23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prazo para atualizar cadastro do Bolsa Família vence quarta-feira

27/03/2012 16h08 – Atualizado em 27/03/2012 16h08

Da Redação*

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) prorrogou até quinta-feira (29) o prazo para a atualização cadastral do Programa Bolsa-Família.

A prorrogação foi necessária devido à adoção de novo sistema de senhas, que deixou o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal indisponível por duas semanas em fevereiro, prejudicando o trabalho de atualização nos municípios.

Beneficiários do Programa Bolsa-Família em Mato Grosso do Sul que estão com pagamentos suspensos devem fazer o recadastramento para que não tenham o benefício cancelado.

As famílias que não receberam a transferência de renda este mês, por falta de atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, devem confirmar os dados na Secretaria de Assistência Social do município onde moram e assim continuar ativos no Programa.

No Estado, 8.066 famílias estão com os benefícios bloqueados. Em todo o País, 729 mil famílias estão nessa situação. Para que não houvesse bloqueio, o beneficiário deveria ter realizado o cadastro até o dia 31 de dezembro.

De acordo com Maria Aparecida Melo da Silva, da Superintendência da Política de Assistência Social da Setas (Secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social), essas famílias precisam com urgência procurar o órgão gestor do município e assim evitar que o benefício seja cancelado.

“As famílias devem ficar atentas aos prazos, esses que tiveram os benefícios bloqueados estão nesta situação, pois não se recadastraram em tempo hábil. Ainda há chance para realizar o cadastro, para que não percam definitivamente o benefício”, atesta a superintendente.

O coordenador-geral de Revisão de Benefícios do MDS, Roberto Pojo, explica que as famílias que já atualizaram as informações poderão sacar o pagamento em março. O pagamento do mês sai com os de janeiro e fevereiro, que estavam bloqueados.

“Quem ainda não havia feito a revisão ganhou mais 30 dias para fazê-lo, o que significa que não haverá cancelamento de benefício por falta de revisão cadastral até o fim do novo prazo”.

(*) Com informações do Assomasul

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.