18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeita visita CAARA e conhece estrutura funcional

10/10/2013 07h32 – Atualizado em 10/10/2013 07h32

O CAARA foi habilitado como Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual em maio deste ano e trabalha com casos de alta complexidade

Da Redação

A prefeita Marcia Moura (PMDB) visitou o Centro de Atendimento Ambulatorial e Reabilitação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – (CAARA), na tarde desta quarta-feira (09), onde presenciou alguns atendimentos, interagiu com os pacientes e conheceu toda estrutura funcional do local, que está localizado na Avenida Filinto Muller, 95, Centro.

O CAARA foi inaugurado em junho de 2011. Em outubro de 2012 o Centro passou a receber verba mensal do Governo do Estado para manutenção e funcionamento, no valor de R$ 50 mil, ocasião em que iniciou o processo de contratação dos profissionais. Em maio deste ano, o CAARA foi habilitado pelo Ministério da Saúde, a Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual e, desde então, tem funcionado normalmente.

“Fiquei maravilhada e orgulhosa de estar num lugar como este, uma clínica organizada de uma capacidade funcional fantástica, onde pude presenciar os atendimentos e ouvir a população. No que depender da Prefeitura, envidaremos esforços para que todo processo funcional seja o mais perfeito possível”, disse a prefeita que esteve no local a convite do vereador Adão da Apae, e que também acompanhou a prefeita na visita.

Segundo a coordenadora do Centro, Maria Célia Vasquez Pereira, “nós trabalhamos com casos de alta complexidade, ou seja, aqueles casos de pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral, traumatismo craniano, casos de autismos ou aqueles que têm problema com aprendizado, porque estes precisam de mais de um atendimento”, explica Maria Célia.

Para receber o atendimento, “é necessário que o paciente passe por uma Unidade de Saúde e seja encaminhado através da Central de Regulação. Ao chegar aqui o paciente passa por mim, para que eu faça uma avaliação da real necessidade e então iniciamos o tratamento, cumprindo-se os agendamentos”, explica a coordenadora Maria Célia.

O centro conta com atendimento fonoaudiólogo, de Terapia Ocupacional, atendimento psicológico, fisioterápico, assistencial e de enfermagem e atualmente atende a média de 100 pacientes/dia.

Para os atendimentos, o local dispõe de 08 fisioterapeutas; 04 psicólogos; 04 fonoaudiólogos; 03 terapeutas ocupacionais; 01 assistente social; 02 enfermeiras (padrão) e 01 técnica de enfermagem.

“Nós também nos adequamos às necessidades de buscar nova aparelhagem, toda vez que aparece um paciente necessitado de um atendimento que ainda não realizamos”, explica a coordenadora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra e a Chefe de Gabinete, Silvania Bersani, também acompanhou a visita ao CAARA.

(*)Com informações de Assessoria de Comunicação

A prefeita presenciou alguns atendimentos, interagiu com os pacientes e conheceu toda estrutura funcional do local (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.