As atividades foram paralisadas. O proprietário da fazenda, residente em Jardim, foi autuado administrativamente e multado em R$ 9 mil pelo desmatamento ilegal na fazenda. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

Área devastada pelo pecuarista. Foto: Divulgação PMA

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.