23/04/2013 09h54 – Atualizado em 23/04/2013 09h54

Em Três Lagoas quase mil eleitores podem perder o título

Nas eleições municipais do ano passado, 18.35% dos 69.820 eleitores três-lagoenses não compareceram as urnas para votar

Ricardo Mendes

O prazo para a regularização do título de eleitor está chegando ao fim. Dia 25 de abril, próxima quinta-feira, é o último dia para que todos os eleitores faltosos às três últimas eleições, e que ainda regularizaram sua situação, procurem a Justiça Eleitoral a fim de que não tenham o título cancelado.

Esses eleitores devem, o mais breve possível, procurar o cartório eleitoral mais próximo e, na capital, a Central de Atendimento ao Eleitor ou os Postos de Atendimento (chamados “Práticos”, nas proximidades dos terminais de ônibus General Osório, Guaicurus e Aero Rancho), que estão trabalhando em conjunto para agilizar o processo de regularização da população faltosa.

Para que o eleitor consiga ficar em dia, é preciso comparecer a qualquer um dos postos de serviço, tendo em mãos um documento oficial com foto e o título de eleitor.

Quem não estiver quite com a Justiça Eleitoral, sofre uma série de restrições: regularizar inscrição no CPF, tomar posse em concursos para órgãos públicos, retirar passaporte, matricular-se em universidades públicas, entre outras impossibilidades.

O prazo de 25 de abril aplica-se somente aos eleitores que não votaram, nem justificaram, consecutivamente nas três ultimas eleições, sendo que cada turno corresponde a uma eleição.

EM TRÊS LAGOAS

De acordo com levantamento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em fevereiro 999 eleitores se encontravam em tal situação, sendo 628 da 51ª zona eleitoral e 371 da 9ª zona, que inclui ainda 51 eleitores de Selvíria.

De acordo com a chefe do cartório da 51ª zona eleitoral, Juliane Guimarães Radael Santos, desde então, poucas pessoas tem procurado os cartórios para regularizarem suas situações.

Em todo o Estado, segundo ela, menos de 5% dos eleitores devem se regularizar até o prazo final. Nas eleições do ano passado, 18.35% dos 69.820 eleitores três-lagoenses deixaram de votar.

A justiça eleitoral informa que dia 25 de abril é o último dia para que todos os eleitores faltosos às três últimas eleições regularize sua situação (Foto: Assesoria TRE-MS)

Comentários