24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeita participa de audiência pública para estudo de expansão da Cargill

15/08/2014 14h05 – Atualizado em 15/08/2014 14h05

São quatros projetos integrados que objetiva ampliar capacidade do processamento de grãos, implantação da refinaria de glicerina, ampliação dos modais ferroviário e hidroviário para escoamento da produção

Assessoria

A prefeita Marcia Moura participou na noite de ontem (14) da Audiência Pública da fábrica de biodiesel e extração de soja Cargill que apresentou à comunidade o Estudo de Impacto Ambiental e o relatório de Impactos Ambientais (EIA – RIMA) referente aos projetos de expansão da fábrica no município de Três Lagoas.

Realizada na sede do centro de eventos Leiloado, localizado no Km-11 da BR-262, a audiência apresentou o plano de licenciamento para expansão da unidade em Três Lagoas que prevê ampliação da capacidade do processamento de grãos, implantação da refinaria de glicerina, ampliação dos modais ferroviário e hidroviário para escoamento da produção. Para estes quatro projetos integrados, tais projetos, há previsão de investimento é de R$ 240 milhões.

O Estudo de Impacto Ambiental tem com objetivo avaliar tecnicamente as interferências sociais econômicas e ambientais do empreendimento no município. A audiência é devidamente regulamentada pelas Resoluções CONAMMA 009/87 e SEMA/MS e promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente por intermédio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o qual foi representado na pessoa da chefe do Escritório Regional em Três Lagoas, Délia Villamyor Javorka.

MEIO AMBIENTE

“É importante que a população conheça os impactos positivos e negativos e as medidas mitigadoras que a empresa visa trabalhar e outras mediadas eu visam compensar estes impactos que sempre decorrem de um processo de construção e produção”, declarou a prefeita.

“Todo crescimento deve ter base na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o desenvolvimento acontece lado a lado com essas medidas preventivas, pois de nada adianta empreender sem pensar nos possíveis problemas que isso possa causar. Mas tenho certeza que o projeto tem base sólida e que os órgãos competentes analisarão com muita responsabilidade, junto da comunidade que deve aproveitar este momento de tecer críticas, esclarecer dúvidas e pontuar sugestões”, completou Marcia Moura.

A solenidade foi presidida pelo assessor jurídico de desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Pedro Mendes Neto, que no ato representou o secretário de Estado de Meio Ambiente do Planejamento da Ciência e Tecnologia, (SEMAC) Carlos Alberto Negreiros Said Menezes.

PROJETOS

Com a construção da refinaria, será produzida uma glicerina com 99/% de pureza, cujas aplicações são direcionadas às indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas.

Os outros dois projetos de ampliação dos modais ferroviário e hidroviário objetivam facilitar o escoamento da produção da fábrica. A ampliação do terminal ferroviário servirá para aprimorar o carregamento de biodiesel e a do terminal hidroviário, para o carregamento de farelo. Para execução dos mesmos, é necessária aprovação interna e licença prévia.

CARGIL – TRÊS LAGOAS

A Cargil instalou-se em Três Lagoas no ano de 1997 e atua no processamento de soja, produção de óleo vegetal degomado, fabricação de farelo de soja e produção de biodiesel.

Atualmente a capacidade da fábrica é de 2.100 toneladas de soja processadas/dia, 388 toneladas de óleo degomado/dia. De biodiesel a produção é de 700 mil litros/dia e de farelo 1.640 toneladas/dia.

Com a expansão a produção de soja vai de 2,1 para 3.200 ton/dia.
A capacidade atual de armazenamento de soja da fábrica é de 45 mil toneladas. A unidade investiu R$ 130 milhões em 2010 para construção da fábrica de biodiesel. O ano de 2012 foi o marco para entrada da Cargill no mercado de biodiesel.

BIODIESEL

O gerente da Unidade da Fábrica em Três Lagoas, José Gnoato pontou que fábrica local “é a primeira a receber a unidade de biodiesel da Cargill do Brasil, por isso a necessidade de melhor investir garantindo diversificação de produção com responsabilidade e qualidade, rentabilidade e novos negócios”, esclareceu durante audiência pública.

O coordenador de estudos de meio ambiente e sustentabilidade da Poyry, Kleib Henrique Fadel também participou da audiência junto do secretário Municipal de Trânsito Milton Silveira, da diretora Municipal de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental, Ana Paula Mendes Lima, autoridades civis, militares e demais representantes da sociedade.
(*) Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

Durante o evento, a prefeita Marcia disse da importância da expansão industrial e econômica, mas destacou atenção ao meio ambiente (Foto: Divulgação)

Prefeita participa de audiência pública para estudo de expansão da Cargill

O projeto de expansão foi amplamente explanado durante a audiência pública (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.