23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Prefeita participa da solenidade do Dia da Independência do Brasil

08/09/2014 12h22 – Atualizado em 08/09/2014 12h22

Dia da Pátria, comemorado na Praça Senador Ramez Tebet, teve a participação de contingente do Exército Brasileiro, Banda Marcial Cristo Redentor e Secretaria de Educação

Da Redação

A prefeita Marcia Moura, ao lado de seu pai, oficial reformado do Exército Brasileiro e ex-comandante do Quartel de Três Lagoas, tenente coronel João da Costa Moura, participou da solenidade do Dia da Pátria, Dia da Independência do Brasil, na manhã de domingo, 7 de setembro, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro.
A solenidade foi aberta com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Três Lagoas, ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência, executados pela Banda Marcial Cristo Redentor, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva.

Com a participação de contingente de tropas e oficiais da 2ª Companhia de Infantaria (2ª Cia Inf) do Exército Brasileiro e exposição de material militar e viaturas, usadas em treinamento e operações, a solenidade da Independência do Brasil também contou com apresentações artísticas de grupos de alunos da Rede Municipal de Educação, no Palanque “Maestro Tertuliano de Lima”.

Apresentaram-se: grupo de alunos do CEI Guanabara com o dança “Canta Brasil”; grupo de alunos da Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, com danças em vários estilos e ritmos das “Regiões do Brasil: e um grupo de integrantes do “Clube dos Desbravadores Falcões do Leste”, constituído de crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos.

Entre as autoridades, estavam presentes: comandante da 2ª Cia Inf, major Nélio Moura Bertolino; secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, acompanhado da professora Jussara Aparecida de Souza Fernandes, assessora especial do Departamento Educacional e Pedagógico; e o vereador Marcus Bazé de Lima.

PÁTRIA E EDUCAÇÃO

Em seu pronunciamento, falando em nome do secretário Mário Grespan, a professora Jussara ressaltou que, “quando a gente fala de Educação, a gente fala da Pátria”, ao destacar a evolução positiva da pontuação do Ideb nas Escolas Públicas Municipais de Três Lagoas.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado pelo Ministério da Educação, na sexta-feira (6), correspondente ao exercício de 2013.

Segundo informou a professora Jussara, em 2005 a média do Ideb das Escolas Municipais era de 3,8 e “hoje alcançamos a média de 4,9”, ressaltou.

Sem citar especificamente quais as Unidades Escolares, a professora Jussara informou também que houve Escolas Municipais de Três Lagoas que alcançaram médias do Ideb de 5,9 – 5,6 e 5,3.

“Ao nos alegrarmos com esses índices junto com todos os professores e professoras e os profissionais da Educação, queremos ressaltar que estamos aqui, porque fazemos parte desta nossa Pátria Brasil”.

Ao parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação pela pontuação do Ideb, a prefeita de Três Lagoas ressaltou que, “é graças ao trabalho da Secretaria de Educação é que se criam raízes na formação da cidadania em nossas crianças, adolescentes e jovens”, disse.

Para a prefeita Marcia Moura, a celebração do Dia da Pátria, Dia da Independência do Brasil “é importante oportunidade de cultivarmos sempre mais os nobres sentimentos patrióticos na vida e na preservação de valores em meio à sociedade e nossas famílias”, completou.

(*)Com informação de Fotos Assecom Prefeitura de Três Lagoas

A solenidade foi aberta com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Três Lagoas, ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência (Foto: Assecom Prefeitura)

A solenidade da Independência do Brasil também contou com apresentações artísticas de grupos de alunos da Rede Municipal de Educação, no Palanque “Maestro Tertuliano de Lima” (Foto: Assecom Prefeitura)

Um grupo de alunos do CEI Guanabara com o dança “Canta Brasil”; grupo de alunos da Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, com danças em vários estilos e ritmos das “Regiões do Brasil (Foto: Assecom Prefeitura)

Em seu pronunciamento, falando em nome do secretário Mário Grespan, a professora Jussara ressaltou que, “quando a gente fala de Educação, a gente fala da Pátria”, ao destacar a evolução positiva da pontuação do Ideb nas Escolas Públicas Municipais de Três Lagoas (Foto: Assecom Prefeitura)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.