17/02/2012 08h02 – Atualizado em 17/02/2012 08h02

PMA reforça fiscalização no carnaval

Policiamento será reforçado principalmente em Corumbá e Porto Murtinho. Pesque e solte está liberado apenas no rio Paraguai, diz polícia.

G1 MS

Começa na sexta-feira (17) a ‘Operação Carnaval’ da Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul. O policiamento será reforçado principalmente no rio Paraguai, na região de Corumbá e Porto Murtinho, onde a modalidade de pesque e solte é liberada e o fluxo de turistas aumenta no feriado.

Segundo a polícia, a operação contará com 288 militares. O policiamento nas cidades com tradição carnavalesca que deverão receber maior número de turistas como Bonito, Jardim, Coxim, Aquidauana e Miranda será feito pelo efetivo dos policiais ambientais de Campo Grande e de unidades de cidades com menor fluxo turístico, que serão deslocados para o apoio.

A fiscalização fluvial também será feita por cinco equipes de Campo Grande durante o feriado de Carnaval.

Com exceção do pesque e solte na calha do rio Paraguai, a única modalidade permitida neste período nas bacias do rios Paraguai e Paraná é a pesca de subsistência. Neste caso, a pesca é praticada por ribeirinhos que se alimentam do pescado, que não deve ser comercializado e não pode ultrapassar a quantidade de 3 kg ou um exemplar respeitando as medidas permitidas.

Nas lagoas das usinas do rio Paraná, é permitida a captura de 10 kg além de um exemplar de peixe exótico e não nativo da bacia, como tucunaré, corvina, tilápia, bagre africano, porquinho entre outros.

Policiamento será reforçado em áreas turísticas
Foto: Divulgação/PMA

Comentários