27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia Militar de Três Lagoas está preparada para combater o crime, diz Monari

06/02/2014 16h00 – Atualizado em 06/02/2014 16h00

Comandante do 2º BPM diz que não existe tolerância para o crime organizado

O trabalho da Polícia Militar de Três Lagoas está recebendo elogios da população, que apóia as ações dos policiais no combate ao crime, que só em janeiro deste ano, bateu recorde na apreensão de drogas

Ricardo Ojeda e Léo Lima

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, faz previsões otimistas para 2014, em termos de trabalho na área de atuação da corporação.

Em entrevista exclusiva para o Perfil News ele revela suas expectativas para este ano, no que se refere a melhoria do aparelhamento policial militar, inclusive aumento do efetivo e armamento, e sobre o crescimento socioeconômico de Três Lagoas que determina uma maior atenção no que tange à segurança dos que moram na cidade que mais se desenvolve em Mato Grosso do Sul.

POPULAÇÃO FLUTUANTE

O crescimento populacional é resultante do desenvolvimento socioeconômico que Três Lagoas experimenta. Para Monari, tal advento importa numa maior preocupação com a questão da segurança. Os números oficiais indicam que atualmente Três Lagoas, segundo o último censo demográfico do IBGE (2010), tem 109.633 habitantes. “Em 5 anos a cidade aumentou em pelo menos 25 mil o número populacional, sem contar com a população flutuante (trabalhadores oriundos de outras regiões do País)”, comparou o oficial PM.

Para ele, os números estatísticos, comparados com cidades do mesmo porte na região (do oeste paulista, por exemplo), são aceitáveis com relação a crimes contra a vida e patrimônio. “Os furtos reduziram”, coloca Monari.

COMBATE ÀS DROGAS

“Temos uma equipe maravilhosa e dedicada ao serviço”, garantiu o comandante, destacando as ações positivas que a PM realizou no ano passado na base e ainda nas cidades onde o 2º BPM atua: Selvíria, Água Clara, Brasilândia e Santa Rita do Pardo, além dos distritos de Arapuá e Debrasa. O volume de apreensões de drogas e armas, segundo ele, foi um dos destaques. “O combate às drogas e a outros tipos de delitos foi intenso”, lembra a autoridade policial.

Um problema sério e que não é de fácil solução – combate ao consumo de drogas -, foi também observado por Monari, que enfatizou a situação idêntica que São Paulo, o maior estado brasileiro, vem enfrentando sem ter uma solução definitiva. Trata-se das “cracolândias”, locais onde os viciados costumam ocupar para consumir drogas.

“A Rotai e outras guarnições fazem operações diárias nesses locais, efetuando prisões e apreensões de armas e drogas. Mas, são apreensões de pequenas quantidades e muitas das pessoas viciadas não são bandidas e precisam de ajuda”, ressaltou o comandante.

Monari salienta ainda que a questão dos viciados não é problema apenas do combate às drogas, apreensões e prisões. “Não será resolvido [o problema] apenas com Polícia, mas sim com ações da Saúde Pública, Assistência Social e outros organismos governamentais”, disparou.

CONFRONTOS

Os recentes casos de violência em que pessoas foram mortas, uma delas pela Rotai, foram também comentados pelo comandante Monari. “A PM é uma instituição legalista, que tem formação focada em Direitos Humanos e Policiamento Comunitário, buscando aproximação com a sociedade; a PM está treinada para qualquer situação, garantindo segurança à sociedade. Infelizmente essas pessoas foram audaciosas”, colocou, observando que a ação dos policiais da Rotai foi legal em resposta ao um possível confronto e para dar segurança aos que estavam presentes no local dos fatos.

CRIME ORGANIZADO

Quanto ao combate ao crime organizado, Monari ressaltou a integração das polícias, buscando o cruzamento das informações, antecedendo as ocorrências. Apontou o trabalho da polícia reservada (P2) nas investigações como fator de agilidade na solução dos casos.

Para promover uma maior fiscalização na área urbana da cidade, a Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura e outros organismos, apresentou um projeto para a instalação de câmeras de vigilância em vários pontos. Monari disse que um local já está quase concluso para abrigar a central de videomonitoramento, no terreno do 2º BPM.

Assista entrevista completa no vídeo abaixo

PROJEÇÕES PARA 2014

Ao final da entrevista, o comandante Monari ratificou sua expectativa em cima do ano em curso, tornando a garantir que “2014 tem tudo para ser excelente ano”.

Em 2013, conforme ele houve redução nas ocorrências de crimes “e a expectativa é reduzir ainda mais em 2014”.

Disse que o governo do Estado tem preocupação com Três Lagoas e que vão ser abertas mais 60 vagas nos quadros da PM para atender a cidade e outros municípios.


O comandante do 2º BPM, tenente coronel Wilson Sergio Monari visitou o Perfil News e falou com o jornalista Ricardo Ojeda, sobre a atuação dos policiais, que inclusive vem recebendo elogios da sociedade (Foto: Jean Souza)

A Polícia Militar de Três Lagoas tem ação firme e decisiva. Por isso está treinada e equipada para enfrentar qualquer situação no sentido de garantir a segurança à sociedade. Veja na galeria abaixo algumas ações dos militares (Fotos: Jean Silva, Ricardo Ojeda e Nelson Roberto)

Polícia Militar de Três Lagoas está preparada para combater o crime, diz Monari

Polícia Militar de Três Lagoas está preparada para combater o crime, diz Monari

Monari disse que em  2013 houve redução nas ocorrências de crimes “e a expectativa é reduzir ainda mais em 2014


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.