18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul completa 173 anos

03/09/2008 07h52 – Atualizado em 03/09/2008 07h52

O Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realiza nesta sexta-feira (05) uma solenidade militar em comemoração ao aniversário de 173 anos da Policia Militar do Mato Grosso do Sul.

O evento acontece no Palácio Tiradentes, situado à Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 154 – Parque dos Poderes, às 9 horas, em Campo Grande.

Na ocasião, haverá a entrega da Medalha Insígnia do Mérito da Polícia Militar e a Medalha do Mérito Policial Militar. Receberão Medalha do Mérito Policial Militar, o General de Exército Rui Alves Catão – Comando Militar D’Oeste – CMO; Comandante Máximo Ballatore Holland, da Base Aérea de Campo Grande; Desembargador João Carlos Brandes Garcia – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Thie Higuchi Viegas dos Santos – Secretária de Estado de Administração, e outras autoridades.

À noite, a partir das 22 horas, no Golden Glass, localizado à Avenida Mato Grosso nº 5406, acontecerá o Tradicional Baile da Espada da Policia Militar.

Já está confirmada a presença da Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do MS (AOFMS) representada por seu Presidente Cel QOPM Lacir Paulo Rodrigues de Azamor.

História

Em 05 de setembro de 1835, o Governo Provincial sancionou a lei Decretada pela Assembléia Mato-Grossense que criou o Corpo Policial com a denominação de “Homens do Mato”, que originará o primeiro Corpo Policial no Estado de Mato Grosso.

Por ocasião da Guerra do Paraguai, o Corpo Policial “Homens do Mato”, passa a ter uma nova denominação: ‘Companhia de pedestres’, e mais tarde, com a República, passa a denominar-se ‘Força Pública’.

Em 1934 a Força Pública transforma-se em ‘Força Policial Militar’, e, em 1947 recebe finalmente a denominação de ‘Polícia Militar’.

Hoje o atual comandante da PMMS, é o Coronel QOPM Geraldo Garcia Orti.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.