21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeita inaugura Clínica do Idoso e Reabilitação

29/08/2014 16h33 – Atualizado em 29/08/2014 16h33

Esta é mais uma obra de Atenção Especializada em Saúde, com o objetivo de atender à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Clínica do Idoso e Reabilitação “Diácono Pedro Barbosa da Silva”, instalada e já em funcionamento em prédio novo e próprio, na Rua Sebastião José de Souza, número 730, Bairro Nossa Senhora Aparecida, na manhã desta sexta-feira (29).

A solenidade de inauguração e descerramento da placa, alusiva ao ato e à homenagem ao Diácono Pedro, contou com a presença da prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada do vice-prefeito Luiz Akira; secretária de Saúde, Eliane Brilhante, e dos secretários Milton Gomes Silveira (Trânsito), Fernando Pereira (Finanças), Janaina Lunardi (Administração), Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Walter da Silva Dias (Esportes), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), Sivania Bersani (Gabinete), Mário Grespan Neto (Educação e Cultura) e Clayton Mendes de Moraes (Jurídico).

Estiveram também presentes os vereadores Adão José Alves (PMDB), Marcus Bazé (DEM) e Klebinho (PPS); presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcio Oliveira; presidente do Conselho da Comunidade, José Rodrigues; presidente da Associação de Moradores do Bairro, Luciano Lopes; e o comandante do 2ºBPM, tenente coronel Wilson Sérgio Monari.

Representando a família do Diácono Pedro, homenageado com a nominação da Clínica do Idoso e Reabilitação, esteve presente a senhora Sarah Romero (viúva do homenageado) e a maioria dos seus seis filhos e seis filhas, assim como gerentes e funcionários da Rede de Supermercados Nova Estrela.

Segundo o presidente do Conselho Municipal do Idoso, esta Unidade de Atenção Especializada em Saúde do Idoso e Reabilitação é “mais um dos muitos acertos da Administração da Prefeita Marcia Moura e da Saúde de Três Lagoas”, disse Márcio Oliveira.

Ele informou que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), “São mais de 11.650 pessoas, acima dos 60 anos de idade, residindo no Municípioe e esta Unidade de Saúde dará atendimento prioritário às pessoas que ajudaram a construir a Três Lagoas de hoje, entre elas o Diácono Pedro Barbosa”, lembrou.

Em seu pronunciamento, a prefeita Marcia Moura referiu-se também ao Diácono Pedro Barbosa, mais conhecido como Seu Pedro, “exemplo de cristão, pai de família, empreendedor, referência de honestidade e de cidadão dedicado aos idosos e necessitados”, lembrou.

Ao relatar aspectos e fatores do crescimento da Cidade, a prefeita Marcia Moura destacou as melhorias conquistadas na Saúde, Infraestrutura, atenção ao Idoso, Assistência Social e outros.

“A Cidade está crescendo e muitas obras e investimentos são necessários. No entanto, temos consciência de que precisamos caminhar com os pés no chão, dando prioridade a projetos que sejam voltados à Saúde, Educação e Infraestrutura, ou seja, a obras que resultam em desenvolvimento sustentável, que tragam benefícios e melhorias na qualidade de vida da nossa população”, ressaltou a prefeita.

Na solenidade houve também a apresentação de coral e grupo de violeiros da Melhor Idade, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos “Tia Nega”, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

UNIDADE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE

A Clínica do Idoso e Reabilitação “Diácono Pedro Barbosa da Silva” é mais uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde, como explicou o coordenador dessa Unidade, enfermeiro Daniel Mendes da Silva.
Por isso, todos os atendimentos serão encaminhados e agendados pelas Unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, as unidades de Saúde dos Bairros.

Nessa Unidade, a população de Três Lagoas conta com os seguintes serviços: recepção e triagem, consultório médico para atendimento aos idosos; sala de psicologia e fonoaudiologia; Programa Municipal Hiperdia (diabetes e hipertensão arterial); sanitários masculino e feminino para pacientes; sanitários masculino e feminino para funcionários; sala de procedimentos, sala de utilidades; espaços físicos específicos para central de esterilização, depósito, almoxarifado, copa e DML.

Além da coordenação, administrativo e pessoal da recepção, a nova Unidade de Saúde conta com uma médica geriatra, 12 fisioterapeutas, um fonoaudiólogo, um psicólogo e um enfermeiro.

HOMENAGEM

Em homenagem ao Diácono Pedro Barbosa da Silva, foi afixado quadro com sua fotografia e uma placa que resume seu exemplo de vida.

O texto, gravado nessa placa é o seguinte:

Pedro Barbosa da Silva nasceu em Birigui (SP), em 04.08.1925.

Em 1962, mudou-se para Três Lagoas, onde faleceu em 05.04.2013.

Com Sarah Romero, esposa e companheira, constituiu a família de seis filhas (Dirce, Nair, Ana, Maria, Lúcia e
Irene) e seis filhos (José, Mateus, Joaquim, Marcos, Paulo e Juliano).

De família simples de agricultores, Seu Pedro foi trabalhador incansável e dedicado, até chegar a empresário do ramo de alimentos, que originou a hoje Rede dos Supermercados Nova Estrela.

Como pessoa e diácono leigo (permanente) da Igreja Católica, sua trajetória de vida, de lutas e conquistas, deixou marcas e princípios, que são exemplo de fé, esperança, amor, respeito e solidariedade a todas as pessoas.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

A solenidade contou com a presença da prefeita Marcia Moura, acompanhada do vice-prefeito Luiz Akira; Eliane Brilhante, Milton Gomes Silveira (Trânsito), Fernando Pereira (Finanças), Janaina Lunardi (Administração), Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Walter da Silva Dias (Esportes), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), Sivania Bersani (Gabinete), Mário Grespan Neto (Educação e Cultura) e Clayton Mendes de Moraes (Jurídico) (Foto: Divulgação/Assecom)

Segundo o presidente do Conselho Municipal do Idoso, esta Unidade de Atenção Especializada em Saúde do Idoso e Reabilitação é “mais um dos muitos acertos da Administração da Prefeita Marcia Moura e da Saúde de Três Lagoas”, disse Márcio Oliveira (Foto: Divulgação/Assecom)

A Clínica do Idoso e Reabilitação “Diácono Pedro Barbosa da Silva” é mais uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.