32.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeita visita os Centros de Referência da Assistência Social

10/02/2012 13h28 – Atualizado em 10/02/2012 13h28

Durante as visitas, as coordenadoras de cada CRAS receberam um notebook e um data show para melhoria dos serviços de atendimento à população

Assessoria de Comunicação

A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino, visitou na manhã desta sexta-feira (10) os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Interlagos, São João, Ruth Filgueiras e Vila Piloto.

Nas visitas, a prefeita e a secretária entregaram à coordenadora de cada CRAS um notebook e um data show que irão otimizar os serviços de atendimento à população.

A primeira visita foi no CRAS Interlagos, onde um grupo da Melhor Idade participava de uma reunião sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Viemos entregar o material e foi um presente encontrar vocês aqui que são exemplo de vida para todos nós. Trabalhamos cada vez mais por vocês, buscando recursos e investindo na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse a prefeita.

Durante o encontro, a secretária Lúcia Firmino explicou aos servidores como foi feita a compra dos equipamentos. “Compramos este material através do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), com a aprovação do Conselho de Assistência Social, para facilitar o trabalho dos profissionais de cada CRAS. São eles que estarão com toda a gestão do Programa Bolsa Família, realizando um grande sonho nossa da Secretaria”, destacou Lúcia Firmino.

A secretária ainda informou que cada CRAS também recebeu dois arquivos e pastas suspensas que serão utilizadas para organização dos prontuários do Programa Bolsa Família que já começaram a ser descentralizados.
Em todas as visitas, a prefeita Márcia Moura e secretária foram recepcionadas pelas coordenadoras, equipes de trabalho e alguns beneficiários que estavam nos CRAS. “Ficamos muito felizes em receber esse material que vem somar ao nosso trabalho”, agradeceu a coordenadora do CRAS Ruth Filgueiras, Eliane de Oliveira.
“Estamos aparelhando os técnicos para melhorar as ações e os atendimentos. Como o sistema é online, eles usarão o notebook e, onde estiverem, se houver sinal de internet, poderão atualizar ou cadastrar as famílias”, explicou a coordenadora do Programa Bolsa Família, Gabriele Zani da Silva.
Durante as visitas, a prefeita também agradeceu o empenho e o trabalho desenvolvido pelas equipes dos CRAS tendo a secretária Lúcia Firmino à frente das ações. “O nosso agradecimento especial a todos vocês que recebem a nossa população ofertando carinho, atenção e orientação, pois o sorriso de vocês diante das pessoas que os procuram já é uma grande resposta para o sucesso dos trabalhos que vocês executam”, finalizou Márcia.

O QUE É CRAS?

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal estabelecida pela Política Nacional de Assistência Social, responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário, apoiando assim uma independência socioeconômica.
Atualmente o município possui quatro CRAS para o atendimento à população: CRAS Interlagos, CRAS São João, CRAS Vila Piloto e CRAS Ruth Filgueiras. Cada um deles agrega e atende um determinado número de bairros.

SERVIÇOS E BENEFÍCIOS OFERECIDOS

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos acima de 65 anos e pessoa com deficiência;
  • Passe livre de transporte intermunicipal/interestadual para idoso e pessoa com deficiência;
  • Passe coletivo municipal pra pessoa com deficiência;
  • Benefícios eventuais;
  • Inscrição no cadastro único para programas sociais (tarifa social de energia elétrica e Programa Bolsa Família);
  • Grupos socioeducativos;
  • Cursos de geração de emprego e renda;
  • Palestras e ações comunitárias;
  • Atendimentos com psicólogas e assistentes sociais.

PROGRAMAS SOCIAIS

  • CRASE “Coração de Mãe”
  • Patrulha Florestinha
  • Pelotão Mirim
  • Projeto Cristo Redentor
    -AABB Comunidade
  • Bombeiros do Amanhã
  • Grupos de Convivência da Terceira Idade
  • Colo de Mãe/ Mãe Menina
  • Projovem Adolescente

Nas visitas, a prefeita e a secretária entregaram à coordenadora de cada CRAS um notebook e um data show que irão otimizar os serviços de atendimento à população
Foto: Assessoria

Prefeita visita os Centros de Referência da Assistência Social

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.