32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura de Bataguassu oferece testes rápidos caninos de leishmaniose

Os testes para os cães serão ofertados no período da tarde, das 14 às 17 horas

Rotineiramente, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde promove ações em prevenção a leishmaniose visceral no município. Nesta terça-feira, dia 9 de novembro, das 8 às 12 horas (horário de Brasília), será ofertado de forma gratuita os testes rápidos caninos.


Conforme a programação da pasta, os exames serão realizados na sede da Secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), em Bataguassu. Para os moradores do Distrito de Nova Porto XV, os testes para os cães serão ofertados no período da tarde, das 14 às 17 horas (horário de Brasília), na Estratégia da Saúde da Famíla (ESF) Emiko Resende. A ação é de rotina e visa controlar a doença no município.


A secretária municipal de Saúde, Juliana Infante, explica que os testes rápidos de leishmaniose são feitos mediante a coleta de amostras de sangue dos cães. Se positivo, um novo teste é realizado no animal para a confirmação do diagnóstico.


A secretária orienta que para a prevenção do mosquito palha, vetor da leishmaniose, é importante que a população mantenha os quintais livres de matéria orgânica como folhas, fezes de animais, restos de comida, já que é nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.


É indicado ainda que seja realizada a poda de árvores regularmente mantendo o ambiente com luminosidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.