26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

População recebe vacina contra gripe em Unidades de Saúde

16/04/2013 14h17 – Atualizado em 16/04/2013 14h17

Vacina contra Gripe é aplicada à população nas Unidades de Saúde

Dia de Mobilização Nacional da Campanha, o chamado “Dia D”, será no próximo sábado (20), das 8h às 17h, nas Unidades e outros locais já anunciados

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, começou a vacinar a população contra a Gripe Influenza e a estratégia é vacinar em torno de 16 mil pessoas no decorrer da Campanha Nacional de Vacinação, que se estende até o próximo dia 26.

A vacina começou a ser aplicada desde segunda-feira (15) em todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos) e no Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento à população.

O “Dia D”, Dia de Mobilização Nacional da Campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, como ocorre em todos os municípios do Brasil, será no próximo sábado (20), das 8h às 17h, em todas as Unidades, incluindo o posto de vacinação do Setor de Imunização, no CEM.

Além desses pontos fixos, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema móvel de vacina para facilitar o atendimento à população nos seguintes locais: Feira Livre, na Avenida Rosário Congro, no Centro, das 5h30 às 11h30; Pronto Atendimento (PA), também conhecido como “Postão”, das 8h às 16h; Bar do Barbosa, no Jupiá, das 8h às 16h; e na Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo, conhecida como “Escolinha do Jardim Oiti”, no mesmo horário, ou seja, das 8h às 16h.

GRUPO PRIORITÁRIO

Para a Campanha contra a Gripe, neste ano de 2013, o grupo prioritário de vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde, compreenderá as seguintes pessoas: crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza.

RECEITA MÉDICA

O Ministério da Saúde, nesta Campanha de 2013, estendeu a vacina a todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas. No entanto, para garantia do próprio paciente, essas pessoas portadoras de morbidades crônicas deverão apresentar receita médica, “segundo a indicação clínica, de acordo com a categoria de risco individual, para poderem receber a vacina”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja.

A enfermeira, coordenadora do Setor de Imunização, deu exemplo, ao ser vacinada contra a gripe, nesta terça-feira (16). Além de pertencer ao grupo prioritário dos servidores da Saúde, Humberta também é gestante.

A receita pode ser prescrita por médico particular ou da rede pública, mas “é obrigatório levar essa receita, que deve ser providenciada com antecedência para evitar filas ou correr o risco de perder a oportunidade da vacina”, orientou Humberta.

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, para superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, é vacinar em torno de 16 mil pessoas, durante esta campanha.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

A vacina começou a ser aplicada desde segunda-feira (15) em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Divulgação/Assecom)

O “Dia D” ocorre em todos os municípios do Brasi e será no próximo sábado (20) (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.