24/10/2019 15h43

Dia 28 de outubro é Dia do Servidor Público

Gisele Berto

A Prefeitura de Três Lagoas decretou ponto facultativo para todos os órgãos municipais na próxima segunda-feira (28), comemorado o Dia do Servidor Público.

Secretarias, gabinete, órgãos de atendimento ao cidadão (Tributação, Procon, Centros de Referência de Assistência Social “CRAS”), clínicas e Unidades Básicas de Saúde não funcionarão nesta data.

Nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil haverá aula normal, devido ao período da semana do “saco cheio” e feriados no mês (11 e 12). Os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os serviços do SAMU permanecem normais e não param no feriado.

ÓRGÃOS ESTADUAIS

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul transferiu o feriado do Dia do Servidor Público para o dia 31 de outubro.

Com a decisão haverá expediente normal nas repartições públicas estaduais da Administração Direta, Autarquias e Fundações na data em que se comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro.

A medida levou em conta a proximidade das datas, Dia do Servidor e Dia de Finados, feriados nos dias 28 de outubro e 2 de novembro, respectivamente. Além de considerar também o dia 1º de novembro, terça-feira, que foi declarado como ponto facultativo por ficar no calendário entre as duas datas comemorativas.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, foi oficializado por meio do artigo 236 nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público (municipal, estadual e federal), seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas. Por não ser um feriado, na maioria dos estados e municípios brasileiros, o trabalho no Dia é considerado facultativo para os profissionais da área.

Prefeitura de Três Lagoas. Foto: Arquivo Perfil News

Comentários