28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeita participa da abertura do curso de motoristas escolares

02/02/2012 08h49 – Atualizado em 02/02/2012 08h49

Márcia Moura participou de abertura de curso para motoristas escolares

Curso de qualificação é promovidoanualmente pela Prefeitura para capacitação legal dos 65 motoristas do transporte escolar urbano e rural

Assessoria de Comunicação

A prefeita Márcia Moura (PMDB) esteve na manhã desta quarta-feira (1º) no auditório do SEST/SENAT (Transportes), unidade Taufic Tebet, onde foi aberto o curso de capacitação de motoristas de ônibus do transporte escolar.

O curso, exigido pela legislação nacional de trânsito, é promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o objetivo principal de melhorar a qualidade do transporte escolar.

Neste ano, a realização deste curso também contou com a parceria do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional do Aprendizado do Transporte (SENAT), cedendo espaço e estrutura funcional da unidade Taufic Tebet.

Estão participando do curso, que se estende por três dias, em torno de 65 motoristas de ônibus escolares, que prestam serviços à Secretaria Municipal de Educação, no transporte de alunos da zona rural e zona urbana, incluindo os que participam de programas e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

“Este curso é dado aos motoristas de ônibus, no início de cada ano escolar”, informou o coordenador do Transporte Escolar, da Secretaria de Educação e Cultura, Marco Aurélio de Souza Guedes.

“A preocupação da prefeita Márcia Moura, além da qualidade dos ônibus que transportam nossas crianças, é também dar atenção especial à preparação dos motoristas, porque eles também são educadores”, observou Marco Aurélio.

Na abertura do curso, estavam também: secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto; presidente da Câmara Municipal, vereador Jurandir (Nuna) da Cunha Viana Júnior (PMDB); diretor geral da unidade Taufic Tebet do SEST/SENAT, Celso Pereira; e o advogado e oficial reformado da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, professor ministrante do curso, Antônio Dias Pereira.

Motorista de ônibus escolar também é educador

Para o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto, o motorista de ônibus escolar, “assim como todos os demais que lidam com nossos alunos, também é educador”.

Mário Grespan lembrou o tempo em que a prefeita Márcia Moura era secretária de Educação e Cultura, no primeiro mandato da ex-prefeita Simione Tebet. “Ela sempre demonstrou o zelo que tem pelos nossos alunos, especialmente, os da zona rural, a educação no campo”, disse.

Por sua vez, o vereador Nuna também se referiu ao tempo em que foi diretor de Infraestrutura da Educação, responsável pelo setor de transportes, junto com Marco Aurélio, quando Márcia Moura era secretária.

“Nossa prefeita sempre teve a sensibilidade de preocupar-se com nossas crianças e na melhoria da qualidade do transporte escolar. No início do primeiro mandato da ex-prefeita Simone Tebet, tínhamos apenas 14 ônibus. Hoje temos mais de 60”, observou o presidente da Câmara Municipal.

Na conversa que teve com os motoristas de ônibus escolares, de forma descontraída, a prefeita Márcia Moura lhes garantiu: “Hoje, estamos aqui para dizer-lhes que queremos dar a vocês o que vocês nos sugerem e reivindicam para a melhoria da qualidade do transporte de nossas crianças”, disse.

“Lembrem-se que, além de motoristas de ônibus escolares, vocês têm a missão e responsabilidade de serem também anjos protetores de nossas crianças”, recomendou a prefeita Márcia Moura.

Curso dá ênfase às relações interpessoais

O curso, dividido em três módulos, dá ênfase à relação interpessoal do condutor com o usuário, no caso, a criança, sua família e a escola. A urbanidade e a educaçãodo condutor do ônibus escolar também são importantes questões abordadas neste curso.

“O motorista de ônibus escolar mexe com pessoas que estão na primeira e importante fase de sua formação. Ele deve ser referência e exemplo de educação, respeito e atenção para as crianças que transporta”, frisou o advogado e policial militar reformado, Antônio Dias Pereira, ministrante do curso.

“Uma das recomendações que dou aos motoristas de ônibus escolares é que se coloquem sempre no lugar do outro e se comportem pensando nisso”, completou.
O curso também aborda Legislação de Trânsito e Direção Defensiva, incluindo noções e prática de primeiros socorros, com a participação e parceria do Corpo de Bombeiros.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.