28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura de Três Lagoas e Rede Feminina se unem para promover ações no Outubro Rosa

08/10/2015 10h01 – Atualizado em 08/10/2015 10h01

Serão desenvolvidas palestras nos Cras do Município e coleta de exame preventivo de colo de útero e exames de mamografia na Clínica da Mulher

Assessoria

Com intuito de alertar as mulheres sobre a prevenção precoce contra o câncer de mama e do colo de útero, a Prefeitura de Três Lagoas por meio das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, promovem diversas atividades ao longo do mês em alusão ao Outubro Rosa. A ação também conta com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Desde o dia primeiro de outubro, a equipe da Rede Feminina realiza nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos projetos desenvolvidos pela Assistência Social, palestras educativas com intuito de informar a importância de prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero.

Além disso, está programada para ser desenvolvida no dia 21 de outubro, uma série de ações com a comunidade do Distrito Garcias em prol da campanha. No dia 29 deste mês, as atividades serão no Distrito de Arapuá.

Já no dia 31 de outubro, das 7h às 14h será o dia D da campanha no Município, onde na Clínica da Mulher, profissionais da saúde realizarão a coleta de exame preventivo de colo de útero e a realização de 20 exames de mamografias.

O exame de coleta de preventivo pode ser feito a partir de um ano após a primeira relação sexual e a mamografia a partir dos 35 anos de idade. No dia D o exame das mamas será feito para mulheres pré-selecionadas, entretanto, a Saúde reforça que o exame está disponível na Clínica da Mulher podendo ser solicitado pelo médico de sua Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou pelo enfermeiro responsável.

Além disso, o Departamento de Cultura, por meio do Projeto Ecomoda vai realizar uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, na campanha Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Entre todos os parceiros para os eventos, o projeto Ecomoda é o responsável pela decoração especial, com um look feito para ficar exposto na Rede Feminina, durante todo o mês, com o slogan “Cuidar da saúde nunca sai de moda”.

MAMOGRAFIAS

Em levantamento realizado na Clínica da Mulher, em 2014 foram registradas 2.493 mamografias e de janeiro até agosto deste ano foram 1.527.

(*)Assessoria Prefeitura Três Lagoas

A intenção da campanha é alertar as mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero e prevenções (Foto:Assessoria)

Prefeitura de Três Lagoas e Rede Feminina se unem para promover ações no Outubro Rosa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.