28/03/2012 11h24 – Atualizado em 28/03/2012 11h24

Da Redação*

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da Olimpíada Brasileira de Informática 2012 (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

O Objetivo Geral da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da comutação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Em Ponta Porã, dezenas de alunos matriculados nas escolas municipais estarão recebendo um treinamento especial visando participar da OBI.

O treinamento será oferecido pela secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, o NTEM, em parceria com a Universidade federal de Mato Grosso do Sul – campus de Ponta Porã.

A OBI é dividida em duas modalidades. Modalidade I iniciação: prova teórica com problemas de lógica sem uso do computador (apenas lápis e papel). Esta competição, cujo objetivo é detectar talentos para a computação, é disputada em dois níveis: Nível 1: alunos do 6º e 7º ano. Nível 2: alunos do 8º e 9º ano. Na Modalidade II programação: prova prática.

Nela são abordados temas como problemas de computação para serem resolvidos em alguma linguagem de programação (uso do laboratório). Três níveis: Nível Júnior: alunos do ensino fundamental. Nível 1: alunos até 2º. Ano do ensino médio. Nível 2: alunos até o 3º.

Ano do ensino médio ou que concluíram até dezembro/2011. PREMIAÇÃO Os melhores classificados da Modalidade Iniciação recebem convite para participar de curso de introdução à programação na UNICAMP ou na UFMS.

Já os melhores classificados da Modalidade Programação recebem convite para participar de curso de programação AVANÇADA na UNICAMP ou na UFMS; O curso oferecido aos sessenta melhores classificados na olimpíada será o de lógica e programação usando a Linguagem C, ministrado por Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CPPP. DATAS No dia 14/04/2012 acontecerá nas escolas municipais que possuem do 6º ao 9º ano a prova teórica (modalidade I), da OBI que será aplicada pelo professor da STE (Sala de Tecnologia Educacional).

Nos dias 09/04 a 12/04 será realizado na UFMS, campus de Ponta Porã, um treinamento intensivo, para os alunos que participaram da modalidade I no ano de 2011.

Estas são as escolas municipais envolvidas: Ignês Andreazza, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Manoel Martins, Maria Lígia, Ramiro Noronha e São João. Legenda da foto: Divulgação Trabalho de preparação dos alunos para Olimpíada Brasileira de Informática envolve profissionais da Rede Municipal de Ensino e da UFMS.

(*) Com informações da Assessoria de comunicação da Prefeitura de Ponta Porã

Comentários