18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prazo para entrega da declaração à Receita Federal está terminando

24/04/2014 11h50 – Atualizado em 24/04/2014 11h50

Prazo se encerra na próxima semana; Certificado Digital da Serasa Experian agiliza entrega e também acompanhamento do processamento da declaração

Da Redação

O prazo se aproxima do fim: resta menos de uma semana para a entrega da Declaração de Imposto de Renda referente ao exercício 2013 – a entrega pode ser feita até às 23h59min59seg da próxima quarta-feira (30). Um segundo depois, a entrega já é considerada atrasada e, portanto, passível de multa. Segundo a Receita Federal, até terça-feira (22) pouco mais de 13 milhões de declarações haviam sido entregues, do total de 27 milhões esperados.

Mas a entrega pode ser facilitada com Certificado Digital: este ano, a Receita Federal confirmou que todos os contribuintes que utilizarem o e-CPF poderão receber a declaração pré-preenchida, apenas para realização de ajustes ou adição de despesas e deduções. Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida agiliza o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para qual trabalha, e também evita erros – consequentemente, reduzindo as chances de que a declaração vá parar na malha fina ou mesmo seja retida por contradições.

Além disso, com o e-CPF, o cidadão consegue facilitar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração. Como o e-CPF permite monitorar todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), caso vá parar na malha fina, o contribuinte pode regularizar a situação no mesmo dia se tiver realizado o preenchimento com o certificado digital, além de acompanhar o processo de restituição de forma mais ágil. Também é possível utilizar o e-CPF para visualizar declarações anteriores, verificar possíveis pendências, parcelar débitos ou retificar pagamentos.

(*) Com informações de Assecom Serasa Experian

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.