17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Prefeita Marcia Moura inaugura escola municipal no bairro Colinos

01/04/2016 14h50 – Atualizado em 01/04/2016 14h50

A solenidade contou com a presença de irmãos, filhos, netos e bisnetos do homenageado, Julio Fernandes Colino, fundador do bairro e a antiga escola

Assessoria

Mostrando seu comprometimento com a Educação, a prefeita Marcia Moura (PMDB) inaugurou na manhã desta sexta-feira (1), mais uma escola municipal. A nova unidade da Rede Municipal de Ensino (REME) já está em funcionamento desde o dia 9 de março e atende mais de 290 alunos de quatro, cinco e seis anos.

Durante a solenidade, a prefeita falou da alegria de poder entregar para a população mais um espaço destinado a formação das crianças. “Essa é a maior obra de qualquer administração. A educação é o marco de qualquer desenvolvimento”, disse a prefeita. Ainda em sua fala, Marcia Moura falou da importância do resgate histórico que foi feito com a homenagem prestada ao fundador do bairro, Julio Fernandes Colino, que doou todos os materiais para a construção da escola, que antes era chamada de Grupo Educacional Colinos.

Para a secretária de Educação, Jussara Fernandes, a inauguração de mais essa unidade escolar é uma grande conquista que só foi possível graças ao apoio da prefeita Marcia Moura. “Você, prefeita, é a prefeita da Educação. Eu estou na Rede Municipal de Ensino há 40 anos, dei aula aqui nesta escola em 1977 e 78 e posso afirmar que ninguém fez tanto pela educação. Graças a sua parceria, ao seu apoio e ao seu esforço, nossos alunos têm a oportunidade de estudar com o Sistema Positivo, recebem kits escolares e uniformes de qualidade e nossos professores recebem o piso e contam com uma previdência própria”, comemorou a secretária. Jussara Fernandes também agradeceu ao empenho de todas as secretarias envolvidas nos trabalhos que possibilitaram a entrega da escola reformada em um mês.

Autor da propositura do nome da escola, o vereado Tonhão Empke destacou o trabalho que vem sendo feito em prol da educação. “Três Lagoas é uma referência em educação em Mato Grosso do Sul e no país. Temos 70% das nossas crianças de quatro e cinco anos na escola, enquanto o que pede o Ministério da Educação é 40%. Bato no peito e digo com orgulho que sou líder dessa administração na câmara há cinco anos, porque sei do excelente trabalho que vem sendo feito e de todo o empenho da nossa prefeita”, disse Tonhão.

O neto do patrono da escola, Julio Celestino Fernández Colino, falou da emoção de retornar ao local que fez parte de sua infância. “Este é um trabalho feito a muitas mãos. Agradeço à professora e prefeita Macia Moura e a professora e secretária Jussara Fernandes pelo presente que é ver essa escola em funcionamento”, disse. Julio Celestino também falou brevemente sobre a contribuição de seu avô, imigrante espanhol que chegou a Três Lagoas quando o município tinha apenas cinco anos de emancipação política.

PRESENÇAS

Além da chefe do executivo e da secretária de Educação, também estiveram presentes os secretários de Trânsito, Milton Gomes Silveira; de Esporte, Juventude e Lazer, Walter da Silva Dias; o Sargento Jefferson Barbosa de Paula, representando o Tenente Coronel José Aparecido Moraes, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar e o vereador Adão José Alves.

ESCOLA

Fundada em 1972 como Grupo Educacional Colinos, o espaço que também abrigou o Albergue Municipal volta a ser incorporado a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).
A nova escola, que atende alunos do Pré I, Pré II e Primeiro Ano, passou por reforma e adequações e conta com sete salas de aula e administrativas, banheiros e cozinha. Novos mobiliários, como geladeira, refrigerador, fogão industrial, utensílios de cozinha e jogos de carteira foram comprados.

O ato de criação, exigência do Ministério da Educação, que regulamenta o funcionamento do novo espaço já foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul no dia 22 de fevereiro. Já a denominação da escola foi publicada no Diário no dia 30 de março.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.