21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeita apresenta a secretário Estadual estrutura do Município que receberá Caravana da Saúde

01/06/2015 09h16 – Atualizado em 01/06/2015 09h16

Prefeita apresenta a secretário Estadual estrutura que receberá a Caravana da Saúde

“Tenho certeza que a melhor caravana de todo o estado será aqui em Três Lagoas”, diz Nelson Tavares, secretário de Estado de Saúde

Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve com o Secretário de Estado da Saúde Nelson Tavares, e a secretária Municipal de Saúde Eliane Brilhante, neste sábado (30), acompanhando toda estrutura do atendimento para a “Caravana da Saúde” que terá início dia 9 de junho do ano em curso.

Junto dos deputados Estaduais Paulo Corrêa (PR-MS), Ângelo Guerreiro (PSDB) da Assessora Superior na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Dione Hashioka, e demais representantes do governo do Estado, a prefeita e o secretário Tavares visitaram o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) onde a população será atendida também pela Caravana da Saúde com cirurgias, exames e consultas. No local foram recebidos pelos gestores e demais colaboradores na presença também do vereador Jorge Martinho (PSD).

“Serão 170 cirurgias, sendo 60 ginecológicas, 80 generalizadas, 30 ortopédicas e mais seis especialidades que atenderão nos dias D (13 e 14). São demandas de pacientes que já aguardavam pelo atendimento na Central de Regulação, tanto de Três Lagoas como das cidades que compõem a micro Região da Sáude”, explica a diretora de Relações Institucionais em Saúde, enfermeira Thaís Emiliana Sales da Silva.

Serão ao todo 1.720 exames e 2.000 consultas médicas realizadas no HNSA.

ARENA MIX

Em seguida a comitiva seguiu até o espaço Arena Mix, ocasião em que a prefeita apresentou o recinto, na presença do secretário de Finanças Fernando Pereira e do promotor Anôtonio Carlos e, todos checaram como o local será estruturado para atender a população, entre os dias 9 e 18 de junho.

No Arena Mix, de acordo com organizadores do Governo do Estado, a programação é que haja uma tenda para abrigue pessoas a serem atendidas, organizadas em filas, para que não fiquem expostas ao sol ou possível chuva.

“Eu trago o abraço do nosso governador do estado Reinaldo Azambuja (PSDB) e quanto à estrutura que receberá a Caravana da Saúde, digo que é realmente fantástica e tenho certeza que a melhor caravana de todo o estado será aqui em Três Lagoas. Faremos mais de oito mil consultas e mais duas mil cirurgias aqui, será um marco para população do Bolsão”, declarou o secretário Nelson Tavares.

A expectativa é que passem pelo Arena Mix mais de cinco mil pessoas por dia.

“Este é um processo recorrente como aconteceu na região norte do estado e aqui nesta região, vamos praticamente zerar boa parte das consultas especializadas”, completa o secretário de Estado de Saúde e finalizou ao falar do Hospital Auxiliadora.

“Também estamos trabalhando junto com hospital (HNSA), para que, antes que fique pronto o Hospital Universitário a gente consiga reestruturar e ampliar o acolhimento, dando assim continuidade aos atendimentos que farão nesta caravana”, pontua.

CARAVANA

A Caravana da Saúde é promovida pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas. Ela acontecerá no entre os dias 9 a 18 de junho, sendo que o dia D será nos dias 13 e 14, com o lançamento oficial.

Três Lagoas é o terceiro Município do Estado a receber as carretas da Caravana, sendo que a primeira edição foi em Coxim e a segunda em Ponta Porã. A iniciativa visa humanizar o tratamento e garantir que o maior número de sul-mato-grossenses sejam atendidos.

“É um mutirão que vai agilizar o atendimento. Um exemplo são as cirurgias de cataratas que vamos zerar e, além disso, o paciente que chegar para consulta e for detectada a necessidade desta cirurgia, ele fará no mesmo instante sendo devidamente encaminhado”, destaca a prefeita Marcia Moura.

Os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com diversas especialidades. Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raios-X, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas.

Parte das carretas que irão atender a demanda de atendimento durante os dias da caravana já estão no Arena Mix desde o dia 26 de maio.

(*) Prefeitura de Três Lagoas

Os representantes da saúde foram conferir os detalhes da Caravana no Estado. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.