21/12/2012 10h11 – Atualizado em 21/12/2012 10h11

Polícia detona morteiro encontrado em geladeira de ferro-velho em MS

Material explosivo será analisado por grupo anti-bombas da Cigcoe. Dono de ferro velho encontrou objeto dentro da geladeira descartada.

Da Redação

O morteiro encontrado dentro de uma geladeira em um ferro-velho na quinta-feira (20), em Campo Grande, foi detonado na manhã desta sexta-feira (21), segundo o comandante da Companhia Independe de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), Major Marcos Paulo Gimenez. O local da explosão não foi divulgado.

O objeto explosivo estava dentro de uma geladeira descartada e foi encontrado pelo dono do estabelecimento, Pedro Garbeline, 57 anos. Segundo o Major Marcos Paulo, o relatório do Grupo de Bombas e Explosivos da Cigcoe ainda não ficou pronto e, por isso, não é possível identificar a origem e detalhar as características do objeto explosivo.

“Ainda não recebi este relatório e ainda não temos previsão de conclusão das primeiras análises”, afirmou Marcos Paulo. Ele diz que, como todo artefato, o morteiro tem um número de série gravado, mas explica que só terá acesso ao código após a chegada do laudo.

SURPRESA

O comerciante que encontrou o morteiro disse que comprou o eletrodoméstico há dois dias. “Na hora que eu abri a geladeira, vi um objeto de formato redondo na porta. Fiquei muito assustado quando vi que era uma bomba. Depois, resolvi ligar para polícia e isolei a casa”, relatou.

Conforme a PM, os membros do esquadrão antibombas da companhia fizeram os trabalhos no local e tentaram desarmar o morteiro por volta das 20h30. Houve explosão, mas o objeto não foi detonado no ferro-velho.

BALAS DE CANHÃO

Em 2012, a Cigcoe foi chamada outras vezes para recolher e detonar balas de canhão encontradas em bairros de Campo Grande. Desde o dia 28 de abril foram quatro artefatos encontrados, sendo três no bairro Jardim Carioca e um no bairro Los Angeles.

De acordo com a polícia, Campo Grande tem vários locais que já foram ocupados pelo Exército. Ainda em abril de 2012 outras três balas de canhão foram encontradas nos municípios de Bonito, Miranda e Corumbá.

(*) Com informações de G1 MS

Morteiro estava dentro de geladeira descartada em ferro-velho da Capital. (Foto: Erick Marques/G1 MS)

Comentários